Notícias

Restauração

Fortaleza do Morro de São Paulo (BA) é inaugurada

A Fortaleza do Morro de São Paulo foi inaugurada no sábado (20) após a conclusão da segunda etapa das obras de restauração iniciadas em 2015. A cerimônia de comemoração contou com a presença do prefeito do município de Cairu (BA), do governador do estado e da presidente do Iphan – entre outros membros da gestão da Fortaleza e representantes do BNDES. Read more “Fortaleza do Morro de São Paulo (BA) é inaugurada”

Sem categoria

Bolsas para a Pós-graduação em Políticas Culturais de Base…

O programa intergovernamental IberCultura Viva, voltado para o fortalecimento das culturas de base comunitária dos países ibero-americanos, realizará o Curso de Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária. É uma ótima oportunidade para agentes de políticas culturais que desejam uma especialização.

Cinquenta bolsas serão concedidas a graduados dos cursos de gestão cultural, ciências sociais, humanas ou econômicas. As bolsas serão repartidas igualitariamente entre os 10 países membros do programa IberCultura Viva – o Brasil receberá 5 bolsas. Os candidatos devem se inscrever na Convocatória de Bolsas do Curso até o dia 15 de fevereiro. Os resultados serão divulgados até 6 de março de 2018.

A formação tem duração de 9 meses e será realizada a distância, por meio do Campus Virtual da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO). A carga horária consiste de 10 horas semanais. As aulas são dadas em Espanhol, mas os trabalhos podem ser entregues em Português.

Confira o edital:

http://iberculturaviva.org/wp-content/uploads/2017/12/PT-Convocatoria-Bolsas-Curso-de-Pos-graduacao-em-Politicas-Culturais-de-Base-Comunitaria.pdf

 

Site do IberCultura Viva:

http://iberculturaviva.org/

Educação Patrimonial

IPHAN abre inscrições para Mestrado Profissional

  O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN abriu as inscrições para o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural 2018. O curso tem duração de 24 meses e está aberto para graduados em diversas áreas que tiverem interesse em atuar no campo da preservação do patrimônio cultural. Estão sendo disponibilizadas 10 vagas para alunos-bolsistas, os quais poderão se inscrever até o dia 02 de março. Read more “IPHAN abre inscrições para Mestrado Profissional”

Restauração

Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios será restaurada

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, localizada ao norte da ilha de Fernando de Noronha, será restaurada. A ordem de serviço foi assinada na quinta-feira (21), oficializando a intervenção, a qual será realizada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Read more “Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios será restaurada”

Eventos

Dia da Doação

Perpetuando a tradição, realizamos na primeira semana de dezembro o Dia da Doação, que contou com a presença de incentivadores queridos e motivados a fazer da nossa Universidade um lugar ainda melhor. No dia 12, tivemos uma segunda data deste evento.

O SPH tem o prazer de ver, cada vez mais, incentivadores empolgados em fazer o Projeto de Acessibilidade da Rádio da UFRGS decolar e alcançar o seu objetivo. Read more “Dia da Doação”

Sem categoria

Inauguração do Ponto UFRGS

Foi inaugurado ontem o Ponto UFRGS – Produtos Institucionais, localizado no térreo do anexo I da Reitoria. A abertura da loja marca também o aniversário de 83 anos da Universidade, que envolve uma série de atividades culturais que se estendem nos próximos dias. O espaço visa à união da comunidade interna e externa à Universidade através de produtos que trazem a marca UFRGS.
O horário de funcionamento do Ponto UFRGS é das 09:00 às 17:00 (a loja permanece aberta durante o horário de almoço), de segunda à sexta-feira.

Site da loja: www.ufrgs.br/pontoufrgs
Telefone: +51 3308.3398

Sem categoria

83 anos UFRGS

Oitenta e três anos após sua fundação, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul segue reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento científico, pedagógico e artístico. A celebração da data acontece um dia após o anúncio da avaliação INEP/MEC 2016, que destaca a UFRGS como a universidade federal com IGC mais alto do Brasil.

Marcando o aniversário, houve também a inauguração do Ponto UFRGS, espaço localizado no térreo do anexo I da Reitoria, o qual reúne produtos com a marca da Universidade.

Parabéns, UFRGS
Foto: Ramon Moser

Momento do Patrimônio

Momento do Patrimônio 38 – O Patrimônio em Espaços…

Pauta: O Patrimônio em Espaços Institucionais

 

A convidada é Ana Carolina Gelmini de Faria, museóloga formada pela UNIRIO e mestre e doutora em Educação pela UFRGS. Ana Carolina também é professora do Curso de Museologia da FABICO/UFRGS.

Read more “Momento do Patrimônio 38 – O Patrimônio em Espaços Institucionais – Parte II”

Momento do Patrimônio

Momento do Patrimônio 36 – O Instituto de Química…

Pauta: O Instituto de Química Industrial – Parte II

O convidado é Edison Schwarz de Melo. Edison é graduado em farmácia e bioquímica pela UFRGS, já atuou como docente na Universidade e hoje exerce sua atividade como farmacêutico junto ao Instituto de Química da UFRGS.

Read more “Momento do Patrimônio 36 – O Instituto de Química Industrial – Parte II”

Momento do Patrimônio

Momento do Patrimônio 35 – O Instituto de Química…

 

Pauta: O Instituto de Química Industrial

O convidado é Edison Schwarz de Melo. Edison é graduado em farmácia e bioquímica pela UFRGS, já atuou como docente na Universidade e hoje exerce sua atividade como farmacêutico junto ao Instituto de Química da UFRGS.

Read more “Momento do Patrimônio 35 – O Instituto de Química Industrial”

Arte

Caixa Cultural lança exposição sobre patrimônio histórico

Foi inaugurada hoje, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, a exposição “A Construção do Patrimônio”, que reúne mais de 150 obras, entre documentos raros, quadros e esculturas, oriundos dos acervos de diversas instituições culturais do país. Parte das comemorações dos 80 anos do Iphan -Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a mostra conta a história das políticas públicas de preservação no Brasil, propondo uma reflexão sobre os desafios que surgem diante dos conceitos modernos de patrimônio cultural. Read more “Caixa Cultural lança exposição sobre patrimônio histórico”

Patrimônio Material

MinC apoia conclusão de obras no Mercado Público

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, recebeu nesta semana uma proposta da Prefeitura de Porto Alegre que pede a liberação de fundos para a restauração do Mercado Público da capital gaúcha. Em 2013,  o prédio sofreu um incêndio. Os reparos do histórico ponto comercial  já passaram por duas etapas, as quais totalizaram cerca de R$ 10 milhões, captados através do PAC Cidades Históricas. Para a realização da fase final, as ações somam R$ 10,7 milhões. Read more “MinC apoia conclusão de obras no Mercado Público”

História

Livro resgata a história da “Bibliotheca Pública Pelotense”

O jornalista Klécio Santos, patrono da Feira do Livro de Pelotas 2017, estará lançando seu livro “Bibliotheca Pública Pelotense” hoje às 19:00 no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. A obra completa a trilogia escrita pelo jornalista sobre os principais prédios históricos e culturais de Pelotas – já foram lançados “Sete de Abril, O Teatro do Imperador” e “Mercado Central: 1846-2014”.

Read more “Livro resgata a história da “Bibliotheca Pública Pelotense””