RESOLUÇÃO N°02/2016

 

A Comissão de Graduação do Curso de Pedagogia, no uso de suas atribuições e atendendo ao que determina a Resolução Nº 24/2006 do CEPE,

 

RESOLVE

Art. 1º Revogar as Resoluções COMGRAD/EDU Nº 03/2009 Nº 02/2007, que tratam sobre as atividades complementares no Curso de Pedagogia.

Art. 2º Para ter suas atividades pontuadas como Atividades Complementares de Graduação, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, o aluno deverá:

I – Integralizar 07 (sete) créditos correspondendo a, no mínimo, 105 (cento e cinco) horas de atividades complementares;

II – Ao final da Sexta Etapa do Curso, requerer junto a COMGRAD/EDU o aproveitamento de atividades já realizadas através da abertura de processo no Protocolo Geral da Universidade.

Art. 3º Para o aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante através de estudos e práticas independentes estabelece-se a seguinte equivalência: 

Atividades Complementares de Graduação Pontuação
1. BOLSAS
  • 1.1. Iniciação Científica
Iniciação científica realizada no âmbito da UFRGS com o devido registro na PROPESQ e participação no Salão de Iniciação Científica da UFRGS 60hs = 1 crédito
Participação, sem registro na PROPESQ, como membro voluntário de projeto de pesquisa ou de extensão comprovada pelo professor orientador 60hs = 1 crédito
1.2. Extensão
Bolsista remunerado ou voluntário de extensão da UFRGS com o devido registro na PROREXT e participação no Salão de Extensão 60hs = 1 crédito
Participação, sem registro na PROREXT, como membro voluntário de projeto de pesquisa ou de extensão comprovada pelo professor orientador 60hs = 1 crédito
1.3. Monitoria
Monitoria remunerada ou voluntária em disciplinas da UFRGS com a devida comprovação do Departamento ou do professor responsável e registro pela PROGRAD 60hs = 1 crédito
1.4. PRAE
Atividades desenvolvidas como Bolsa Permanência, REUNI ou Treinamento, no âmbito da UFRGS 60hs = 1 crédito
1.5. Demais bolsas acadêmicas
Atividades desenvolvidas como Bolsa PIBID (Programa de Iniciação à Docência), PET (Programa de Educação Tutorial), EAD (Educação a Distância) e demais bolsas acadêmicas 60hs = 1 crédito
2. ESTÁGIOS
2.1. Estágios Não Obrigatórios desenvolvidos com base em convênios firmados pela UFRGS, conforme a Lei Federal nº 11.788/08 240hs = 1 crédito
2.2. Estágios Não Obrigatórios desenvolvidos pelo discente 240hs = 1 crédito
3. DISCIPLINAS
3.1. Disciplinas eletivas, quando excedentes ao número de créditos eletivos exigidos pelo Curso, cursadas com aproveitamento 15hs = 1 crédito
3.2. Disciplinas adicionais (de outras ênfases ou cursos da UFRGS, inclusive pós-graduação) cursadas com aproveitamento (não utilizadas em dispensas) 15hs = 1 crédito
3.3. Disciplinas obrigatórias alternativas excedentes às exigidas pelo currículo, cursadas com aproveitamento 15hs = 1 crédito
3.4. Disciplinas de outros cursos de outras IES nacionais ou estrangeiras cursadas com aproveitamento (inclusive cursos de pós-graduação) e sem duplicidade de aproveitamento (não utilizadas em dispensas) 15hs = 1 crédito
4. EVENTOS, CURSOS, PUBLICAÇÕES
4.1. Participação como ouvinte em cursos, seminários e demais atividades de extensão organizadas pela UFRGS com carga horária definida e que incluam avaliação de frequência e de desempenho 15hs = 1 crédito
4.2. Participação efetiva e/ou monitoria em semanas acadêmicas, salões, programas de treinamento, jornadas, simpósios, congressos, encontros, conferências, fóruns, atividades artísticas, promovidos pela UFRGS ou por outras IES, conselho ou associação de classe, podendo ser somadas as cargas horárias de diferentes atividades 30hs = 1 crédito
4.3. Atividade comprovada de docência em escolas públicas, privadas, cursos de línguas, cursinhos, desde que não computadas para o estágio curricular do Curso 400 horas/aula ministradas = 1 crédito
4.4. Apresentação de trabalhos em eventos de natureza acadêmica (não cumulativamente aos créditos computados para iniciação científica e extensão, quando se tratar de, respectivamente, Salão de Iniciação Científica e Salão de Extensão) 1 crédito por apresentação
4.5. Participação em viagens de estudo para o exterior organizadas pela UFRGS ou por outra IES 1 crédito a cada viagem de estudo
4.6. Publicação em periódicos científicos ou capítulos de livros com autoria exclusiva 2 créditos por autoria
4.7. Publicação em periódicos científicos ou capítulos de livros em co-autoria 1 crédito por autoria
4.8. Participação como palestrante, debatedor ou ministrante em atividades em áreas afins ao Curso de Pedagogia 1 crédito a cada 2 apresentações
4.9. Participação em defesas de trabalhos acadêmicos
Participação como ouvinte em defesas públicas de dissertações de Mestrado e de Doutorado de Programas de Pós-Graduação da UFRGS ou outras IES 5 defesas = 1 crédito
Participação como ouvinte em defesas públicas de Trabalhos de Conclusão de Curso em Pedagogia ou áreas afins, da UFRGS ou outras IES 10 defesas = 1 crédito
4.10. Outras atividades realizadas pelo estudante em qualquer campo do conhecimento desde que comprovada sua contribuição para a formação acadêmica do aluno máximo de 1 crédito por atividade e até 2 créditos por aluno
4.11. Participação em atividades de extensão promovidas por outras IES ou órgão público 30hs = 1 crédito
4.12. Comissão de evento
Participação em comissão coordenadora ou executora de evento de extensão isolado, devidamente registrada na PROREXT 60hs = 1 crédito
Participação como apoio administrativo/técnico em cursos, seminários e demais atividades de extensão universitária, excluídas as atividades de prestação de serviços que envolvam remuneração de servidores docentes e/ou técnico-administrativos da UFRGS 60hs = 1 crédito
5. REPRESENTAÇÃO DISCENTE
5.1. Representação discente junto a órgãos da UFRGS, com comprovação de, no mínimo, 75% de participação efetiva um crédito por mandato de um ano cumprido

 

  • 1º Os créditos complementares deverão ser cumpridos por meio de, pelo menos, dois tipos de atividades elencadas nos diferentes itens deste artigo.
  • 2º Para fins de pontuação em créditos, conforme Resolução CEPE 24/2006, as seguintes atividades serão consideradas do mesmo tipo:

I – As atividades dos itens 4.2 a 4.8, conforme Inciso II, Artigo 4º, Resolução CEPE 24/2006;

II – As atividades dos itens 4.9 e 4.10, conforme Inciso VI, Artigo 4º, Resolução CEPE 24/2006.

Art. 4º As atividades deverão ser comprovadas através de certificados, declarações ou atestados com carimbo e assinatura, emitidos pela instituição promotora e anexados ao processo.

  • 1º As disciplinas de cursos de outras IES deverão ser comprovadas através da anexação de histórico com assinatura e carimbo da instituição responsável.
  • 2º As publicações deverão ser comprovadas através da anexação da ficha catalográfica e do sumário da publicação.
  • 3º Para análise das atividades Tipo “4.10”, além do certificado da atividade, o aluno deverá anexar justificativa sobre a contribuição da atividade para a formação do aluno na área de Pedagogia.

Art. 5º Os casos não previstos nesta regulamentação serão avaliados pela Comissão de Graduação do Curso.

 

Esta Resolução entra em vigor na data de sua aprovação.

Porto Alegre, 10 de fevereiro de 2016. 

 


Darli Collares

Coordenadora da COMGRAD/EDU, em exercício