Do PAG Português: o que oferecemos?

Filiados ao PAG2, com o apoio do Instituto de Letras, nossos projetos visam a qualificar o desempenho no uso da Língua Portuguesa pelos alunos ingressantes e regularmente matriculados na Universidade.  Buscamos atender aos discentes com dificuldades em leitura e em produção de textos e, além disso, propor a integração dos alunos à Universidade. Para tanto, o projeto estrutura-se em dois eixos: 1) atividades a serem desenvolvidas em oficinas de leitura e de produção de textos em Língua Portuguesa (que se realiza no turno da manhã); 2) atividades culturais de socialização, como filmes, debates, leituras de contos e poesias, visitas guiadas aos museus da cidade de Porto Alegre (atividades que ocupam o turno da tarde). O PAG Língua Portuguesa se desenvolve nos dois semestres do ano. No primeiro semestre letivo, trabalhamos com leitura e produção de textos de variados tipos e gêneros; no segundo, com leitura e produção de textos de circulação acadêmica.

A metodologia adotada no PAG Língua Portuguesa inclui aulas expositivo-dialogadas, seminários de discussão dos elementos teóricos da bibliografia dada (adaptadas pelos integrantes do projeto ao nível de conhecimento e às necessidades dos discentes), atividades de leitura individuais e em grupo, atividades de produção textual (o que implica escrita e reescrita, uma vez que acreditamos na escrita como um processo, sempre possível de ser melhorada), aproximação dos aspectos teóricos às práticas de leitura e escrita.

A equipe do projeto é constituída pela professora coordenadora, quatro bolsistas de pós-graduação - uma pós-doutoranda, duas doutorandas e uma mestranda - e quatro monitores da graduação.