Concurso “Meu trabalho na capa”

Regulamento

O Concurso Cultural “Meu Trabalho na Capa” - iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão em comemoração ao aniversário da Ponto UFRGS - tem por objetivo dar reconhecimento à produção artística dos discentes através de produtos institucionais, oportunizando um espaço criativo de produção e difusão cultural na Universidade. O concurso visa também à valorização das experiências e vivências dos alunos na UFRGS, ao propor como tema o retrato do cotidiano na instituição.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 1º: Poderão concorrer alunos de graduação e pós-graduação da UFRGS, devidamente matriculados na Universidade, sem a necessidade de pré-requisitos. Os inscritos deverão apresentar o comprovante de matrícula no momento da inscrição.

Artigo 2º: É vedada a participação de docentes e técnicos-administrativos da UFRGS, bem como de servidores e bolsistas ligados à Ponto UFRGS – Produtos Institucionais e de outros setores da PROREXT.

 

DA PARTICIPAÇÃO

Artigo 3º: A participação é gratuita e se dará por meio da submissão de obra de artes visuais (ilustração, foto, pintura, colagens, etc.) que retrate o cotidiano e a vivência dos discentes na Universidade. A obra deverá ser entregue pessoalmente na Ponto UFRGS, no Anexo I da Reitoria, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Para confirmar sua inscrição, o participante deverá preencher o formulário com suas informações pessoais, título da obra, técnica utilizada, breve descrição do momento retratado (máximo de 800 caracteres com espaços) e o termo de cessão de uso de imagem. Além destas informações, o aluno deverá assinar ao final um protocolo de entrega, que ficará registrado na Ponto UFRGS. Este documento será a garantia da inscrição do participante e da preservação de sua obra junto à loja.

Artigo 4º: Será aceita apenas uma inscrição por aluno. No caso do participante inscrever mais de uma obra, será considerada apenas a primeira protocolada.

Artigo 5º: Para obras de múltipla autoria, os autores que desejarem participar deverão inscrever a obra apenas uma vez, mencionando os nomes dos demais.

Artigo 6º: A premiação será realizada somente no nome do autor inscrito. A organização do concurso não se responsabiliza pela divisão do prêmio entre os demais autores no caso de projetos de múltipla autoria, nem por conflitos quanto à autoria da obra. Para efeitos de premiação, será considerado autor o usuário que efetuar a inscrição.

Artigo 7º: Só valerão as inscrições de perfis de pessoa física, não sendo considerados, portanto, perfis de grupos de pesquisa, instituições, unidades acadêmicas etc.

Artigo 8º: O prazo para inscrição das obras terá início às 09 horas do dia 1º de novembro de 2018 e será encerrado às 18 horas do dia 30 de novembro de 2018. O resultado do concurso será divulgado no dia 05 de dezembro nas redes sociais oficiais da loja Ponto UFRGS (Facebook e Instagram).

Artigo 9º: Ao se inscrever, o participante autoriza automaticamente a Ponto UFRGS a utilizar, publicar e reproduzir a imagem da obra a qualquer momento, por meio das redes sociais oficiais da loja, respeitando-se a propriedade intelectual do autor.

 

DAS OBRAS

Artigo 10º: Cada participante poderá inscrever apenas uma obra. Qualquer situação de plágio acarretará a desclassificação do aluno.

Artigo 11º: A obra deverá ser original, não sendo aceitas cópias ou reproduções, nem ter sido utilizada em situação similar.

 Artigo 12º: A obra não poderá:

  1. a) Causar danos materiais ou danos morais a terceiros;
  2. b) Conter dados ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes;
  3. c) Constituir ofensa à liberdade e à crença;
  4. d) Revestir-se de conteúdo que implique discriminação ou preconceito de gênero, orientação sexual, raça, etnia ou procedência nacional ou regional;
  5. e) Fazer propaganda eleitoral.

Caso sejam inscritas obras com tais conteúdos, o aluno inscrito será desclassificado e considerado o único responsável pelas repercussões e pelos danos decorrentes de tal ato, isentando a organizadora de qualquer responsabilidade.

 

DA SELEÇÃO

Artigo 13º: As obras inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por servidores da Ponto UFRGS e PROREXT. Os integrantes da comissão julgadora serão divulgados no dia 23 de novembro de 2018, nas redes sociais oficiais da loja.

Artigo 14º: As quatro obras consideradas pela comissão como as mais criativas segundo os critérios apontados no art. 15º deste edital serão premiadas com um vale-compras na loja e com a participação em uma linha especial de produtos da Ponto UFRGS, desde que não haja infringências a este regulamento. As obras vencedoras serão divulgadas nas redes sociais oficiais da Ponto UFRGS e da PROREXT no dia 05 de dezembro de 2018.

Artigo 15º: Para a seleção da imagem vencedora, a comissão julgadora do concurso observará os seguintes critérios:

  • Originalidade;
  • Criatividade;
  • Qualidade do material enviado;
  • Pertinência com o objetivo do concurso de compartilhar as experiências e vivências na UFRGS.

As melhores obras deverão revelar não apenas o cotidiano e as vivências do aluno na Universidade, mas também a capacidade de mostrar um material visual atraente que consiga combinar sua a criatividade e o compartilhamento de suas experiências.

 

DO RESULTADO E DA PREMIAÇÃO

Artigo 16º: Os quatro primeiros colocados serão premiados com vales-compra na loja Ponto UFRGS no valor de R$ 100,00 (cem reais) cada um e terão suas obras estampadas em cadernos produzidos na linha Mostra UFRGS. Além dos vales-compra, os vencedores ganharão cinco exemplares dos cadernos com as obras selecionadas (dois modelos com a arte do próprio autor e um de cada arte dos demais vencedores). Os quatro vencedores serão anunciados no dia 05 de dezembro de 2018, nas redes sociais oficiais da Ponto UFRGS (Facebook e Instagram) e da PROREXT.

Artigo 17º: Os vencedores deverão comparecer na Ponto UFRGS para oficializar sua premiação e formalizar os procedimentos para a criação da linha de produtos com sua obra.

Artigo 18º: A UFRGS não assumirá nenhuma responsabilidade em decorrência de informações incorretas e/ou incompletas prestadas por parte dos participantes do Concurso Cultural que venham a inviabilizar o contato com os mesmos e/ou a premiação.

Artigo 19º: A UFRGS não se responsabiliza por qualquer falha técnica de transmissão, problemas de acesso à internet, serviços prestados pelo Facebook e Instagram ou qualquer caso fortuito ou de força maior que possa impedir a participação do usuário.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 20º. Trata‐se de um concurso de caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento de prêmio em dinheiro, nem vínculo para aquisição ou uso de bem, direito ou serviço, nos termos do artigo 30 do Decreto nº 70.951/1971.

 Artigo 21º: A participação no concurso implica no conhecimento e na aceitação pelo candidato de todas as disposições deste regulamento, sendo desclassificadas as obras que não atenderem as regras nele contidas.

Artigo 22º: Toda e qualquer situação não prevista neste Regulamento, bem como os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora e pela equipe da Ponto UFRGS e PROREXT.

 

Porto Alegre, 1º de novembro de 2018.