5º ano

  • 5º ano (10 – 11 anos)

Jornada pelo Sistema Solar

Uma nave imaginária leva os espectadores a uma viagem de exploração pelos componentes do Sistema Solar. A Lua é o primeiro astro a ser visitado, e a seguir, ruma-se para os planetas rochosos . No Sol, observam-se as manchas e protuberâncias solares. São abordados os movimentos terrestres e o surgimento da vida no nosso planeta. A viagem prossegue pelos planetas gasosos até os limites do Sistema Solar.

Com duração de aproximadamente 50 minutos, esse programa é recomendado para estudantes a partir do 5° ano fundamental. Trata sobre o Sistema Solar e suas características: o Sol, planetas e seus satélites, meteoros, cometas, Nuvem de Oort, movimentos de rotação e translação, estações do ano e fases da Lua.

2035 uma Viagem pelos Planetas

No ano de 2035, em uma espaçonave partindo da Lua, a comandante  e o computador de bordo levam os passageiros a uma exploração científica através do Sistema Solar, apresentando o Sol, planetas, asteróides e cometas.

Com duração de aproximadamente 37 minutos, esse programa é recomendado para estudantes a partir do 4° ano fundamental. Trata sobre Sistema Solar: o Sol, planetas, seus movimentos e satélites; a Lua, Titã (o maior satélite de Saturno), grupo de asteroides Troianos, cometas e sua associação às chuvas de meteoros.

Missão Gea

A nave Gea é composta de aparelhos reais e mecanismos ficcionais, podendo  viajar tanto no espaço físico do Sistema Solar quanto reviver o passado, indo até ao tempo das fábulas. Personagens e humanos vivem o mesmo desafio: decidir sobre o destino da nave. Assim como o de Gea, o destino da Terra também é desconhecido.

Com duração de aproximadamente 58 minutos, esse programa é recomendado para estudantes do 4° e 5° ano fundamental. Através da mitologia, fala sobre o Sistema Solar, a origem do nome dos planetas, o mito de Caos e Gaia, a lenda grega da criação, Nuvem de Oort, satélites, cometas e asteróides.