Equipe

Docentes
Tutores
Equipe Administrativa
COMGRAD
NDE

Dr. ANDRÉ BOCCASIUS SIQUEIRA

Possui graduação em Ciências Habilitação Biologia Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010).É Professor Adjunto II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral Norte, com sede em Tramandaí. Trabalha no curso de graduação Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Pesquisa o Ensino de Ciências, Métodos e Técnicas do Ensino de Ciências, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental e Etnoconhecimento enfatizando a Etnobiologia e a Etnoecologia

Curriculo Lattes

Dra. ANDRESA SILVA DA COSTA MUTZ

Professora Adjunta do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/CLN. Doutora (UFRGS) e Mestre (ULBRA) em Educação na linha dos Estudos Culturais em Educação.Licenciada em História (UNISINOS). Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS e no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG. Na graduação, responsável pelas disciplinas de Leitura e Produção Textual e Metodologia da Ciência. Atuou como professora Adjunta da FURG (2010-2018): na graduação lecionou a disciplina de Políticas Públicas da Educação e na Pós-Graduação em Educação tem orientações de mestrado concluída na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação. Atuou como professora da Educação Básica (2000-2010) na área da História, Filosofia e Sociologia para os ensino fundamental e médio. Os interesses de pesquisa se concentram na área da Educação; Políticas Públicas; Educação Ambiental; Pedagogias Culturais. 

Contato: (51) 3308-1375

Currículo Lattes

Dra. ANGELA CARINE MOURA FIGUEIRA

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde - UFSM. Tem experiência na formação de professores para o ensino baseado em Resolução de Problemas Experimentais no Ensino de Ciências tendo como aporte teórico os estudos de Ausubel, Driver e Hand.  Atualmente é vice coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do campo da UFRGS – campus Litoral Norte.

Currículo Lattes

Contato: (51) 33081322

Dra. CLAUDIA GLAVAM DUARTE

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências e Matemática - 1º g pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Atualmente é professora do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Campus Litoral Norte e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências: Química da vida e saúde – UFRGS e Educação Científica e Tecnológica UFSC. Atua na linha de pesquisa Educação Científica: Implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos, vinculada ao campo da Educação Matemática nas suas vertentes pós-estruturalistas, tendo como ferramentas as teorizações de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Ludwig Wittgenstein. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Educação do Campo, saberes populares e conhecimento científico e alfabetização matemática. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade (GEEMCo).

Currículo Lattes

Contato: (51) 33081320

Dra. BIANCA NEVES MACHADO

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado no Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional - FURG e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - UFRGS. Tem experiência na educação à distância pela FURG, atuando na disciplina de Alfabetização Digital e, também, pela Universidade Federal de Pelotas, atuando junto ao curso de Licenciatura em Matemática.  Atualmente é docente do curso de Engenharia de Gestão de Energia da UFRGS – campus Litoral Norte.

Currículo Lattes

Ms. CRISTIANO PEREIRA VAZ

Possui graduação em Licenciatura em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017).  Atualmente é professor de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Campus Litoral Norte.  Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras/LIBRAS. Atuou como professor de Libras da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Sant´Ana do Livramento (2013-2015).

Currículo Lattes

Dra. KARINE DOS SANTOS

Professora Adjunta da área de Educação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2015); Mestre em Educação pela mesma Universidade (2007). Estágio sanduíche pela Universidade Autônoma de Barcelona no departamento de Pedagogia Sistemática e Social sob a orientação do Prof Dr. Xavier Úcar (2014/2015). Licenciada em Pedagogia com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (2004). Desenvolve estudos relacionados à Educação Social, Pedagogia Social e Educação Popular. Experiência profissional e de pesquisa com os seguintes temas: ONGs, infância e juventude, direitos, educação de jovens e adultos e formação de educadores sociais e professores.

Currículo Lattes

Contato: (51) 3308-3099

Dra. LUCIANI PAZ COMERLATTO

Professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em História; Especialista em Psicopedagogia; Mestre e Doutora em Educação. Tem experiência docente desde 1988 na educação básica, e desde 2001 no ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação. Apresenta como principais áreas de atuação, disciplinas e pesquisas voltadas as Políticas e Gestão de processos educacionais; Educação do Campo, Formação de professores. É integrante do grupo de pesquisa: Relações entre o Público e o Privado na Educação (GPRPPE)? do PPGEDU/ UFRGS. Suas pesquisas mais recentes tratam das implicações da relação público privada para a democratização da educação e também sobre o potencial crítico emancipador da educação popular do campo. 

Currículo Lattes

Contato: (51) 33081320

Dra. ELISETE ENIR BERNARDI GARCIA

 Possui graduação em Pedagogia (1996). Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA - Universidade federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2006-2007) e Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005). Doutorado em educação (2007-2011) pela Unisinos. A ênfase dos estudos e da experiência profissional referem-se às áreas: Planejamento educacional, supervisão, orientação e coordenação escolar, Educação de Jovens e Adultos, juventude, políticas educacionais, saberes/práticas, gestão escolar, legislação da educação básica, currículo, formação de professores da educação de jovens e adultos, ensino médio e educação do campo. Foi professora da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo – RS – BRASIL e atuou como coordenadora da Educação de jovens e adultos junto a Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. Foi professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Dom Pedrito, atuando no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e hoje atua como professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral, no Curso Educação do Campo.

Currículo Lattes

Contato: (51) 33081321

Dra. NEILA SELIANE PEREIRA WITT

Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Doutora e Mestre em Educação em Ciências (ICBS/UFRGS). Possui Bacharelado em Biologia Molecular e Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRGS). Tem experiência docente desde 2011 na educação básica, e desde 2015 no ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação. É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências e participa do projeto Uma releitura da dicotomia corpo/organismo (UFRGS). Atua principalmente nos seguintes temas: ensino, estudos culturais, gênero, hábitos alimentares e saúde. Apresenta como principais áreas de atuação, disciplinas e pesquisas relativas à Educação: práticas escolares, estratégias de ensino-aprendizagem, processos avaliativos, pedagogias culturais, espaços educativos, materiais didáticos e midiáticos, introdução à docência e formação de professores.

Currículo Lattes

Telefone: 33081346

Dra. RAQUEL SALCEDO GOMES

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Letras - Português e Inglês (2008) e mestrado em Linguística Aplicada (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento Interdisciplinar do Câmpus Litoral Norte. Investiga a relação entre linguagem e cognição sob a perspectiva enativa, bem como implicações das Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem. Possui interesse em epistemologia da ciência e da tecnologia, no ensino e na aprendizagem de línguas e em assuntos correlatos à interdisciplinaridade, sob diferentes ângulos.

Currículo Lattes

Contato: (51) 3308-1375

Dr. RONIERE DOS SANTOS FENNER

 Possui Doutorado no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde pela UFRGS - RS. Mestre em Educação pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS e Especialista em Educação Interdisciplinar pela CELER Faculdades - SC. Graduado em Ciências do Ensino Fundamental e Química do Ensino Médio pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - RS. Professor de química do Ensino Médio, pré-vestibular e curso técnico em auxiliar de farmácia. Agente Educacional do Estado do Rio Grande do Sul de 1994 a 2015. Atualmente Professor Adjunto A pela UFRGS, Campus Litoral Norte, no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Professor nível mestrado e doutorado do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFRGS e do PPG Ensino de Física, Sociedade Brasileira de Física, no Campus Litoral Norte, UFRGS (professor do mestrado acadêmico). Atua na linha de pesquisa Educação Científica: Processos de Ensino e Aprendizagem na escola, na Universidade e no laboratório de pesquisa, tendo como ferramentas as teorizações de Paulo Freire, Moacir Gadotti, Stephen J. Ball, Carlos Rodrigues Brandão, Pedro demo, Attico Chassot entre outros. Tem experiência na  Área de Educação, como Projeto Político-Pedagógico, Gestão Escolar, Currículo e Interdisciplinaridade.

Dra. SUELEN ASSUNÇÃO DOS SANTOS

Doutora (2015) em Educação pelo Programa de Pós- Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Educação pelo mesmo programa de Pós- Graduação PPGEDU/UFRGS (2009). Especialista (2010) em Tutoria em EaD (UFRGS) e possui graduação em Matemática Licenciatura (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências – UFRGS. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa PRAKTIKÉ: Educação e Currículo em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha Educação Matemática e Prática Pedagógica: currículo, linguagens e subjetivações do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, e pesquisadora no GEEmCO: Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha Educação Matemática e Educação do Campo, do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Possui interesse nas temáticas sobre Educação Matemática Contemporânea, Formação de Professores e Filosofias da Diferença e Educação.

Dra. KAREN CAVALCANTI TAUCEDA

 Professora dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza do Departamento Interdisciplinar/Campus Litoral Norte-Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS e do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física/Campus Litoral Norte-UFRGS. Possui Pós-doutorado pela UNIVATES, na área de Educação em Ciências: Formação de Professores (2015). Doutorado (2014) e mestrado (2012) em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS e mestrado em Biologia Animal – UFRGS (2001). É graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas – UFRGS (1994). Desenvolve pesquisa nas linhas: 1. Educação científica - processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa e 2. Formação de professores de Física; em ambas as linhas de pesquisa, investiga o campo da didática das ciências e os problemas do ensino e da aprendizagem, referenciados pelos conhecimentos da ciência, da filosofia, da história da ciência e das ciências da educação. Tem experiência na área de educação em ciências, biologia e física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem em ciências; alfabetização científica; educação do campo; interdisciplinaridade e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências (GEPEC/CNPQ) e atua no Grupo de Pesquisa em Educação em Química/CNPQ.

Currículo Lattes

Contato: (51) 33081346

Dr. JONAS SEMINOTTI

Doutor em Sociologia pela UFPR, Mestre em História pela UFP, Graduado em Filosofia pela FAFIMC. Experiência docente na educação básica e no ensino superior em sociologia da educação e filosofia da educação. Prof. Adjunto DE da UFRGS. Atuação na Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza. Pesquisa e produção intelectual nos seguintes temas: História e Filosofia da Ciência, Educação do Campo, Educação Popular, Desenvolvimento Rural, Movimentos Sociais do Campo.

Currículo Lattes

Contato: 51-33081346

Dra. SIMONE VALDETE DOS SANTOS

Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação na modalidade sanduíche pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professora associada 3, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação profissional, formação de professores, educação profissional integrada à eja, educação ambiental e história da educação. Foi Diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação de 2011 a 2012. Cumpriu mandato como Diretora da Faculdade de Educação da UFRGS de 2012 a 2016.

Polo de Arroio dos Ratos

Tutora Presencial: Sabrina Pfingstag Barth 
Dias e horários de atendimento no polo:
Quartas-feiras, das 18h às 22h
Quintas-feiras, das 18h às 22h

Tutores a distância:

Igor G. S. Zibenberg 

Jaira dos Santos Coelho

Liane Maria Bernardi

Paulo Sergio da Silva

Polo de Balneário Pinhal

Tutora Presencial: Ana Paula Zandonai Kutter
Dias e horários de atendimento no polo:
Sextas-feiras, das 18h às 22h
Sábados, das 9h às 12h

Tutores a distância:

Alysson Custódio Do Amaral

Angelita Carla Alves Pereira

Barbara Evitta de Fraga dos Santos

Fulvia da Silva Spohr

Polo de Serafina Corrêa

Tutora Presencial: Monica Regina Assoni
Dias e horários de atendimento no polo:
Segundas-feiras, das 19h30 às 22h30
Terças-feiras, das 18h30 às 21h30

Tutores a distância:

Cátia Zilio 

Lorena Machado do Nascimento 

Simone Bonotto

Tatiana Gloor Teixeira 

Núcleo de Educação a Distância do Campus Litoral Norte

Contatos:
Acompanhamento pedagógico: (51) 3308-1309
Logística: (51) 3308-1371
Financeiro: (51) 3308-1337
Coordenação: (51) 3308-1312

Equipe:

Alessandra Vargas Martins

Ana Lúcia Borges Andrade

Ananda Feix

Ivone Teresinha Angst

Nádia de Fátima Borba Martins

Valdionor  Dada dos Santos

Valdoni Pereira Barth

Veronica de Lima Mittmann

De acordo com o artigo 48 do Estatuto da Universidade, cabe à Comissão de Graduação do curso orientar academicamente os alunos e proceder a sua adaptação curricular, bem como informar à Direção da Unidade a relação de alunos aptos a colar grau.

A Comissão de Graduação do curso de Licenciatura em Pedagogia é formada pelos professores:

  • Raquel Salcedo Gomes (Coordenadora)
  • André Boccasius Siqueira (Coordenador Substituto)
  • Andresa Silva da Costa Mutz
  • Bianca Neves Machado
  • Claudia Glavam Duarte
  • Elisete Enir Bernardi Garcia
  • Luciani Paz Comerlatto
  • Neila Seliane Pereira Witt
  • Suelen Assunção Santos

O Núcleo Docente Estruturante – NDE instituído em cada um curso de graduação da Universidade pelo conselho da Unidade constitui-se de um grupo de docentes, com caráter consultivo para acompanhamento do curso de graduação, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso (PPC) visando a continua promoção de sua qualidade.

O NDE do curso de Licenciatura em Pedagogia é constituído pelos seguintes docentes:

  • Claudia Glavam Duarte
  • Elisete Enir Bernardi Garcia
  • Luciani Paz Comerlatto
  • Roniere dos Santos Fenner
  • Jonas José Seminotti