Dia da Doação marca duas décadas do Projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS

Dia da Doação marca duas décadas do Projeto Resgate…

No dia 11 de dezembro, o Centro Cultural da UFRGS recebeu a 20ª edição do Dia da Doação da UFRGS. O evento anual busca levantar fundos para a preservação dos prédios históricos da Universidade. Neste ano, a ação seguiu voltada para a captação de recursos ao Projeto de Acessibilidade ao Prédio da Rádio da Universidade e comemora duas décadas do Projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pelo Setor de Patrimônio Histórico da Superintendência de Infraestrutura da Universidade.

A cerimônia de abertura teve início às 10h com uma apresentação musical do grupo Conjunto de Música Antiga da UFRGS, coordenado pela Profª. do Instituto de Artes da Universidade, Lucia Carpena. A programação seguiu com as falas do pró-reitor de Pós-Graduação e patrono do Projeto de Acessibilidade da Rádio da Universidade, Celso Loureiro Chaves, representando a vice-reitora Jane Tutikian; o Secretário de Comunicação Social, Prof. André Iribure; e do Superintendente de Infraestrutura da Universidade, o Eng. Edy Isaias Júnior. Após a cerimônia, o Setor de Patrimônio Histórico ofereceu um bolo da Confeitaria Barcelona, biscoitos decorados pela Delícias Dupont (ambos doados) e uma visita guiada pelos prédios da Universidade com o historiador e servidor do Museu da UFRGS, Diego Devincenzi.

O Projeto

O projeto possibilitará acesso universal ao prédio histórico da Rádio da Universidade através da construção de uma torre de elevador e banheiros acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. O plano elaborado também busca respeitar as características históricas da edificação erigida entre 1920 e 1921, salvaguardada legalmente por instituições de preservação do patrimônio.
Através do mecanismo de mecenato da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, incentivadores no modo pessoa física podem direcionar ao projeto até 6% do Imposto de Renda devido e deduzir 100% do valor doado na cobrança do ano subsequente. Saiba como funciona.

Confira algumas fotos: