Palestras

  • Terça-feira 16:30

A importância da Educação em Engenharia para os Programas de Pós-Graduação da área

Luciano Andreatta Carvalho da Costa

http://lattes.cnpq.br/9759458445138390adreatta

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, especialização em Edificações pela PUC (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED – Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – PPGQVS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica.


  • Quarta-feira 16:00

O carvão mineral como vetor de desenvolvimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável do Estado do Rio Grande do Sul

Guilherme de Souza

http://lattes.cnpq.br/1945101164061959guilherme-gerente-deproc

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na área de cinética aplicada, catálise, reatores químicos e desenvolvimento de processos com foco nos processos de combustão e gaseificação de combustíveis sólidos e na conversão de gás de síntese. Estágio de pesquisa realizado na Université Lille I – Sciences et Technologies entre 03/2012 e 02/2013. Atualmente é pesquisador do Departamento de Engenharia de Processos da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (CIENTEC). Atua na função de coordenador do Laboratório de Termoanálise, coordenador de projetos de pesquisa, coordenador do Grupo Temático P&D em Novos Materiais e Meio Ambiente da CIENTEC e como gerente do Departamento de Engenharia de Processos.


  • Quinta-Feira 16:00

Algumas quebras de paradigmas para empreender e inovar

Michèle Oberson de Souza

http://lattes.cnpq.br/3536832030182279foto-michele-2

Graduada na França: Deug A (Sciences Physiques) de l´Université d´Orsay 1980 e como ” Ingénieur Chimiste” de “l´Ecole Nacionale Supérieur de Chimie de Renne (ENSCR)” – 1984 . DEA – Ecole Nationale de Chimie de Rennes (1984) e Doutorado em Cinétiica e Catálise – Université Claude Bernard Lyon – Institut de Recherches Sur La Catalyse (1987) Lyon -França. Atualmente é professor Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Instituto de Química / Departamento de Físico-Química). Desde 2013 é Coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo Inovador da UFRGS que pertence à SEDETEC ( Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS) e ao Zenit ? Parque Científico e Tecnológico da UFRGS Tem experiência na área de Catálise e Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de alfa-olefinas, complexos organometálicos suportados, sistemas Ziegler-Natta, Zeólitas,Líquidos iônicos, Mareriais mesoporosos, Materiais elastomêricos com propriedades barreiras.