Próximos Eventos

 

XIV Ciclo de Palestra do Instituto de Física 29/05 – 19h30

“Einstein e o radiante céu do Brasil: os cem anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral” com Cristina Furlanetto

A era moderna da Cosmologia iniciou com a publicação da Teoria da Relatividade Geral por Einstein em 1915. Esta teoria faz uma descrição geométrica da gravitação e uma de suas principais premissas é que matéria e energia modificam a malha do espaço-tempo, podendo inclusive defletir a trajetória da luz que viaja por ele. O primeiro experimento para confirmar observacionalmente a teoria de Einstein foi realizado em 29 de maio de 1919, durante um eclipse solar, observado em Sobral (CE) e na Ilha do Príncipe. Os astrônomos utilizaram o eclipse para provar que a luz de estrelas distantes era defletida pelo campo gravitacional do Sol por um ângulo que concordava com a aquele que havia sido previsto por Einstein. Nesta palestra, eu discutirei este famoso experimento em seu contexto histórico e sociológico, dando ênfase aos resultados obtidos em Sobral, e também mostrarei o seu impacto na Cosmologia e Astrofísica modernas. 

 

CRISTINA FURLANETTO –  é professora do departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  É graduada em Física pela UFRGS, Mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Doutora em Física pela UFRGS. Realizou pós-doutorado na University of Nottingham (Inglaterra) e na UFRGS. Sua principal área de pesquisa é formação e evolução de galáxias.

 

Como ingresso, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar, brinquedos ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Obs.: emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.