Notícias

Momento do Patrimônio

Momento do Patrimônio 29 – A Manutenção em Edificações…

Esta semana conversamos um pouco sobre A Manutenção em Edificações Históricas.

A convidada é Camila Mokwa Zanini, graduada em arquitetura e urbanismo pela UFRGS, mestre em engenharia civil pelo NORIE-UFRGS e arquiteta da área de projetos do SPH

Momento do Patrimônio vai ao ar nas terças-feiras, às 20h30min, pela Rádio da Universidade, e pode ser escutado sintonizando na faixa 1080 AM ou no site.
Realização: SPH/Suinfra/UFRGS

Produção e apresentação do servidor do SPH Diego Devincenzi (doutorando em História).

História

11ª Edição da Primavera Dos Museus

Na semana que vem, de segunda (18) a sábado (24), os museus e acervos da UFRGS participam da 11ª edição da temporada cultural Primavera dos Museus, organizada pelo  Instituto Brasileiro de Museus  (Ibram). Este ano, o tema é  “Museus e suas memórias”.  

No Campus Centro, o Observatório Astronômico e o Museu da UFRGS realizarão exposições, palestras e  observação com telescópio. No Campus do Vale, o Memorial e Imigração da Cultura Japonesa oferecerá oficinas de encadernação, poema haicai e dobraduras de papel, além de encontros para debate cultural e um concurso de oratória em Japonês. O Museu de Topografia da UFRGS participará com exposições e encontros durante a semana.

O Planetário da UFRGS estará aberto para observações e atividades científico-pedagógicas sobre o equinócio de setembro, que marca o início da primavera. Também no Planetário, o Herbário do Instituto de Biociências realizará atividades como coleta de material botânico e uma sessão de dicas para confecção de um herbário. Vale a pena conferir também as ações educativas da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo.

A entrada é franca para todas as atividades, que buscam promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros. Em 2016, a Primavera dos Museus contou com a participação de 753 museus. Neste ano, serão 900 instituições envolvidas e 2500 atividades.

 

Para mais detalhes da programação:

http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/pesquisar?estado=RS&cidade=4960&museu=&q=

https://www.facebook.com/REMAM-UFRGS-270864553334081/

Patrimônio Material

Antigo Prédio da Química Industrial Está Quase Pronto.

A restauração do antigo prédio do Instituto de Química Industrial está quase concluída.  Inaugurado em 1926, trata-se de parte do patrimônio histórico da UFRGS e já abrigou desde laboratórios até setores administrativos.

 O arquiteto Luiz Francisco Perrone, um dos elaboradores do projeto e fiscal da obra, conversou com o SPH sobre o que está sendo realizado e sobre as previsões de término.

 

Por que está sendo feita essa restauração?

O prédio tem aproximadamente 90 anos, tendo passado por uma ampliação na década de 1940. Posteriormente não recebeu grandes intervenções, necessitando, portanto, de uma ação radical de restauração. Principalmente as madeiras estavam seriamente comprometidas pela ação de cupins, começando a pôr em risco a estrutura do prédio e a integridade física dos usuários. Além disso, será interessante para a universidade possuir mais espaço para eventos.

 

Quando havia sido realizada a última reforma?

O prédio foi construído em 1926. Nos anos 40, houve uma ampliação lateral que o modificou bastante em termos de volume. Desde então, embora tenham sido realizadas ações pontuais, não houve nenhuma intervenção significativa.

 

Qual a previsão de término?

O contrato se encerra na metade de janeiro. Estamos encaminhando uma solicitação de aditivo ao contrato, visando fazer alguns ajustes em relação ao projeto de restauração original que, se aprovada, poderá implicar em uma pequena prorrogação para o prazo de execução, adiando a conclusão para março de 2018.

 

O que exatamente está sendo restaurado?

Todo o prédio está recebendo intervenção. Todas a estruturas de madeira dos pisos e da cobertura foram substituídas e, por consequência, os revestimentos de pisos e forros. As instalações hidráulicas, elétricas, telecomunicações e mecânicas (ar condicionado) também tiveram de ser trocadas. Para atender às normas de acessibilidade está sendo instalado de um elevador. Grande parte  das esquadrias internas foram também substituídas, tal era o grau de infestação por cupins.

Aproximadamente 35% dos componentes de madeira das janelas também foram substituídos, seja por perda de resistência estrutural, seja por terem sido danificadas em intervenções anteriores.

Serão criados também 6 auditórios dentro do prédio, os quais poderão receber eventos como seminários, congressos e defesas de tese. Outros espaços, projetados sem mobiliário fixo, vão permitir a realização de múltiplas atividades, desde reuniões de trabalho em mesas redondas até exposições de todos os tipos. É um espaço que faltava para a Universidade, sobretudo aqui no Campus Centro.

 

O que já foi concluído?

Aproximadamente 75% das obras já foram realizadas, estando dentro do cronograma planejado pela equipe do SPH e seguido pela empresa Megatron Engenharia ltda, contratada para sua execução. A estrutura já está pronta, estando no momento em fase de acabamento em todas as frentes de trabalho.

 

O visual original do prédio será mantido?

Essa restauração não implicará em mudanças na aparência externa do prédio tal como ele chegou em nossos dias. No entanto, é de se destacar que o prédio foi ampliado nos 40, o que alterou significativamente a aparência original da edificação, construída em 26.

 

Arquitetos envolvidos no projeto:

Arq. Edison Zanckin Alice

Arq. Luiz Francisco Perrone.

Arq. Igara César de Miranda Paquola

Arq. Letícia Castilhos Coelho

Arq. Maria Lúcia Gomes Só

Arq. Renata Manara Tonioli

Engenheiros responsáveis pela obra:

Eng. Kenni Dario Dutra Acosta e Eng. Alex Bolsoni.

Sem categoria

Momento do Patrimônio 27 – O Projeto de Acessibilidade…

Esta semana, no Momento do Patrimônio, recebemos Igara Paquola, que é arquiteto servidor do SPH para nos contar mais sobre o Projeto de Acessibilidade da Rádio da Universidade que está em fase de captação de recursos através do Projeto Resgate do Patrimônio e Cultural da UFRGS.

Toda terça-feira à tarde, um novo programa é lançado em nosso site ufrgs.br/patrimoniohistorico e na Rádio da Universidade 1080AM às 20h30.

Duração média: 15 minutos.

Momento do Patrimônio é produzido e apresentado por Diego Devincenzi, servidor do SPH e doutorando em História.

Realização:  SPH /SUINFRA /UFRGS

Momento do Patrimônio

Momento do Patrimônio 26 – Patrimônio e a Universidade

Esta semana damos sequência à nossa conversa com Ana Luiza Carvalho, desta vez, sobre Patrimônio e a universidade.

A convidada é Ana Luiza Carvalho da Rocha, bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS, mestre em Antropologia pela mesma Universidade, doutora pela Universidade René Descartes, pós-doutora em Antropologia sonora e visual pela Universidade Denis Diderot e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS.

Toda terça-feira à tarde, um novo programa é lançado em nosso site ufrgs.br/patrimoniohistorico e na Rádio da Universidade 1080AM às 20h30. Duração média: 15 minutos.

Momento do Patrimônio é produzido e apresentado por Diego Devincenzi, servidor do SPH e doutorando em História.

Realização:  SPH /SUINFRA /UFRGS

Patrimônio Imaterial

Senador Romário Quer que Seleções Brasileiras Sejam Patrimônio Cultural

 À primeira vista, pode parecer mais uma lei absurda. No entanto, parece haver sentido no PL 444/2016, o projeto de lei que busca reconhecer as seleções do Brasil de todos os esportes e categorias, masculinas e femininas, como sendo patrimônio cultural do país.

Read more “Senador Romário Quer que Seleções Brasileiras Sejam Patrimônio Cultural”

Patrimônio Material

Prefeitura Restaura Prédio Colonial Abandonado

A prefeitura está restaurando a Casa Ferreira de Azevedo, uma das remanescentes construções do período colonial. Os recursos, que totalizam R$ 126 mil,  foram arrecadados por meio do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Fumpahc). O sobrado de dois andares e de arquitetura colonial luso-brasileira está abandonado há mais de 20 anos e teria virado um depósito de lixo. Read more “Prefeitura Restaura Prédio Colonial Abandonado”

Sem categoria

Momento do Patrimônio 25 – Patrimônio, Memória e Cidade

Neste episódio, conversamos com Ana Luiza Carvalho sobre Patrimônio, Memória e Cidade.

A convidada é Ana Luiza Carvalho da Rocha, bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS, mestre em Antropologia pela mesma Universidade, doutora pela Universidade René Descartes, pós-doutora em Antropologia sonora e visual pela Universidade Denis Diderot e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS.

Toda terça-feira à tarde, um novo programa é lançado em nosso site ufrgs.br/patrimoniohistorico e na Rádio da Universidade 1080AM às 20h30. Duração média: 15 minutos.

Momento do Patrimônio é produzido e apresentado por Diego Devincenzi, servidor do SPH e doutorando em História.

Realização:  SPH /SUINFRA /UFRGS

Patrimônio Material

Projeto de Lei Sobre Digitalização É Criticado por Arquivistas…

Um polêmico Projeto de Lei que dispõe sobre a digitalização de documentos já foi aprovado pelo Plenário e remetido à câmara dos Deputados. É o PL 146/2007, que se de fato entrar entrar em vigor, implicará em algumas mudanças importantes, e controversas. Basicamente, os documentos digitalizados – e autenticados – passariam a ter o mesmo valor dos originais e, além disso, estaria autorizada a eliminação dos originais após a digitalização, por incineração ou “qualquer método que assegure a sua desintegração.”   Read more “Projeto de Lei Sobre Digitalização É Criticado por Arquivistas  “