Organização curricular

A estrutura curricular do curso de Pedagogia atende a Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015 que define as novas diretrizes para os cursos de Licenciatura e a Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Pedagogia, ao propor componentes curriculares que compõem os três eixos exigidos:

I – Núcleo de estudos básicos

Estão inclusas todas as disciplinas obrigatórias.

Componente Carga- horária Créditos
Introdução à EaD e ao ambiente virtual de ensino e aprendizagem 75 5
Introdução à Pedagogia 60 4
História da Educação 60 4
Sociologia da Educação 60 4
Psicologia da Educação 60 4
Escola e Currículo 75 5
Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação 60 4
Psicologia Social 60 4
Filosofia da Educação 60 4
História e Organização da Educação Brasileira 60 4
Educação e Infância I 60 4
Educação e Infância II 75 5
Arte-educação 75 5
Língua Brasileira de Sinais – Libras 60 4
Gestão e  Organização Escolar 60 4
Políticas Educacionais e Legislação 60 4
Didática, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil 60 4
Linguagem, Escrita e Criança 75 5
Infância, Imaginação e Ludicidade 60 4
Escola, Conhecimento e Metodologias: Matemática 75 5
Alfabetização e Letramento 75 5
Escola, Conhecimento e Metodologias: Ciências Naturais 75 5
Escola, Conhecimento e Metodologias: História e Geografia 75 5
Laboratório: Materiais Pedagógicos 45 3
Didática, Planejamento e Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 60 4
Diferença e Alteridade 60 4
Educação Especial e Inclusão 60 4
Educação de Jovens e Adultos 60 4
Pesquisa na Docência 60 4
TOTAL 1.860 124

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

II – Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos

Estão inclusas as disciplinas de caráter eletivo e o trabalho de conclusão de curso.

Componente Carga horária Créditos
Trabalho de Conclusão de Curso 1 90 6
Trabalho de Conclusão de Curso 2 90 6
Disciplina Eletiva 60 4
Disciplina Eletiva 60 4
Disciplina Eletiva 60 4
TOTAL 360 24

As disciplinas eletivas constituem-se nos seguintes componentes: Pedagogia das Mídias e Imagens; Educação e Espiritualidade; Pensamento Social e Educacional; Libras 2; Educação do Campo; Tecnologias e Mídias na Educação Matemática; Etnomatemática e os saberes culturais; Docências Contemporâneas na Educação; Leitura e Produção Textual; Educação e Meio Ambiente; Educação, Comunicação e Mídia; A Criança e Educação Ambiental; Educação e Trabalho e Escolas e Classes Multisseriadas.

III – Núcleo de estudos integradores

Estão inclusos os Seminários Integradores e as horas complementares

Componente Carga horária Créditos
Seminários Integradores 1 60 4
Seminários Integradores 2 60 4
Seminários Integradores 3 60 4
Seminários Integradores 4 45 3
Seminários Integradores 5 60 4
Seminários Integradores 6 60 4
Horas complementares 210 14
TOTAL 555 37
Atividades de Ensino
Componente Carga horária Créditos
Estágio supervisionado na educação infantil 150 10
Estágio supervisionado no Ensino Fundamental – anos iniciais. 150 10
Estágio supervisionado na Educação de Jovens e adultos 150 10
TOTAL 450 30

Cabe destacar que o curso de Licenciatura em Pedagogia prevê sua organização curricular organizada em eixos anuais e temas geradores por etapa.

Eixo anual 1

A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA

Tema Gerador/ Trabalho Interdisciplinar

1ª Etapa

Pesquisa como princípio educativo: a escrita de si

Tema Gerador/ Trabalho Interdisciplinar

2ª Etapa

Pesquisa na docência: a relação escola e comunidade

Eixo anual 2

A INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Tema Gerador

3ª Etapa

O cotidiano escolar e os processos de gestão

Tema Gerador

4ª Etapa

Ensaios propositivos para a educação infantil

Eixo anual 3

A DOCENCIA E OS PROCESSOS EDUCATIVOS

Tema Gerador

5ª Etapa

Ensaios propositivos para os anos iniciais

Tema Gerador

6ª Etapa

A docência na educação infantil

Eixo anual 4

DOCENCIA COMO PROCESSO EDUCATIVO: EDUCAÇÃO E PLURALIDADES.

Tema Gerador

7ª Etapa

Prática Docente nos anos iniciais de Ensino Fundamental

Tema Gerador

8ª Etapa

Prática Docente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Assim, a disposição dos componentes curriculares, bem como suas articulações, se dará em torno do tema gerador do semestre e terá visibilidade nos Seminários Integradores com a produção de trabalhos interdisciplinares que serão avaliados por todos os componentes curriculares do semestre. Este componente curricular desenvolverá semestralmente workshops para apresentações dos trabalhos desenvolvidos com as devidas reflexões e debates em torno da temática semestral. Além disto, durante o desenvolvimento do curso, buscou-se a articulação das dimensões político-filosóficas e específicas da formação de um licenciado em Pedagogia. Nesta perspectiva, observaram-se a construção de componentes que articulam aspectos educacionais e a sociedade em sua diversidade e complexidade.