9º ano

  • 9º ano (14 – 15 anos)

Jornada pelo Sistema Solar

Uma nave imaginária leva os espectadores a uma viagem de exploração pelos componentes do Sistema Solar. A Lua é o primeiro astro a ser visitado, e a seguir, ruma-se para os planetas rochosos . No Sol, observam-se as manchas e protuberâncias solares. São abordados os movimentos terrestres e o surgimento da vida no nosso planeta. A viagem prossegue pelos planetas gasosos até os limites do Sistema Solar.

Com duração de aproximadamente 50 minutos, esse programa é recomendado para estudantes a partir do 5° ano fundamental. Trata sobre o Sistema Solar e suas características: o Sol, planetas e seus satélites, meteoros, cometas, Nuvem de Oort, movimentos de rotação e translação, estações do ano e fases da Lua.

2035 uma Viagem pelos Planetas

No ano de 2035, em uma espaçonave partindo da Lua, a comandante  e o computador de bordo levam os passageiros a uma exploração científica através do Sistema Solar, apresentando o Sol, planetas, asteróides e cometas.

Com duração de aproximadamente 37 minutos, esse programa é recomendado para estudantes a partir do 4° ano fundamental. Trata sobre Sistema Solar: o Sol, planetas, seus movimentos e satélites; a Lua, Titã (o maior satélite de Saturno), grupo de asteroides Troianos, cometas e sua associação às chuvas de meteoros.

O Cosmos

A Via-Láctea é o endereço do Sistema Solar no universo. É composta por bilhões de estrelas e oferece muitas atrações: nebulosas brilhantes e escuras, aglomerados, estrelas gigantes e anãs. Como observadores na Terra, podemos acompanhar fenômenos que refletem a dinâmica do nosso sistema planetário: estações do ano, fases da Lua e eclipses.

Com duração de aproximadamente 52 minutos, esse programa é recomendado para estudantes a partir do 6° ano fundamental. Trata sobre os movimentos da Terra, as estações do ano, eclipse Solar e Lunar, fases da Lua e comentários gerais sobre o Sistema Solar.

A Terra e o Céu

Utilizando os recursos do Planetário são demonstrados, e explicados, alguns fenômenos entre a Terra e o céu.

O espectador poderá conferir como ocorre o movimento diurno das estrelas em Porto Alegre, no equador e no polo Sul. Na passagem pelo polo, pode-se observar dois fenômenos: o sol da meia-noite e as auroras polares.

Com duração de aproximadamente 44 minutos, esse programa é recomendado para estudantes a partir do 8° ano fundamental, entretanto, não contempla conteúdo específico sobre Sistema Solar. Trata dos movimentos da Terra, movimento diurno dos astros em diferentes latitudes, estrelas circumpolares; sol da meia-noite, auroras polares, estações do ano, movimento aparente anual dos planetas, meteoros e arco-íris.

A Harmonia do Mundo

Seguindo uma ordem cronológica, o programa aborda o avanço do pensamento humano a respeito de leis que regem o nosso mundo e suas primeiras implicações políticas e filosóficas. Apresenta a evolução de sistemas como o heliocentrismo e o geocentrismo.

Com duração de aproximadamente 47 minutos, esse programa é voltado para estudantes a partir do 8° ano fundamental. Apresenta a história da astronomia: principais teorias sobre o Sistema Solar e o Universo – geocentrismo e heliocentrismo. As ideias de Giordano Bruno, Nicolau Copérnico, Gallileu Galilei e os trabalhos de Tycho Brahe estão presentes nessa narrativa histórica, que culmina na Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton.