Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): uma breve descrição da preservação das páginas web por meio do Internet Archive

Carlos Augusto de Souza Brasil

Mestrando em Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

De acordo com Costa, Gomes e Silva (2016), transcorrido um ano de publicação, 80% das páginas da web não possuem mais as características de sua forma original. Segundo os autores às referências online de artigos acadêmicos 13% delas desaparecem transcorridos 27 meses após sua publicação e 11% dos recursos de mídia social desaparecem no decurso de um ano.

Em virtude da situação de perda definitiva de conteúdo da web, torna-se evidente a necessidade de iniciativas de preservação digital dentro do escopo da esfera de instituições públicas como o Arquivo Nacional e a Biblioteca Nacional no sentido de salvaguardar a produção de conteúdos digitais do Brasil na web evitando a perda definitiva dos dados que estão hoje disponíveis na web e que poderão fornecer informações de enorme relevância para o fomento de pesquisas científicas que poderão ser aplicadas em inúmeras áreas do conhecimento científico como Psicologia, Sociologia, Arquivologia, Biblioteconomia, Medicina, Ciências da Computação, entre outras.

Em nível mundial, existe o IIPC – International Internet Preservation Consortium constituido por organizações públicas e privadas que realizam atividades de preservação de arquivos na web.

O IIPC também disponibiliza em sua página na web na seção tools & software uma lista de orientações técnicas que abordam temas como conceitos de arquivamento na web, glossários técnicos, modelo de ciclo de vida de arquivamento na web, blogs entre outros conteúdos.

Estudo de caso: PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola

De acordo com o caderno de conceitos e orientações do censo escolar 2019 o Censo Escolar é uma pesquisa estatística declaratória realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, que tem por objetivo realizar um amplo levantamento sobre a educação brasileira.

Os dados coletados servem de parâmetro para a elaboração de um amplo conjunto de programas sociais do governo federal. No presente trabalho foi selecionado o programa PDDE(Programa Dinheiro Direto na Escola) como modelo em nossa proposta de arquivamento de páginas na web. O referido programa foi criado em 1995 com objetivo de prestar assistência financeira às escolas em caráter suplementar.

Devido a importância do programa para as escolas de todo o país foi iniciado um levantamento de captura das páginas na web do PDDE na ferramenta Wayback Machine, desenvolvida pelo Internet Archive, organização sem fins lucrativos que tem por finalidade construir um acervo digital de sites da internet.

Na caixa de busca da ferramenta wayback machine, conforme modelo abaixo, é lançada a URL do site e após a confirmação de busca do site, o internet archive já disponibiliza uma linha do tempo onde constam o início do processo de captura das páginas e quantidade de capturas realizadas em cada ano. Neste exemplo, a ferramenta wayback machine informa que foi realizado um total de 97 capturas entre 30 de novembro de 2012 e 4 de maio de 2019.

 

No dia 30 de novembro de 2012 foi realizada a primeira captura da página do PDDE pelo Internet archive sendo que a imagem histórica da página pode ser conferida na figura abaixo.

Para fins de comparação com a imagem apresentada anteriormente vamos apresentar a seguir a última captura da página do PDDE realizada pelo internet archive em 4 de maio de 2019.

Através da ferramenta Changes (versão beta), do Internet Archive, é possível visualizar, identificar e exibir as alterações de conteúdo do arquivo de url pesquisado no caso em questão a página do PDDE.

A preservação destas páginas e suas alterações são essenciais para desenvolvimento de futuras pesquisas científicas a serem realizadas em diversas áreas do conhecimento em âmbito nacional.