Planetário EAD

O Planetário EAD é um projeto que oferece cursos de extensão à distância com o objetivo de proporcionar ao público alvo (professores/as da Educação Básica) acesso a conceitos astronômicos tradicionalmente presentes na matriz curricular da Educação Básica. Procura-se destacar as interfaces entre as diferentes áreas do conhecimento, disponibilizando material didático teórico e prático voltados à sala de aula/espaços de aprendizagem.

Pretende-se que o curso se constitua em um espaço de troca de saberes e conhecimento entre os participantes para a construção de novas abordagens e práticas didáticas voltadas ao Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, relacionando os tópicos trabalhados aos programas ofertados pelo Planetário da UFRGS Prof. José Baptista Pereira, sempre que possível.

No momento o Planetário da UFRGS está ofertando a segunda versão do curso Planetário EAD: Sistema Solar na Sala de Aula.  O Curso é dividido em três módulos independentes, com 40 horas cada, distribuídas ao longo de 8 semanas.

Encontram-se abertas as inscrições para o curso Planetário EAD II:
Sistema Solar na Sala de Aula – Módulo I
  • Período de inscrição: até 27 de julho.
  • Período de duração do curso: 05 de Agosto a 30 de setembro
  • Via Plataforma Moodle
  • Haverá Certificado
  • Custo: R$ 50,00 (público externo), R$ 20,00 (público interno UFRGS)
  • Link para a inscrição: CIÊNCIA, CULTURA E ARTE NO PLANETÁRIO DA UFRGS

 

Modulo 1: ao longo de 8 semanas serão abordados os seguintes tópicos

Calendário Cósmico, neste primeiro tópico busca-se proporcionar uma visão global da história do Universo, fazendo uso da ideia do calendário cósmico.  Além disso, o objetivo é que os(as) cursistas saibam descrever os principais conceitos por trás de importantes tópicos da Astronomia que costumam despertar grande interesse do público escolar.

2. O Desenvolvimento da Astronomia: Uma Contextualização Históricaneste segundo tópico iremos estudar sobre como a Astronomia evoluiu ao longo do tempo – desde quando se tem registros até o presente momento-, considerando diferentes culturas. O objetivo é  perceber como a ciência, e neste caso a Astronomia, é uma construção humana e seu desenvolvimento está intimamente relacionado crenças e necessidades de cada civilização.  

Conhecendo o Software Stellarium, neste tópico será  trabalhado o software livre educacional  e de fácil acesso que pode ser usado para trabalhar nos mais diversos níveis da escolarização. Serão disponibilizados tutoriais e manuais para que os cursistas possam aprender a usar o software e utilizá-lo com seus alunos(as), para tanto serão desenvolvidas várias atividades a partir do software.

4. O Sol e sua Influência na Variação de Temperatura na Terra, neste tópico estudaremos o Sol e sua influência na variação de temperatura na Terra, abordando as estações do ano e o movimento anual aparente do astro.  Descreveremos as principais propriedades do Sol, em linhas gerais, abordando as manchas solares, a estrutura interna e sua maneira de produzir energia

Módulo 2 (previsão de início: 21 de outubro)

1.  Planetas do Sistema Solar, neste tópico trabalharemos com as definições de planeta, estudaremos os planetas observáveis a olho nu, a origem histórica dos nomes destes planetas, características geológicas, como placas tectônicas, campo magnéticos e atividades sísmicas existentes.

2. Corpos menores do SS, conheceremos os diferentes corpos em nosso Sistema Solar, como o cinturão de asteroides, cometas, a Lua e outros satélites.

A química dos céus, neste tópico abordaremos a composição química dos planetas e do Sol e o que esta nos diz da origem do Sistema e dos elementos químicos da Tabela Periódica, as densidades dos planetas e suas atmosferas.

Módulo 3 (previsão de início: janeiro de 2019)

1  Evolução das Teorias de Formação do Sistema Solar, teoria atual para formação e evolução (passada e futura): o que ela é capaz de explicar ou não ao compararmos com as características conhecidas do SS, Evolução das Teorias sobre Formação e Evolução, História da Ciência.

2 Missões espaciais para investigação do SS e colonização, missões espaciais como o lançamento de telescópios e sondas, ainda sim, será abordado perspectivas futuras para colonização e terraplanagem dos astros do Sistema Solar a fim de possibilitar sua colonização.

3. Surgimento da Vida na Terra, os modelos propostos para a origem da vida, períodos da história da Terra, extinções em massa, surgimento e evolução do ser humano, e perspectivas para o fim da vida na Terra.