Obra de instalação do novo elevador do ICBS é finalizada

Obra de instalação do novo elevador do ICBS é…

 

Na última segunda-feira (06), a UFRGS entregou o novo elevador do ICBS (Instituto de Ciências Básicas da Saúde) – instalado no antigo prédio da Faculdade de Medicina – após vistoria final com a presença da diretora do Instituto, Ilma Simoni Brum, o prefeito em exercício do Campus Centro, Reginaldo dos Santos Lopes, e os fiscais da obra, Camila Zanini e Igara Paquola. A estrutura busca otimizar a acessibilidade no prédio, que já conta com um elevador na parte central, e prepará-lo para uma possível mudança nas funcionalidades do edifício após o deslocamento das atividades atuais para o novo prédio, em fase de obras no Campus Saúde da Universidade.

A construção do segundo elevador faz parte de uma série de reformas realizadas ao longo dos últimos anos no prédio do ICBS com recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e também oriundos da própria Universidade, como conta Camila Zanini, fiscal do projeto e servidora da Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA/UFRGS): “esse projeto faz parte de um maior, que por questões de recursos, tem sido feito por partes. Em 2008, optou-se por fazer a reforma do núcleo central, mudando o acesso do prédio para o interior do quarteirão, com a colocação do primeiro elevador, e agora a segunda fase com a instalação do segundo elevador”. Nos últimos anos, também foram feitas reformas no Salão Nobre, na fachada central e nos banheiros do segundo e terceiro pavimento do Prédio.

A torre de elevador entregue no ICBS atende aos três pavimentos e fica na área externa da edificação, facilmente percebida por quem passa entre o Centro Cultural da UFRGS e o prédio do ICBS no Campus Centro da Universidade. A estrutura, apesar de menor, é semelhante ao Projeto de Acessibilidade ao Prédio da Rádio da Universidade, que está em processo de captação de recursos pelo mecanismo de mecenato da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e que, da mesma forma, estabelece a inversão do acesso ao edifício.

Saiba mais sobre o Projeto de Acessibilidade ao prédio da Rádio da Universidade. Acesse no site: (https://www.ufrgs.br/patrimoniohistorico/)
Sobre o ICBS

O ICBS, centro de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas básicas da saúde, é a unidade da UFRGS responsável pelo curso de Graduação em Biomedicina da Instituição e por seis Programas de Pós-Graduação. Possui instalações no Campus Centro, Campus da Saúde e no Campus do Vale. A sede do Instituto funciona no antigo prédio da Faculdade de Medicina, localizado no Campus Centro (Rua Sarmento Leite, 500 – Centro Histórico, Porto Alegre) e construído no início do século XX. No momento, está em construção um novo prédio do Instituto, chamado de Ala Sul, localizado no Campus Saúde entre a Rua Ramiro Barcelos e a Avenida Ipiranga.

Confira imagens do novo elevador do ICBS:

Fotos: Vitoria Rodrigues