Fortaleza do Morro de São Paulo (BA) é inaugurada

Fortaleza do Morro de São Paulo (BA) é inaugurada

A Fortaleza do Morro de São Paulo foi inaugurada no sábado (20) após a conclusão da segunda etapa das obras de restauração iniciadas em 2015. A cerimônia de comemoração contou com a presença do prefeito do município de Cairu (BA), do governador do estado e da presidente do Iphan – entre outros membros da gestão da Fortaleza e representantes do BNDES.

A primeira etapa das obras, que foi executada entre 2009 e 2012, envolveu intervenções emergenciais e imediatas nas muralhas, buscando assegurar um estado de conservação adequado e eliminar riscos iminentes de perda de trechos do monumento – relacionados à constante ação das marés e esforço causado pelas raízes da vegetação.  Nessa etapa, quase um terço da área foi recuperada.

Na segunda etapa – iniciada em 2015 e finalizada neste mês – o restante do monumento foi restaurado e readequado a novos usos, tais como eventos, espaços educativos ou de cozinha tradicional, áreas para comercialização de produtos típicos e artesanatos, uma exposição permanente e um anfiteatro. Um núcleo de apoio  aos visitantes também foi implantado na entrada.

A Fortaleza do Morro de São Paulo foi tombada em 1938 pelo Iphan e recebe cerca de 300 mil turistas anualmente, sendo um dos 10 destinos mais procurados do Nordeste. Ela cobre uma área de 2335 metros quadrados e foi construída em 1861 para proteger o povoado contra as invasões holandesas na Baía de Todos-os-Santos. A restauração teve um custo de 14 milhões de reais, captados por meio da Lei Rouanet.

 

Foto: Iphan