Instituto Estadual do Livro

Em 17 de agosto de 2019, dia Estadual do Patrimônio Cultural, Oliveira Silveira recebeu uma homenagem do Instituto Estadual do Livro (IEL).

Esta homenagem contou com várias atividades em celebração à obra, vida e influência do autor. E, por fim, com a doação do acervo de Oliveira Silveira ao Instituto.

Um cortejo festivo saiu da residência do poeta e fez a caminhada, com parte da coleção do autor, em direção ao IEL. Foi acompanhados pelo grupo Sopapo Poético, que recitava os poemas de Oliveira Silveira ao longo do caminho. Junto a eles, estava também o Pontão de Cultura Ilê Axé.

No Instituto, estava montada exposição O Patrimônio Cultural do Maçambique Sob a Perspectiva do Poeta Negro Oliveira Silveira: uma “expografia sobre o patrimônio imaterial e cultural da secular congada gaúcha Maçambique, de Osório, e sua relação com o escritor e poeta, admirador e defensor do Maçamique” como relata a assessoria do IEL.

A solenidade contou também com show do grupo Pontão de Cultura Afoxé Ilê Axé Cultural e com o espetáculo Oliveira Silveira Vive, dirigido por Ney Ortiz e realizado pelo Grupo Raizes D’África.

O evento encerrou com o recebimento oficial do acervo de Oliveira Silveira e a assinatura do termo de doação.

Saiba mais clicando aqui.