Programação para o mês de Maio

Programação para o mês de Maio

03/05/2019 Uncategorized 0

UFRGS PORTAS ABERTAS 18/05

-Conversas Astronômicas 9h30, 10h30 e 11h30

-Jornada pelo Sistema Solar 10h, 11h e 12h

-Já pensou em trabalhar em um Planetário? – 13h

O Programa UFRGS Portas Abertas integra Universidade e comunidade e mostra aos futuros alunos o que faz em ensino, pesquisa e extensão.

Participe e descubra suas potencialidades!

Mais informações e agendamento em 

https://www.ufrgs.br/portasabertas/

NOITE DOS MUSEUS 18/05

19h-00h

“A Noite dos Museus visa dar uma nova visibilidade aos museus do Brasil promovendo sua visitação e a ocupação dos espaços públicos através de um circuito noturno em que as instituições culturais se tornam cenário de uma troca de experiências onde as artes visuais, a música, as artes cênicas, a literatura, o patrimônio, a rua, as pessoas, o encontro, ganham um novo sentido, quebrando paradigmas considerados, até então, absolutos.”

Entrada gratuita e classificação indicativa livre. O estacionamento estará aberto.

Confira a programação pelo site

https://noitedosmuseus.com.br/

⚠️Atenção, o número de vagas para cada sessão na cúpula é limitado a 120 pessoas. Os ingressos serão distribuídos com 30 minutos de antecedência.⚠️

SESSÃO DE DOMINGO 26/05

-Infantil – Sou parecido com as estrelas – 16h

As estrelas têm sua própria cor, nomes estranhos e são consideradas jovens, mesmo que tenham milhares de anos. Elas podem viver solitárias ou em grupos, ser gigantes como Aldebaran, amarelas como o Sol, ou velhas como as anãs brancas. Observadas por diversas culturas, elas sempre foram de grande interesse da humanidade, mas só as crianças ainda conhecem o segredo do caminho que leva às estrelas.

Com duração de aproximadamente de 38 minutos, esse programa é recomendado para crianças do 1° ao 3° ano fundamental. Apresenta estrelas múltiplas e grupos estelares, cometas, constelações, Via Láctea; nascimento e vida de uma estrela; Sistema Solar (breve apresentação).

-Adulta – Cosmos – 18h

A Via-Láctea é o endereço do Sistema Solar no universo. É composta por bilhões de estrelas e oferece muitas atrações: nebulosas brilhantes e escuras, aglomerados, estrelas gigantes e anãs. Como observadores na Terra, podemos acompanhar fenômenos que refletem a dinâmica do nosso sistema planetário: estações do ano, fases da Lua e eclipses.

Com duração de aproximadamente 52 minutos, esse programa é recomendado para estudantes a partir do 6° ano fundamental. Trata sobre os movimentos da Terra, as estações do ano, eclipse Solar e Lunar, fases da Lua e comentários gerais sobre o Sistema Solar.

Ingresso: R$5,00 por pessoa (SOMENTE no cartão de crédito/débito) ou 1kg de alimento não perecível por pessoa. A bilheteria abre às 15h30.

 

XIV Ciclo de Palestra do Instituto de Física 29/05 – 19h30

“Einstein e o radiante céu do Brasil: os cem anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral” com Cristina Furlanetto

O Ciclo de Palestras do Instituto de Física é um Projeto de Extensão e, uma vez ao mês acontece no Planetário, sempre às 19h30, com temas variados.

As palestras são abertas ao público e como ingresso, é solicitado a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar, brinquedos ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Há emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.