Disciplinas do Programa

A Questão Agrária e o Desenvolvimento (Rural) – Evolução, Trajetórias e

A Questão Agrária e o Desenvolvimento (Rural)

Modos de produção e relação com a terra Evolução da Estrutura Agrária no Brasil e na América Latina Questão Agrária e Desenvolvimento Rural Elementos contemporâneos da Questão AgráriaProfessores

Prof. Permanente (ensino e orientação)

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daniela.kuhn@ufrgs.br

Prof. Permanente (ensino e orientação)

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edu_292000@yahoo.com.br

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

A agricultura no desenvolvimento agrário e o lugar das formas de produção e trabalho não capitalistas. Campesinato, sociedades camponesas e agricultura familiar em uma perspectiva multidisciplinar. A agricultura familiar nas sociedades contemporâneas: perspectivas comparadas. A modernização da agricultura, diferenciação social e econômica da agricultura, estilos de agricultura. O Estado e as políticas públicas que afetam a agricultura familiar e o desenvolvimento rural. Formas de organização e ação coletiva dos agricultores no meio rural. Ruralidade, pluriatividade e territorialidade. Agricultura familiar e campesinato no Brasil. A agricultura familiar, o agronegócio, os sistemas/regimes agroalimentares e o desenvolvimento rural.Professores

Prof. Permanente (ensino e orientação)

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schneide@ufrgs.br

Agricultura e Sustentabilidade A

Agricultura e Sustentabilidade

A questão ambiental e o desenvolvimento: a evolução, fatores antrópicos de desequilíbrio ambiental (extinções, destruição de habitats e mudanças climáticas) e cenários para o Planeta Terra; A evolução da agricultura: fatores ecológicos determinantes, crises e perspectivas; Epistemologia da Agroecologia; Bases teóricas da sustentabilidade – ecossistemas e agroecossistemas; Escolas de agricultura ecológica; Transições à agricultura sustentável – experiências e políticas públicas; Segurança alimentar x soberania alimentar. A problemática das biotecnologias.Professores

Prof. Colaborador (ensino e orientação)

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fabiods@ufrgs.br

Alimentação e Cultura como Abordagem para o Estudo do Rural

Alimentação e Cultura como Abordagem para o Estudo do Rural

Alimentação e cultura. Estudo de teorias e abordagens pertinentes à prática da investigação sócio-antropológica de fenômenos sociais referentes ao mundo rural. Introdução à antropologia do campesinato.Professores

Prof. Colaborador (ensino e orientação)

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fabianathomedacruz@gmail.com

Prof. Permanente (ensino e orientação)

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renata.menasche@gmail.com

Alimentação, Mercados e Consumo

Alimentação, Mercados e Consumo

Introdução as principais abordagens teóricas da sociologia da alimentação que tratam de compreender o moderno sistema alimentar e as relações entre alimentos, saúde e ambiente sob um ponto de vista político e social. Sociogênese dos hábitos alimentares a partir das rotinas e práticas alimentares. Tendências de consumo: etização, estetização, saudabilidade e movimento políticos de contestação. O processo de desconexão da cadeia de abastecimento alimentar, a sua complexificação e seu domínio pela distribuição e por grandes impérios alimentares. As diversas crises e fraturas do modelo produtivista referentes à saúde pública, ao meio ambiente e à sociedade. As tendências sociais contestadoras como a criação, operação e desenvolvimento de cadeias curtas de abastecimento e sua imersão em valores e práticas sociais específicas; o papel do consumo e do consumidor no direcionamento das cadeias de abastecimento e no desenho de novas relações e modelos agroalimentares. A escala local e o envolvimento da cultura, do território e de outros atributos na distinção e qualificação dos alimentos em contraponto aos produtos padronizados e de escala global. O papel e a influência do Estado e das políticas públicas na determinação dos modelos agroalimentares. As políticas de Segurança Alimentar e Nutricional e as diferentes posturas do Estado em relação ao enfrentamento das desigualdades de renda e aos problemas nutricionais, sociais e ambientais.Professores

Prof. Colaborador (ensino e orientação)

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fabianathomedacruz@gmail.com

Prof. Permanente (ensino e orientação)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9374550818298328

schneide@ufrgs.br

Ambiente e Desenvolvimento em Disputa

Socioantropologia dos Conflitos Ambientais

Abordagem das principais correntes teóricas para compreensão e análise de contextos nos quais o ambiente está no centro de disputas; comparação crítica das possibilidades e lacunas entre diferentes perspectivas teóricas; mobilização das perspectivas teóricas em relação a vários problemas e objetos empíricos de análise. Sociologia ambiental: do rural ao ambiental; Modernização, risco e desastre; Justiça ambiental e Ecopolítica; Conflitos ambientais e ambientalização; Epistemologias ecológicas; Biodiversidade; Ambiente e grandes projetos de desenvolvimento; Barragens, mineração e polos petroquímicos; Mudanças climáticas: Antropoceno, Gaia, negociações internacionais e conflitos.Professores

Prof. Permanente (ensino e orientação)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3759940793842831

lorena.fleury@ufrgs.br

Antropologia, Bichos e Plantas

Antropologia, Bichos e Plantas

Na interface com os estudos da antropologia da ciência e da tecnologia, bem como da etnologia indígena, um corpo de pesquisas tem se ocupado das relações mantidas entre animais, plantas e outros não humanos com os quais partilhamos existências. Seus debates tocam de modo central as relações entre naturezas e culturas, reportando instabilidades e controvérsias por elas suscitadas. Ademais, colocam desafios à antropologia, especialmente às dicotomias entre sujeitos e objetos e aos grandes divisores entre “nós” e “eles”. A presente disciplina tem por objetivo realizar uma introdução ao tema e refletir sobre as perguntas centrais e o ferramental analítico desenvolvido para pensar conexões entre humanos, animais e plantas. Fungos, bactérias e leveduras configuram também tópicos nesta conversa. Mediante a leitura e discussão de textos, sobretudo de caráter etnográfico, serão focalizados temas tais como agência, intersubjetividade, interespecificidade, relacionalidades e espécies companheiras. A bibliografia sugerida busca inspirar pesquisas futuras, sugerindo caminhos e propostas de abordagem sobre o tema.Professores

Prof. Permanente (ensino e orientação)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2945823100984166

renata.menasche@gmail.com

Arranjos Interorganizacionais e Estratégias para o Desenvolvimento Rural

Arranjos interorganizacionais e estratégias para o desenvolvimento rural

Formação dos arranjos interorganizacionais e contribuições analíticas das Teorias Econômica e Organizacional. Estudo dos arranjos interorganizacionais sob três perspectivas: relações de interdependência setorial (cadeias produtivas, sistemas agroindustriais e formas de coordenação); estratégias organizacionais (redes, cadeia de suprimentos, cadeias curtas); e localização dos agentes produtivos (Clusters e sistemas produtivos locais. Estratégias em arranjos interorganizacionais voltados para o desenvolvimento rural.Professores

Avaliação de Impactos Ambientais

Avaliação de Impactos ambientais

Histórico da temática ambiental. Fundamentos teórico-metodológicos na perspectiva da análise ambiental. Critérios para avaliação de impactos ambientais. Métodos e técnicas de avaliação de impactos ambientais.Professores

Prof. Permanente (ensino e orientação)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3794501405530329

verdum@ufrgs.br

Conhecimento, Inovação e Transições Sociotécnicas na Agricultura

Conhecimento, Inovação e Transições…

A relação conhecimento e desenvolvimento. Modernização, desenvolvimento tecnológico e o mundo rural. A universalização do conhecimento e a pluralidade cognitiva relacionada ao trabalho agrícola. Ação social, interface e conhecimento. Inovação e novidade na agricultura. O enfoque das transições sociotécnicas. A territorialização da inovação.Professores

Prof. Permanente (ensino e orientação)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9010752835148401

flavia.marques@ufrgs.br

Construção do Conhecimento no Desenvolvimento Rural

Trajetórias das abordagens relacionadas a ensino, pesquisa e extensão rural. Contextualização de diferentes processos de geração do conhecimento. Abordagem crítica dos métodos de aproximação, informação e comunicação, associada aos diferentes processos de mediação nos espaços rurais. Relação das políticas públicas direcionadas a pesquisa e extensão para a agricultura e processos diferenciados de geração do conhecimento. Métodos participativos para a construção do conhecimento a partir da análise de casos e de exercícios de aplicação de ferramentas para diagnóstico e planejamento de ações em programas de desenvolvimento rural.Professores

Prof. Permanente (ensino e orientação)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1817206962523048

abracagioli@gmail.com

Desenvolvimento Rural I

Desenvolvimento Rural I – Doutorado

Ciências sociais e desenvolvimento. Sociologia e Antropologia do desenvolvimento. Ambiente e desenvolvimento. Instituições, atores e processos de desenvolvimento. Papel do Estado e da sociedade civil no desenvolvimento. Debate contemporâneo sobre o desenvolvimento. Problemática do desenvolvimento rural no Brasil. “Questão ambiental” e o desenvolvimento (rural). A (In)sustentabilidade do desenvolvimentoProfessores

Desenvolvimento Rural II

Doutorado

A ideologia do progresso e do desenvolvimento. Capitalismos tardios: do desenvolvimentismo ao neoliberalismo. Desenvolvimento capitalista: o progresso técnico e o meio rural. A questão agrária brasileira: revisão histórica da discussão. A intervenção do Estado na agricultura. As políticas econômicas e agrícolas brasileiras. As políticas econômicas e agrícolas internacionais. As diferentes representações da natureza e do desenvolvimento. Desenvolvimento e sustentabilidade.Professores

Desenvolvimento Socioeconômico, Território e Ambiente

Ética e economia. Economia (neo)clássica e os fatores de produção (in)esgotáveis. O debate crescimento x desenvolvimento e o ambiente. Economia dos recursos naturais. Economia ambiental. O aparato institucionalista e a emergência dos estudos multidisciplinares: a economia ecológica e a emergência dos estudos territoriais. Estudos de caso.Professores

Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional no Rural: Práticas d

Bracagioli

A prática de ensino desenvolvida em contextos de projetos de extensão e pesquisa em desenvolvimento territorial. Reflexões sobre o exercício da docência e o seu papel na formação de cidadãos participativos. Papel das instituições acadêmicas, em seu tripé ensino, extensão e pesquisa, no fortalecimento de processos de desenvolvimento rural. Segurança Alimentar e Nutricional como tema integrador, analisada por meio de eixos temáticos (disciplinas).Professores

Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional no Rural: Reflexão e

Reflexão e Planejamento da Docência

Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional como tema a ser integrado a eixos temáticos (disciplinas), propostos por contextos dos Territórios Rurais. Reflexões sobre o exercício da docência, seu contexto institucional e o papel na formação de cidadãos participativos. Ferramentas tecnológicas para a construção da prática docente no contexto do tema integrador.Professores

Desenvolvimento, Pós-colonialismo e Pós-desenvolvimento

Desenvolvimento, Pós-colonialismo e Pós Desenvolvimento

A modernidade, o eurocentrismo, o colonialismo e novas modalidades interpretativas sobre poder, Estado e governo. Estudo das críticas do desenvolvimento, o pós-colonialismo e o pós-desenvolvimento. Interpretação dos processos históricos e sociais sobre o campo do desenvolvimento sob a perspectiva da descolonização epistemológica.Professores

Desenvolvimento: Teorias, Temas e Processos

As ciências sociais e o desenvolvimento. Teorias de desenvolvimento econômico. Sociologia do desenvolvimento. O desenvolvimentismo. A crítica ao desenvolvimento. As instituições, os atores e os processos de desenvolvimento. O papel do Estado e da sociedade civil no desenvolvimento. O debate contemporâneo sobre o desenvolvimento. O desenvolvimento rural: autores, teorias e temas. A problemática do desenvolvimento rural no Brasil.Professores

Desigualdades e Diferenciações Sociais no Rural

Desigualdades e Diferenciações Sociais no Rural

Análise das dinâmicas sociais na perspectiva da desigualdade e diferença sociais, com foco no rural e referenciadas nas principais teorias e autores de referência, tanto clássicos quanto contemporâneos. A estratificação social do ponto de vista conceitual, histórico e operativo na sociedade brasileira, especialmente a rural.Professores

Dinâmicas do Desenvolvimento Capitalista e o Brasil

Dinâmicas do Desenvolvimento Capitalista e o Brasil

1 A ideologia do progresso e do desenvolvimento 2 Transfiguração da riqueza 3 A emergência do Brasil urbano-industrial: a favela e a economia de subsistência urbana 4 Capitalismos tardios: do desenvolvimentismo ao neoliberalismo 5 Generalização do espaço urbano: desenvolvimentismo e o espaço urbano-metropolitano 6 A cidade neoliberal vs. a cidade democrática 7 A favelização ampliada no Brasil do social-desenvolvimentismo e a favelização do mundo 8 Questões contemporâneas do desenvolvimento: ambiente, mudança demográfica e persistência das desigualdadesProfessores

ESTUDOS AVANÇADOS EM DESENVOLVIMENTO RURAL II

O debate conceitual em torno das noções de território e (meio)ambiente. As novas questões sobre o rural: ruralidades, territórios e conflitos. Cadeias produtivas e territorialidade. A questão ambiental e o desenvolvimento (rural) (sustentável). Dinâmicas demográficas e o desenvolvimento (rural). Conflitos (socio)ambientais e o desenvolvimento (rural). Sistemas agrários e o desenvolvimento rural. Práticas agrícolas sustentáveis, ambiente/ecologia e desenvolvimento rural. Etnoecologia e Etnodesenvolvimento. Alimentação, segurança alimentar e cultura na perspectiva do desenvolvimento rural. Saúde, ambiente e desenvolvimento.Professores

Estrutura e Dinâmica de Sistemas Agroindustriais

Produção, consumo e formação de preços de produtos agrícolas: as tendências de intensificação das relações intersetoriais. A diferenciação dos conceitos e suas interpretações: sistemas, complexos e cadeias agroindustriais. Organização agroindustrial: a conformação e a evolução da estrutura dos mercados agroindustriais. Caracterização dos atores e suas relações: comportamento estratégico, integração e contratos. A evolução e as perspectivas tecnológicas nos diferentes elos das cadeias agroalimentares. O ambiente institucional e o processo de formulação e implementação de políticas públicas e privadas, como condicionante do desempenho das cadeias agroindustriais. O mercado internacional de produtos agroindustriais. Mercados para a agricultura e a agroindústria familiar, formas associativas.Professores

Estudos Avançados em Desenvolvimento Rural

Estudos Avançados em Desenvolvimento Rural

As ciências sociais e o desenvolvimento. As instituições, os atores e os processos de desenvolvimento. O papel do Estado e da sociedade civil no desenvolvimento. O debate contemporâneo sobre o desenvolvimento. A problemática do desenvolvimento rural no Brasil.Professores

Etnoecologia e Gestão Socioambiental

Etnoecologia e Gestão Socioambiental

A Etnoecologia enquanto uma abordagem na interface entre os campos científicos das ciências sociais e naturais e o seu aporte na análise da questão ambiental e o desenvolvimento rural. A gestão da diversidade biológica: as perspectivas do preservacionismo, conservacionismo e socioambientalismo. As populações tradicionais e sua relação com a gestão da agrobiodiversidade. A Etnoconservação e a gestão socioambiental: os sistemas socioculturais, o manejo de recursos naturais e a gestão compartilhada. Os marcos legais e os instrumentos de etnoconservação. Metodologias de elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação e de Mercados Ambientais. Princípios éticos nas pesquisas em Etnoecologia.Professores

Evolução e Diferenciação de Sistemas Agrários

Evolução e Diferenciação de Sistemas Agrários

Conceitos e aplicação da teoria sistêmica para o estudo de realidades agrárias complexas. O estudo de sistemas agrários e suas abordagens. Origem, evolução e diferenciação dos sistemas agrários: do neolítico a agricultura industrial do século XX. A agricultura em algumas regiões da América Latina e sua evolução histórica. Caracterização, evolução e diferenciação dos sistemas agrários no estado do RS.Professores

Inserção Brasileira no Capitalismo Contemporâneo

A ideologia do progresso e do desenvolvimento. Geopolítica e Geoeconomia. G eopolítica e sistemas monetários. Transfiguração da riqueza. Capitalismos tardios: do desenvolvimentismo ao neoliberalismoProfessores

Mediações Político-culturais no Mundo Rural

Mediações Político-Culturais no Mundo Rural

O espaço das mediações sob perspectivas epistemológicas contrastantes. Por uma sociologia da trajetória dos mediadores e suas lógicas de engajamento. Trajetórias, estratégias e práticas político-culturais na mediação de políticas públicas de desenvolvimento.Professores

Mercados, Instituições e Estratégias para o Desenvolvimento Rural

Mercados, Instituições e Estratégias para o Desenvolvimento Rural

Conceitos e características dos mercados agrícolas e agroindustriais. Intervenção governamental. Tópicos de Economia Institucional: Economia dos Custos de Transação, Nova Economia Institucional, Contratos e Direitos de Propriedade. Estruturas de mercado e Comportamento Estratégico. Sistemas e cadeias agroindustriais e arranjos produtivos.Professores

Metodologia Qualitativa

Metodologia Qualitativa

Fundamentos e abordagens teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. O pesquisador e seu objeto na pesquisa qualitativa. Modalidades e técnicas de pesquisa qualitativa: características, possibilidades e limites. Análise de dados qualitativos. Qualidade da pesquisa qualitativa.Professores

Métodos Quantitativos

Métodos Quantitativos

Organização de dados e estatística descritiva: distribuições de frequências, medidas de localização e de variabilidade. Medidas de desigualdade e de concentração. Probabilidades e distribuições. Inferência estatística, intervalos de confiança, testes paramétricos e não-paramétricos. Testes t, F, ?2, ANOVA. Análise multivariada: covariância, correlação e análise de regressão. Problemas na estimação de modelos de regressão. Análise de séries temporais e números índices. Análise fatorial e análise de agrupamentos (clusters).Professores

Oficina de Pesquisa Interdisciplinar

A interdisciplinaridade na pesquisa. Conceitos/definições/enfoques de interdisciplinaridade. Metodologias privilegiadoras da interdisciplinaridade. A construção de problemáticas interdisciplinares. A relação sociedade – natureza sob a perspectiva interdisciplinar. Epistemologia da interdisciplinaridade. Seminários de pesquisa interdisciplinar.Professores

PERSPECTIVA ORIENTADA AO ATOR E SEUS DESDOBRAMENTOS NOS ESTUDOS DO DESEN

PERSPECTIVA ORIENTADA AO ATOR E SEUS DESDOBRAMENTOS

O debate do desenvolvimento e a emergência de um paradigma centrado nos atores. As bases da Perspectiva Orientada ao Ator: fundamentos, conceitos e possibilidades analíticas. Os atores e a criação de novos espaços de ação: inter-relações entre práticas sociais, conhecimento, materialidades e mudança social. A ampliação conceitual e analítica pelo diálogo com outras abordagens e temas contemporâneos.Professores

Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural

Os projetos de desenvolvimento e as particularidades do meio rural. Planejamento e o processo de tomada de decisão. Diagnóstico de realidades sociais, produtivas e econômicas do meio rural. Caracterização de unidades de produção agrícolas e sistemas de produção. Elaboração de projetos de desenvolvimento rural: estrutura e etapas de operacionalização. Gestão, acompanhamento e monitoramento de projetos de desenvolvimento rural. Análise e avaliação crítica de projetos e programas de desenvolvimento rural.Professores

Políticas Públicas para a Agricultura e Questão Agrária

Desenvolvimento capitalista: o progresso técnico e o meio rural. A questão agrária brasileira: revisão histórica da discussão. A intervenção do Estado na agricultura. As políticas econômicas e agrícolas brasileiras. As políticas econômicas e agrícolas internacionais.Professores

Problematizando o Desenvolvimento Rural: questões e perspectivas contemp

Problematizando o DR – Mestrado

O mundo rural sul-brasileiro como universo empírico para problematização do desenvolvimento rural. As diferentes perspectivas metodológicas para abordagem da diversidade do mundo rural. Multidisciplinaridade. A mediação social, intervenção e participação no desenvolvimento rural. Reflexões acerca de questões: lacunas e diretrizes para as pesquisas contemporâneas em desenvolvimento rural.Professores

Processo Decisório e Gestão de Unidades de Produção Agropecuária

Processo Decisório e Gestão de Unidades de Produção Agropecuária

Estudo do processo de tomada de decisão com vistas à gestão e o planejamento de unidades de produção agropecuária familiar, abordando esse processo desde um ponto de vista sistêmico, observando fases, fatores influentes, modelos, critérios, métodos e técnicas de auxílio e o contexto informação-decisão.Professores

Prática de Ensino I

Prática de Ensino I – Mestrado

EMENTA: Especificada no Plano de Ensino da disciplina a qual o aluno estará vinculado.Professores

Prática de Ensino II

Prática de Ensino II – Doutorado

Especificada no Plano de Ensino da disciplina a qual o aluno estará vinculadoProfessores

Relação Rural-Urbano e Desenvolvimento

Noções de rural e urbano. Origens e as dinâmicas geradoras de atividades não-agrícolas. Novas abordagens de desenvolvimento no contexto da relação rural-urbano. Políticas não-agrícolas como forma de incorporação da noção de multifuncionalidade dos espaços. Formas de representação simbólica do rural pelos urbanos. Experiências de congregação da relação rural-urbano.Professores

Seminário de Pesquisa Multidisciplinar em Desenvolvimento Rural

Seminário de Pesquisa – Doutorado

A pesquisa multidisciplinar em desenvolvimento rural. Estrutura dos projetos de pesquisa em nível do doutoramento: introdução, problema, justificativa, hipóteses, objetivos, abordagens teóricas, métodos, campo empírico e cronograma.Professores

Tecnociência, Natureza e Desenvolvimento

Tecnociência, Natureza e Desenvolvimento

A relação sociedade – natureza. Ciências sociais, sociedade/desenvolvimento e a questão ambiental. As abordagens sociais da questão ambiental. Ciência, técnica e natureza. A socialização da natureza e a incerteza fabricada. A sociedade de risco. Modernidade ecológica e sustentabilidade. Conflitos ambientais. Modernidade e (pós/de)colonialidade nos estudos da relação sociedade – natureza. Sociambientalismo e justiça ambiental. Ontologia e cosmologia na questão ambiental. A questão da sustentabilidade do desenvolvimento. Mudanças ambientais globais.Professores

Teoria e Prática da Pesquisa Científica A

Teoria e Prática da Pesquisa Científica

Examina o processo de elaboração do conhecimento humano. Trata das questões relacionadas com a ciência em geral, os paradigmas e os modelos de explicação da realidade. Propõe e discute os métodos científicos em sua gênese, classificação e diferentes usos. Apresenta a pesquisa científica e suas partes constitutivas, além das técnicas de pesquisa e os principais tipos de investigação, usados na pesquisa científica e na busca do saber. Propõe o processo da elaboração do projeto de dissertação.Professores

Teoria e Prática da Pesquisa Científica B

O processo de produção do conhecimento. Questões relacionadas à ciência, aos paradigmas e aos modelos na atualidade. O método científico e suas diferentes classificações, bem como a pesquisa científica e suas partes constitutivas, além das técnicas de pesquisa e os principais tipos de investigação científica. Delineamento e elaboração de projetos de pesquisa em geral e do projeto de dissertação, seja em sua apresentação bem como na discussão e apreciação crítica.Professores

Teoria e Prática da Pesquisa Científica C

Teoria e Prática da Pesquisa Científica

Examina o processo de elaboração do conhecimento humano. Trata das questões relacionadas com a ciência em geral, os paradigmas e os modelos de explicação da realidade. Propõe e discute os métodos científicos em sua gênese, classificação e diferentes usos. Apresenta a pesquisa científica e suas partes constitutivas, além das técnicas de pesquisa e os principais tipos de investigação, usados na pesquisa científica e na busca do saber. Propõe o processo da elaboração do projeto de dissertação.Professores

TÓPICOS ESPECIAIS IV

Políticas Alimentares no Brasil

Trajetória do abastecimento alimentar no Brasil. Políticas públicas de abastecimento e segurança alimentar no Brasil. Instrumentos de política pública. Interação entre Estado e Sociedade Civil na construção das políticas de abastecimento alimentar. Agricultura Familiar, Agronegócio e Desenvolvimento Rural. Mercados institucionais. Circuitos curtos. Agroecologia.Professores

Tópico Especial – Seminários em Desenvolvimento Rural

Seminários em Desenvolvimento Rural

Trata-se de uma série de encontros, nesta oferta teremos 9, que apresentam temas de interesse para nossos discentes.Professores

Tópico Especial VII

Sociohistoria e Gênero: contribuições para análise em pesquisas acadêmicas

Estudo das contribuições implicadas na discussão/construção do instrumental teórico-analítico adequado à identificação e análise da construção social dos sexos/gêneros.Professores

Tópico Especial VIII

Princípios de Agroecologia

Os problemas da agricultura moderna e a sustentabilidade; epistemologia da agroecologia; relações agroecosistemas-ecossistemas: validação de princípios ecológicos no estudo de agroecossistemas; grupos funcionais, estrutura, diversidade, estabilidade e resiliência em agroecossistemas; a agrobiodiversidade e a soberania alimentar; práticas alternativas; metodologias de análise e avaliação de agroecossistemas.Professores

Tópico Especial XII

Cadeias produtivas, sistemas agroindustriais e redes agroalimentares

Transformações recentes e seus impactos nos sistemas produtivos. A emergência do fenômeno dos arranjos interorganizacionais no contexto agrícola e agroindustrial; Objetivos do instrumental analítico utilizado para estudo das cadeias produtivas, dos sistemas agroindustriais e das redes agroalimentares. Abordagens clássicas sobre arranjos interorganizacionais para estudos das cadeias produtivas e dos sistemas agroindustriais: Agribusiness, Commodity System Approach; Analyse de Filières. Definições e contribuições das discussões sobre Complexos Agroindustriais, Sistemas Agroindustriais, Cadeias Produtivas e Redes Agroalimentares. Economia Industrial, Economia dos Custos de Transação e Competitividade; Supply Chain Management, Cadeia de Valor e logística; Localização industrial, redes de empresas e aglomerados produtivos. Teoria Institucional, Nova Sociologia Econômica e a noção de cadeias curtas e redes alimentares alternativas.Professores

Tópicos Especiais

Abordagens Contemporâneas sobre o Sistema Agroalimentar

Sistema agroalimentar em perspectiva histórica. Estado, globalização e conformação do sistema mundial. Regimes de acumulação capitalista, fordismo/pós-fordismo e regulação econômica. Governança das cadeias globais de valor e redes globais de produção. Qualidade, diferenciação, dispositivos e standards. Redes, convenções e instituições nos mercados agroalimentares. Sistemas alimentares localizados, circuitos curtos e redes alimentares alternativas. Neoextrativismo, acumulação por espoliação e novos imperialismos. Transições sociotécnicas, regimes e ordens alimentares.Professores

Tópicos Especiais

DESIGUALDADE, POBREZA E DESENVOLVIMENTO RURAL

Igualdade e desigualdades sociais. Elementos de Economia Política. Interpretações sobre desigualdade e pobreza, ao longo do tempo e atualmente Conceito e concepções das situações de pobreza. A intervenção do Estado. Pobreza Rural. Políticas de Combate a Pobreza. Desenvolvimento rural como elemento de combate às desigualdades sociais.Professores

Tópicos Especiais I:

Relação Rural-Urbano e Desenvolvimento

Noções de rural e urbano. Origens e as dinâmicas geradoras de atividades não agrícolas. Novas abordagens de desenvolvimento no contexto da relação rural-urbano. Políticas nãoagrícolas como forma de incorporação da noção de multifuncionalidade dos espaços. Formas de representação simbólica do rural pelos urbanos. Experiências de congregação da relação rural-urbano.Professores

Tópicos Especiais II:

Análise de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural

A definição de política pública; ciclo de política pública; a construção da agenda pública; as ideias, as crenças e as interpretações de mundo na construção das políticas públicas; os atores e seus interesses na intervenção do Estado; as instituições e suas oportunidades e resistências; as redes de política pública; capacidades estatais; a transferência de políticas públicas e suas problemáticas; a ação pública e seus instrumentos; a construção de políticas baseadas em evidênciasProfessores

Tópicos Especiais III:

Antropologia e Imagem

A disciplina apresenta o uso de imagens como forma de produção do conhecimento na inter-relação entre o científico e as artes,por meio de discussões sobre as relações entre as imagens e a etnografia e sobre a ampliação do espaço ocupado essencialmente pela linguagem textual. Propõe uma breve introdução à história da antropologia visual e discussões sobre as dimensões éticas, estéticas e políticas da produção e do uso de imagens na pesquisa científica. Propõe igualmente refletir por meio de imagens, sobre o rural para além de um espaço agrário e produtivo,mas constituído e construidor de vida, de saúde e de doença. Traz para a discussão as narrativas visuais de populações rurais e as experiências de trabalho,saúde e adoecimento. Finaliza com um exercício de produção de imagens (fotográficas ou videográficas) e com a construção de uma narrativa visual.Professores

Tópicos Especiais IX

O Debate Colonial e a Questão Ambiental

Introdução à dimensão ambiental do debate colonial. Perspectivas pós, de e anti-coloniais. O pensamento arquipélago. Terra, território e ambiente. Desenvolvimento e ambiente. Cosmopolíticas e conflitos ambientais. Colonialismo ambiental. A relação entre saberes locais e científicos na interface sociedades-naturezas. Ecologia política e perspectivas do “buen vivir”. Éticas e poéticas de existência.Professores

Tópicos Especiais V

Formação tecnológica sobre conceitos básicos de informática (Editor de Texto, Planilha eletrônica e Software de apresentação). Ambiente virtual de aprendizagem: plataforma MOODLE. Papel do aluno em cursos a distância (organização do estudo, disciplina, autonomia, etc.)Professores

Tópicos Especiais VI

Estudos Feministas, Desenvolvimento e o Rural

Histórico da produção e do processamento de alimentos na perspectiva do desenvolvimento rural; agricultura familiar e a produção de alimentos; mulheres e o processamento de alimentos; qualidade dos alimentos na ótica da segurança dos alimentos e da segurança alimentar e nutricional; agroindústrias familiares e legislação sanitária; políticas públicas e mercados institucionais; noção de risco associada aos alimentos e à alimentação; ambientes alimentares e segurança alimentar e nutricional; sistemas agroalimentares sustentáveis; valorização de alimentos tradicionais e artesanais.Professores

Tópicos Especiais X

Introdução à Antropologia da Alimentação

Estudo de teorias e abordagens pertinentes à prática da investigação antropológica dos fenômenos socioculturais relacionados à alimentaçãoProfessores

Tópicos Especiais XI

Oficina Introdutória à Produção Audiovisual

O uso do material audiovisual em pesquisa acadêmica. A preparação de um projeto envolvendo material audiovisual. Os diferentes papeis dentro de uma equipe de produção audiovisual e atividades relacionadas. Conceitos de edição. Estudo, planejamento, organização e execução da edição. Equipamentos, cuidados, controles de captação e sensibilidade. Iluminação. Áudio. Pesquisa, roteiro e argumento. Ferramentas técnicas de edição. Legendagem e acessibilidade. Exercícios em cada uma das etapas. Produção de um curta metragem e exibição. Reflexões sobre o processo de produção audiovisual e suas potencialidades em pesquisas antropológicas e em desenvolvimento rural.Professores

Tópicos Especiais XIII

Demografia e Desenvolvimento Rural

Dinâmicas demográficas e migratórias ao longo da história, com ênfase para o caso brasileiro. Os determinantes dos processos e dinâmicas demográficas: fecundidade, mortalidade e migração. Influências demográficas sobre a disponibilidade e alocação de trabalho no tempo e a divisão sexual do trabalho; efeitos das mudanças na composição familiar sobre a oferta de mão de obra, com ênfase para a realidade brasileira. A transição demográfica e os efeitos dos seus componentes sobre a agricultura familiar, com destaque para a família enquanto unidade de análise. Consequências econômicas, sociais e ocupacionais da mudança da estrutura etária e ocupacional em relação à agricultura familiar, com ênfase para as questões envolvendo a ruralidade contemporânea, a sucessão e o lugar dos jovens rurais, as questões de gênero, infância e o envelhecimento populacional. Fontes de dados demográficos.Professores

Tópicos Especiais em Instituições e Governança Agroindustrial

Tópicos especiais em Instituições e Governança Agroindustrial

Interpretação e análise de configurações agroindustriais. Compreensão dos mercados, sua lógica, fundamentos e contradições; institucionalismo e governança contratual; nova econo mia institucional e desenvolvimento rural.Professores

Tópicos Especiais em Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimenta

Os conceitos basilares da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN): Direito Humano à Alimentação Adequada e Soberania Alimentar. A trajetória da construção da SAN no Brasil e no contexto internacional. Escalas e indicadores de SSAN. Os sistemas alimentares como centralidade dos estudos da SAN e como determinante comum do conjunto de pandemias da desnutrição, obesidade e mudanças climáticas. Sociobiodiversidade: fundamentação teórico-conceitual. Sociobiodiversidade, sistemas alimentares sustentáveis, saúde integral e serviços ecossistêmicos. Interfaces entre Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: movimento, prática e ciência.Professores