Curso sobre Patrimônio de Porto Alegre está com inscrições abertas

Curso sobre Patrimônio de Porto Alegre está com inscrições…

Até 20 de março, estão abertas as inscrições para o curso Porto Alegre: Arte, Monumentos e História, promovido pelo Atelier Livre Xico Stockinger, da Secretaria Municipal da Cultura. As aulas serão ministradas por José Francisco Alves e são voltadas principalmente para guias de turismo, professores e interessados na história da Capital por meio de acervos e obras de arte ao ar livre.

As aulas sobre arte urbana e arquitetura ao ar livre, com caminhadas e visitas dirigidas, ocorrerão em semanas intercaladas, iniciando em 22 de março até 28 de junho, com encontros às quintas-feiras (às 19h), no Auditório do Atelier Livre (Érico Veríssimo, 307), numa semana; e na seguinte, aos sábados de manhã (das 10h às 12h).

Os fins de semana, durante o dia, são para a realização de roteiros pela cidade, como o Centro Histórico, cemitérios e parques.  Entre os temas dos encontros, um breve histórico da cidade, resgate da arquitetura historicista e da estatuária fachadista, e considerações sobre monumentos públicos e obras de arte moderna e contemporânea ao ar livre. Tendo valor total de R$ 250,00, o cronograma e o conteúdo completo do curso podem ser solicitados ao e-mail da instituição: alivre@smc.prefpoa.com.br – pelo qual também pode ser feita a inscrição.

 

Conteúdo e Público alvo
Público – Guias de Turismo, professores de arte e história, estudantes e interessados na história de Porto Alegre e sua arte. Curso voltado especialmente sobre arte e arquitetura ao ar livre, com caminhadas e visitas dirigidas
Conteúdo básico – Arte Cemiterial, Centro Histórico (incluindo o Parque Farroupilha e a Orla junto ao Gasômetro), parques da cidade e instituições de Arte: Pinacotecas Municipais e Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs).
Breve história de Porto Alegre, história do espaço urbano – Monumentos Públicos e obras de arte moderna e contemporânea ao ar livre; a arquitetura historicista e a estatuária fachadista; o Centro Histórico e a Orla do Guaíba (parte do Centro); Parque Farroupilha; Parque Moinhos de Vento. Conhecer melhor a cidade de Porto Alegre que está entre as cidades em que mais houve interação entre arte, história e arquitetura no mundo, ou seja, no Espaço Urbano, em períodos pontuais do Séc. XX a princípios do Séc. XXI.

Serviço
Curso Arte urbana de Porto Alegre
Ministrante: Professor doutro José Francisco Alves, Atelier Livre Xico Stockinger
Contato: jfa.arte@gmail.com – 51 99984-4689

Inscrições e Informações

Atelier Livre Xico Stockinger
Centro Municipal de Cultura, avenida Érico Veríssimo, 307
Porto Alegre – telefones 3289-8057 / 3289-8058
Contatos: alivre@smc.prefpoa.com.br / atelierlivre.wordpress.com

Fonte: Jornal do comércio e Portal da Prefeitura de Porto Alegre/Cleber Saydelles e Andrea Brasil