Curso EAD: Explorando o Universo – dos Quarks aos Quasares

Em outubro, iniciará o curso Planetário EAD: Explorando o Universo – dos Quarks aos Quasares, parceria entre o Planetário da UFRGS Prof. José Baptista Pereira e o Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS e ministrado por diversos docentes da UFRGS. A coordenadora do projeto Planetário EAD, Profª Drª Daniela Borges Pavani, explica que o oferecimento do curso neste período de suspensão das atividades presenciais também é uma forma de manter os tutores das diversas ações do Planetário, que são pagos com a arrecadação: “O curso é pago no sentido de chamar a comunidade a contribuir, pois seguimos atuando e mantendo nossa equipe de estudantes, e disponibilizando materiais de forma gratuita e online, em projetos como Selene, Rimas Universais e Conversas Astronômicas”.

O curso, que é oferecido no início de cada ano letivo de forma presencial no Planetário Professor José Baptista Pereira, acontece concomitantemente com a cadeira ofertada aos alunos da UFRGS, com uma duração de cerca de 15 semanas, e tem seu material disponibilizado gratuitamente através do site Explorando o Universo – UFRGS. Este ano será disponibilizado em versão EAD na plataforma Moodle, contará com  tutoria, uma duração de cerca de 8 semanas e um certificado de 40h. Foram disponibilizadas 100 vagas, distribuídas em dois lotes de 50 vagas cada. De 12 a 16 de outubro, estão abertas as inscrições para vagas remanescentes pelo formulário deste link.

O valor integral da inscrição é R$84,00 (não inclusa a taxa de R$6 referente à emissão de certificado ao final do curso, que é opcional). Em cada lote, até metade das vagas são destinadas a estudantes da UFRGS, idosos e pessoas com dificuldades financeiras, que poderão solicitar desconto de 40% através do preenchimento do formulário de inscrição. Em qualquer uma das opções, poderá ser parcelado em até duas vezes no cartão de crédito ou pago à vista por boleto ou transferência bancária.