Mesa Redonda

      Comentários desativados em Mesa Redonda

Data: 30/10/20 – 16h30

Mesa Redonda: Do Ensino Remoto às Fake News: como enfrentar uma pandemia com educação e ciência

Após quase um ano desde a descoberta do novo coronavírus, ainda enfrentamos os impactos nas mais diferentes áreas, provocados pela pandemia. No âmbito da educação, escolas e Universidades fechadas, aulas suspensas e então retomadas através de Ensino Remoto.  Na ciência, pesquisas foram prejudicadas, muitos laboratórios temporariamente fechados, e pesquisadores entraram em uma corrida contra o tempo para encontrar soluções em meio à crise e a falta de credibilidade na ciência, além da luta contra as fake news que se contrapõem ao rigor científico.

Na Mesa Redonda do nosso Oktoberfórum 2020, teremos o prazer de ouvir as painelistas discutirem a importância da Educação e da Ciência no enfrentamento da pandemia e suas perspectivas.

Painelista: Profa. Dra. Silvana Corbellini

Professora Adjunta da área da Psicologia da Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psicóloga (UNISINOS), Mestre em Psicologia Clínica (PUC/RS) e Doutora em Educação (UFRGS). Coordenadora do curso de especialização de Orientação Educacional na modalidade a distância e vice coordenadora do curso de especialização de Psicopedagogia e Tecnologias na modalidade a distância.

.

Painelista: Dra. Cláudia Galhardi

Pesquisadora e Pós-Doutoranda na Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ-RJ) na área de Comunicação e Saúde Pública . Bacharel em Comunicação Social: Relações Públicas pela UNISANTOS (2000). Possui Doutorado em Comunicação Audiovisual, Revolución Tecnologica y Cambios Culturales, no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca – USAL( 2014).
Atua na área de Comunicação a partir dos seguintes eixos: metodologia da pesquisa em comunicação; mercado televisivo; produção e distribuição do audiovisual; estudo de mídia e audiência infantojuvenil. Autora do aplicativo “Eu Fiscalizo” da Fundação Oswaldo Cruz-RJ, que tem o objetivo de receber denúncias de conteúdos abusivos e falsos veiculados em meios de comunicação. Tem atuado fortemente no combate às fake news que circulam em meio à pandemia do novo Coronavírus.