VídeoTeca - PIBID - Matemática

     Durante os seminários sobre os textos foram feitas indicações de séries e filmes que tenham relação com a temática em discussão e debate pelos bolsistas do projeto. Em cada um dos arquivos de apresentação que estão com os acessos nos links disponíveis na página principal do projeto PIBID - Matemática @ visitante pode conhecer a temática e estrutura do seminário norteador, bem como também conhecer as indicações de séries e filmes. A presente página tem o objetivo de reapresentar tais sugestões já feitas, mencionando também uma pequena sinopse ou resumo. As imagens e informações aqui expostas foram extraídas de sites na internet e podem ser facilmente verificadas/validadas. O mais interessante a partir das sugestões aqui explicitadas é perceber o quanto de arte existe com relação a educação e também o quanto de educação pode ter relação com a arte. Que tod@s aproveitem para assistir e refletir sobre a temática presente em cada obra, que apesar de ficção, mostra e relaciona muitos elementos da nossa realidade. 





Sinopse: O filme relata a historia de um professor chamado Keating que possui métodos de aprendizagem diferenciados da escola onde ele irá trabalhar. Naquela época os alunos não tinham opção de escolher suas profissões, quem as escolhiam eram seus pais. Keating incentiva seus alunos a pensar de maneira própria, mas a direção da escola fica insatisfeita com a atuação dele, principalmente quando ele fala sobre a Sociedade dos Poetas Mortos. Os alunos gostam do novo professor e começam a superar seus medos e problemas. Os alunos formam uma nova Sociedade dos Poetas Mortos e vivem sobre o ideal Carpe Diem. Eles fazem encontros a noite em uma caverna para ler poemas. Um aluno em questão ganha ênfase no filme, é Neil, apaixonado por artes. Seu pai quer colocá-lo em um colégio militar, mas Neil não aceita e comete suicídio. Keating é acusado de ser responsável pela morte do aluno. O diretor assume suas aulas e os alunos fazem uma manifestação a favor de Keating.

Indicação: SEMINÁRIO 4


Sinopse: É um drama vivido por um professor negro em uma escola em um bairro de Londres. O professor, tomado de coragem, decide enfrentar uma classe indisciplinada de alunos adolescentes, disposto a transformá-los em futuros homens e mulheres de bem. O filme traz reflexões sobre alguns problemas sociais, raciais e outros próprios da fase insegura e muitas vezes angustiosa da adolescência. Também apresenta várias mensagens positivas em relação a tudo isso, como por exemplo, que é preciso se relacionar de igual para igual com os alunos, procurando conhecer o motivo de suas atitudes antes mesmo de criticá-las, pois mesmo sendo adolescentes, eles enfrentam problemas, e esses problemas precisam ser resolvidos. Mark Thackeray é um engenheiro negro que ao estar desempregado decide aceitar uma proposta de ser professor. A turma é de adolescentes que cursam o último ano e que não querem nada com a vida, são extremamente indisciplinados e liderados por Denham, Pamela Dare e Barbara Pegg, e estão determinados a acabarem com Thackeray, como fizeram com o professor anterior. Logo de início, percebe que a missão a desempenhar não vai ser fácil. Porém, acostumado já com as hostilidades, principalmente por ser negro, enfrenta o desafio, mesmo com seus colegas professores não acreditando na possibilidade de qualquer êxito em seu trabalho como professor. O que realmente faz diferença no método de ensino do professor Thackeray é quando ele percebe que eles estarão deixando a escola e enfrentando o mundo que os aguarda, batalhando por uma vaga no mercado de trabalho, com todas as responsabilidades exigidas pela vida adulta. Desde então o conteúdo das aulas passa a ser uma conversa franca entre professor e alunos sobre os mais diversos temas como, por exemplo, a vida, sobrevivência, amor, morte, sexo, casamento. Eles vão ter que se submeter a certas formalidades que fazem parte do mundo competitivo que os aguarda, desde a forma de se tratarem entre si, com respeito, ao modo de se vestirem.

Indicação: SEMINÁRIO 4



Sinopse: Clay Jensen, um estudante, volta para casa da escola um dia, e encontra uma caixa misteriosa deixada na sua varanda. Dentro da caixa, ele encontra sete fitas cassete de dois lados gravadas por Hannah Baker, sua colega de escola e amor não-correspondido, que tragicamente cometeu suicídio há duas semanas atrás. Na fita, Hannah desenvolve um diário de áudio emocional, detalhando os treze motivos pelos quais ela decidiu se suicidar. Suas instruções são claras: cada pessoa que recebe a caixa é um dos motivos pelos quais ela se matou. E, depois que cada pessoa termina de escutar das fitas, ela deve passar a caixa para a próxima pessoa. Se alguém decidir quebrar a corrente, um outro conjunto das fitas será vazado para o público. Cada fita se dirige a uma pessoa específica em sua escola e detalha o envolvimento da mesma em seu suicídio.

Indicação: SEMINÁRIO 4



Sinopse: As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.

Indicação: SEMINÁRIO 7



Sinopse: Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta Alan Turing, um aluno da Universidade de Cambridge, para entender códigos nazistas, incluindo o "Enigma", que criptógrafos acreditavam ser inquebrável. A equipe de Turing, incluindo Joan Clarke, analisa as mensagens de "Enigma", enquanto ele constrói uma máquina para decifrá-las. Após desvendar as codificações, Turing se torna herói. Porém, em 1952, autoridades revelam sua homossexualidade, e a vida dele vira um pesadelo.

Indicação: SEMINÁRIO 7



Sinopse: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Indicação: SEMINÁRIO 7



Sinopse: Na São Paulo do final da década de 50 está Maria Luiza, uma moça conservadora e completamente dependente de dois homens: seu pai, Ademar, e o marido dela, Pedro. No entanto, sua vida toma um rumo completamente diferente quando Pedro desaparece ao viajar para o Rio de Janeiro a fim de montar um restaurante. Maria Luiza, é claro, segue os rastros do marido, mas acaba transformando o sofisticado restaurante em uma casa noturna. Em terras cariocas, essa jovem passa então a descobrir um novo mundo na companhia de mulheres feministas e liberais e ao som da Bossa Nova.

Indicação: SEMINÁRIO 8



Sinopse: Biografia romanceada de Margareth Thatcher, que ocupou o cargo de Primeira Ministra britânica de 1979 a 1990. Agora uma mulher idosa e solitária, vítima do Mal de Alzheimer e, por causa disso, proibida de sair sozinha às ruas, Thatcher enfim decide livrar-se dos pertences do marido, Denis. Falecido há anos, é com ele, a quem vê e com quem conversa nas alucinações provocadas pelo Alzheimer, que a ex-Dama de Ferro preenche os momentos de solidão. Assim, a cada peça de roupa ou fotografia que redescobre entre os guardados, Thatcher relembra a própria vida. Da filha do quitandeiro que se formou em Oxford, até a renúncia ao cargo de Primeira Ministra, o filme irá então acompanhar sua entrada no Partido Conservador e o casamento com Denis, industrial que lhe deu o sobrenome e que foi o seu maior incentivador na política. Mostrará a eleição como parlamentar, em 1959, a nomeação para a Secretaria de Educação, a conquista da liderança do partido e, enfim, a eleição para a chefia de governo. Rigorosa e quase inflexível em sua política de contenção de gastos e criação de impostos, o que levou a greves, protestos e mesmo um atentado a bomba em sua casa, Thatcher veria sua popularidade subir ao declarar guerra contra a Argentina, pela posse das Ilhas Falklands.

Indicação: SEMINÁRIO 9



Sinopse: The Crown acompanha a história da rainha Elizabeth II e dos primeiros-ministros que, juntos, deram forma à Grã-Bretanha depois da Segunda Guerra Mundial. A série narra as histórias internas dos dois famosos endereços do mundo: o palácio de Buckingham e 10 Downing Street, incluindo as intrigas, romances e esquemas por trás dos eventos que moldaram a segunda metade do século 20.

Indicação: SEMINÁRIO 9



Sinopse: Uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. No filme a história do seqüestro é contada paralelamente à história de vida do seqüestrador, intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento.

Indicação: SEMINÁRIO 16



Sinopse: Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

Indicação: SEMINÁRIO 16



Sinopse: Will (Matt Damon) é um gênio, mas não consegue aceitar seu dom e prefere usar a máscara de um jovem encrenqueiro, debochado e violento. Ele tem vinte anos, mora em Boston, é orfão e escolhe para amigos pessoas pouco ou nada recomendáveis.Will é um leitor voraz e memoriza tudo o que lê,além de ser um verdadeiro fenômeno na matemática, mas ao invés de estudar,prefere desperdiçar seu talento envolvendo-se em bebedeiras e brigas com os amigos. Ele procura empregos que não exigem grandes habilidades intelectuais e trabalha então como servente (faxineiro) no M.I.T. (Massachussets Institute of Technology). Sem nunca ter frequentado os bancos de uma universidade, Will consegue resolver um complexo problema matemático que catedráticos levaram anos para decifrar. Desta forma ele chama a atenção de um professor, que descobre seu dom e o quer em sua equipe de matemática. Porém isso não é tão simples, porque Will já foi preso em decorrência das confusões em que se envolveu. Por determinação legal são estabelecidas duas condições: que ele trabalhe com o professor e que faça terapia. Em princípio nada funciona, pois Will debocha de todos os analistas, até conhecer Sean Maguire (Robin Willians).  Sean identifica o medo existente por trás das atitudes agressivas de Will, leva o jovem a refletir e analisar seu comportamento,seus valores e escolhas. Os dois (paciente e terapeuta) são teimosos, mas tornam-se amigos, porque Sean é o único que consegue quebrar as defesas do jovem, o único que consegue fazê-lo baixar as armas. Durante a evolução da terapia, Will se envolve com Skylar (Minnie Driver),uma rica estudante de Harvard.

Indicação: SEMINÁRIO 18




Voltar