Palestras

Dia 23/10 (quarta-feira) às 14:00h
Título da palestra: Patentes industriais: importância e principais aspectos
Palestrante: Dr.ª Genizia Islabão de Islabão

Possui Doutorado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/2011), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) . Tem experiência como engenheira de automação – Braskem S.A., como laboratorista do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas-UNED-Sapucaia do Sul/RS e como professora de nível técnico e graduação tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas-UNED-Sapucaia do Sul/RS . Atualmente trabalha como pesquisadora no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) – Rio de Janeiro/RJ. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Automação Industrial de Processos Petroquímicos e Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação e modelagem de polimerizações em Phoenics e Ansys, sinterização, UHMWPE, polietileno, processamento de polímeros, reciclagem, qualidade de processos, pesquisa tecnológica, inovação e tecnologia.

 

Dia 24/10 (quinta-feira) às 15:00h
Título da palestra: Por que fazer ciência e tecnologia em tempos de crise?
Palestrante: Profª. Drª. Marcia Cristina Bernardes Barbosa

Possui graduação graduação (1981), mestrado l (1984) e doutorado (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente em água. Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Em paralelo, atua em questões de gênero pelo que ganhou a Medalha Nicholson da American Physical Society. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anisio Teixeira da Capes em 2016 e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como comendadora. Atua como diretora da Academia Brasileira de Ciências.

 

Dia 25/10 (sexta-feira) às 15:00h
Título da palestra: Inovação, Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Estado
Palestrante: Profª. Drª. Ana Paula Matei

Graduada em Administração (UFPel – 2004); mestre em Engenharia de Produção (PPGEP-UFRGS, 2010); doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR-UFRGS, 2015). Servidora Pública Federal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora de Interação e Transferência de Tecnologia na Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS (Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT). Desde 2006, atua nas áreas de Gestão do NIT, Interação Universidade e Sociedade, Prospecção e Aproximação Tecnológica (UFRGS/SEDETEC), participa de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, de fomento a inovação e empreendedorismo, desenvolvimento rural e regional. Experiência nas áreas: gestão de projetos, gestão de inovação, projetos cooperativos, sistemas de inovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, interação universidade-empresa-sociedade, incubadoras de empresas, parques tecnológicos, desenvolvimento regional, desenvolvimento rural, ambiente institucional, agroindústrias familiares, sistemas agroalimentares. Atuação como Docente Permanente do PROFNIT – Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Mestrado Profissional) e vice-coordenadora do Ponto Focal do IFRS. Atualmente, Diretora de Gestão da Inovação na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do Rio Grande do Sul (SICT-RS).