Secretária da Cultura lança Dia Estadual do Patrimônio Cultural e apresenta ações da SEDAC/RS

Secretária da Cultura, Beatriz Araujo, apresenta balanço das ações do primeiro semestre da SEDAC/RS. Fotografia: Rafael Varela/ SEDAC/RS

Secretária da Cultura lança Dia Estadual do Patrimônio Cultural…

Hoje (17/07) pela manhã, em coletiva na Casa de Cultura Mario Quintana, a Secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo, apresentou um balanço das ações da SEDAC/RS neste primeiro semestre de sua gestão e lançou o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que ocorre no terceiro fim de semana do mês, entre 17 e 18 de agosto. O evento terá visitas guiadas, rodas de conversas e uma série de atividades em torno do patrimônio cultural material e imaterial. Diversos municípios e instituições do Estado participarão das celebrações, incluindo a UFRGS, que estará presente com atividades realizadas pelo Setor de Patrimônio Histórico da Universidade.

A data foi criada a partir do Decreto 54.608, de 29 de abril de 2019, tendo como parâmetro o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto. A titular da SEDAC/RS declarou: “quero deixar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural como legado da minha gestão”.

Na apresentação do balanço iniciou-se falando sobre a elaboração dos Planos Museológicos, cujos primeiros encontros aconteceram em fevereiro e contaram com a orientação do Sistema Nacional de Museus. “A ideia é priorizar a acessibilidade Universal aos museus e reforçar a relação das comunidades que estão no entorno das instituições”, declarou Beatriz. Em seguida, nas ações de fomento, foram apresentados os primeiros os três editais lançados pela SEDAC/RS, com destaque ao FAC Educação Patrimonial. “A ideia é que esse edital se repita durante os anos seguintes, pois vamos continuar trabalhando bastante a educação patrimonial junto aos municípios.”, afirmou a secretária.

Outro tópico abordado foi a inauguração, em 25 de julho, do espaço IPHAE Patrimônio RS no Solar Conde de Porto Alegre, casarão histórico doado pelo Estado ao Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS). O espaço será utilizado para ações de educação patrimonial e outras atividades voltadas a mesma área.

O Dia Estadual do Patrimônio acontece em agosto, dia 17, mas durante toda a semana estarão ocorrendo atividades no Campus Centro da UFRGS. Confira a programação:

12/08 a 17/08 – Exposição fotográfica: 1ª Geração de Prédios Históricos da Universidade: 20 anos do Projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS, do fotógrafo e professor César Vieira (Prédios Históricos da UFRGS).
Horário: de seg. a sex. das 09h às 21h e, no sábado, das 09h às 17h
Local: Centro Cultural da UFRGS, R. Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Centro

13/08 (terça-feira)  – Roda de Conversa no Observatório Astronômico da UFRGS.
Tema de conversa no Observatório – O Céu como Patrimônio Histórico, Cultural e Natural, Prof. Alan Alves Brito, Histórias que o Céu Conta, Profª Caroline Pacievitch e alunos, e a História do Observatório Astronômico da UFRSG, por Claudio Bevilacqua.
Horário: das 14h às 17h
Local: Observatório Astronômico da UFRGS. Av. Osvaldo Aranha, s/n – Campus Centro.

14/08 (quarta-feira) – Curso Patrimônio e Memória da UFRGS
Horário: das 14h às 18h
Local: Prédio Centenário da Escola de Engenharia, Sala 106 – Campus Centro

16/08 (sexta-feira) – Contação de História: “O segredo da chuva”, do livro do autor indígena, Daniel Munduruku
Horário: das 14h às 14h30.
Local: Museu da UFRGS. Av. Osvaldo Aranha, 277 – Campus Centro.

16/08 (sexta-feira) – Visita Guiada Teatralizada aos Prédios Históricos da UFRGS
Horário: das 14h30 às 16h.
Local: Encontro e saída do Museu da UFRGS. Av. Osvaldo Aranha, 277 – Campus Centro.

17/08 (sábado) – Desenho com o Grupo Croquis Urbanos Porto Alegre:
Reunião para desenhar um ou mais prédios históricos da UFRGS in loco com o Grupo Croquis Horário: das 10h às 12h
Local: Campus Centro

Momento do Patrimônio

A secretária, Beatriz Araujo, é a próxima entrevistada do programa Momento do Patrimônio, que vai ao ar em duas etapas pela Rádio da Universidade, 1080AM, nos dias 24 e 31 de agosto às 20:30. Na entrevista a secretária aborda mais detalhes sobre o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. As entrevistas também podem ser acompanhadas pelo canal do SPH no YouTube, onde são disponibilizadas após a veiculação da emissora.