Sessões Dominicais/Férias

  • Infantil – 16h

Sou Parecido com as Estrelas

As estrelas têm sua própria cor, nomes estranhos e são consideradas jovens, mesmo que tenham milhares de anos. Elas podem viver solitárias ou em grupos, ser gigantes como Aldebaran, amarelas como o Sol, ou velhas como as anãs brancas. Observadas por diversas culturas, elas sempre foram de grande interesse da humanidade, mas só as crianças ainda conhecem o segredo do caminho que leva às estrelas.

Com duração de aproximadamente de 38 minutos, esse programa é recomendado para crianças do 1° ao 3° ano fundamental. Apresenta estrelas múltiplas e grupos estelares, cometas, constelações, Via Láctea; nascimento e vida de uma estrela; Sistema Solar (breve apresentação).

  • Adultos – 18h

A Terra e o Céu

Utilizando os recursos do Planetário são demonstrados, e explicados, alguns fenômenos entre a Terra e o céu.

O espectador poderá conferir como ocorre o movimento diurno das estrelas em Porto Alegre, no equador e no polo Sul. Na passagem pelo polo, pode-se observar dois fenômenos: o sol da meia-noite e as auroras polares.

Com duração de aproximadamente 44 minutos, esse programa é recomendado para estudantes a partir do 8° ano fundamental, entretanto, não contempla conteúdo específico sobre Sistema Solar. Trata dos movimentos da Terra, movimento diurno dos astros em diferentes latitudes, estrelas circumpolares; sol da meia-noite, auroras polares, estações do ano, movimento aparente anual dos planetas, meteoros e arco-íris.

Lembrando que os ingressos nas sessões de domingo são 1kg de alimento não perecível por pessoa ou pagamento de R$5,00 no cartão de crédito/débito. É recomendado chegar com antecedência.