Sessões Dominicais

20 de outubro de 2019 

16h e 17h – Sessão infantil – Sou Parecido com as Estrelas

As estrelas têm sua própria cor, nomes estranhos e são consideradas jovens, mesmo que tenham milhares de anos. Elas podem viver solitárias ou em grupos, ser gigantes como Aldebaran, amarelas como o Sol, ou velhas como as anãs brancas. Observadas por diversas culturas, elas sempre foram de grande interesse da humanidade, mas só as crianças ainda conhecem o segredo do caminho que leva às estrelas.

Com duração de aproximadamente de 38 minutos, esse programa é recomendado para crianças do 1° ao 3° ano fundamental. Apresenta estrelas múltiplas e grupos estelares, cometas, constelações, Via Láctea; nascimento e vida de uma estrela; Sistema Solar (breve apresentação).

18h – Sessão adulta – Jornada pelo Sistema Solar

Uma nave imaginária leva os espectadores a uma viagem de exploração pelos componentes do Sistema Solar. A Lua é o primeiro astro a ser visitado, e a seguir, ruma-se para os planetas rochosos . No Sol, observam-se as manchas e protuberâncias solares. São abordados os movimentos terrestres e o surgimento da vida no nosso planeta. A viagem prossegue pelos planetas gasosos até os limites do Sistema Solar.

Com duração de aproximadamente 50 minutos, esse programa é recomendado para estudantes a partir do 5° ano fundamental. Trata sobre o Sistema Solar e suas características: o Sol, planetas e seus satélites, meteoros, cometas, Nuvem de Oort, movimentos de rotação e translação, estações do ano e fases da Lua.

Ingresso R$ 5,00 (cartão de débito/crédito) ou 1kg de alimento. A bilheteria abre às 15h.

A cúpula possui capacidade máxima para 120 lugares, sendo este o número de vagas por sessão.