Práticas Pedagógicas

SILVA, Glaucia. O papel da Literatura na (des)construção do estereótipo do negro. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Campina Grande do Sul, vol. 2, n.1, 2016
A presente produção didático-pedagógica visa proporcionar aos alunos do 9ºano do ensino fundamental do Colégio Estadual Timbu Velho, Campina Grande do Sul – PR, o estudo da Literatura Afro-Brasileira ou negra com a finalidade de desmistificar e ressignificar o negro rompendo com os modelos desqualificados já tão perpetuados na sociedade brasileira. Desta maneira, conforme preconiza as Diretrizes Curriculares, merece ser considerada uma proposta literária que privilegie, discuta questões que dizem respeito à exclusão vivida por grande parte da população brasileira e reverta a imagem do negro numa representação étnica e cultural positiva, porque ao fornecer modelos positivos, investe se na formação de identidades positivas. Será utilizado o Método Recepcional das professoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar como encaminhamento metodológico com o objetivo de efetuar leituras compreensivas e críticas.
Palavras-chave: Literatura afro; discriminação; estereótipo.