Sessões de Férias

Programação na cúpula

O Príncipe Sem Nome

Num planeta distante vive, sozinho e triste, o príncipe sem nome. Mas com a chegada de uma nave vinda da Terra, trazendo Alex e seu cachorrinho Pollux, tudo muda. Os novos amigos viajam juntos de volta à Terra guiando-se pelas constelações. No retorno, o príncipe conhece o Sol e os planetas do Sistema Solar.

Com duração de 38 minutos, esse programa é recomendado para crianças a partir de 5 anos. Apresenta o Sistema Solar: O Sol e seu percurso diário, a Lua (com suas fases e características), planetas, fenômeno da sombra, diferença entre estrelas e planetas, constelações e suas principais estrelas.

Sou Parecido com as Estrelas

As estrelas têm sua própria cor, nomes estranhos e são consideradas jovens, mesmo que tenham milhares de anos. Elas podem viver solitárias ou em grupos, ser gigantes como Aldebaran, amarelas como o Sol, ou velhas como as anãs brancas. Observadas por diversas culturas, elas sempre foram de grande interesse da humanidade, mas só as crianças ainda conhecem o segredo do caminho que leva às estrelas.

Com duração de aproximadamente de 38 minutos, esse programa é recomendado para crianças a partir de 9 anos. Apresenta estrelas múltiplas e grupos estelares, cometas, constelações, Via Láctea; nascimento e vida de uma estrela; Sistema Solar (breve apresentação).

O Cosmos

A Via-Láctea é o endereço do Sistema Solar no universo. É composta por bilhões de estrelas e oferece muitas atrações: nebulosas brilhantes e escuras, aglomerados, estrelas gigantes e anãs. Como observadores na Terra, podemos acompanhar fenômenos que refletem a dinâmica do nosso sistema planetário: estações do ano, fases da Lua e eclipses.

Com duração de aproximadamente 52 minutos, esse programa é recomendado para estudantes a partir de 12 anos e adultos. Trata sobre os movimentos da Terra, as estações do ano, eclipse Solar e Lunar, fases da Lua e comentários gerais sobre o Sistema Solar.

Programação no Planetário Itinerante Digital

As Aventuras de Zito

História do mascote do Planetário da Unipampa, que viaja de seu planeta até a Terra, conhecendo as constelações do Cruzeiro do Sul, Órion e Cão maior. Sessão de 12 minutos ideal para crianças até 8 anos.

Formas

O filme aborda a forma da Terra e dos planetas utilizando-se de metáforas lúdicas, além de exibir dois clipes de música de estilo folclórico nordestino que falam do céu e das estrelas em linguagem semelhante ao cordel. Sessão de 15 minutos, recomendada para crianças até 8 anos.