Programação completa “10 anos da Lei de Cotas nas Universidades Federais”

Veja a  programação completa do curso 10 anos da Lei de Cotas nas Universidades Federais: construindo o futuro. Convidados vinculados a Universidades Federais de todo o país compartilharão suas experiências e pesquisas sobre as variadas formas de cotas implantadas.

Inscreva-se AQUI.

Servidores Técnicos e Docentes da UFRGS podem se inscrever no Portal do Servidor.

 

10/08 –  Cotas nas Universidades Federais: protagonismo dos movimentos sociais 

ConvidadosFrei David (EDUCAFRO), Junara Nascentes (Enfermeira/UFRGS), Patrícia Helena Xavier Dos Santos (DEDS/UFRGS)

Súmula: As políticas de ações afirmativas apontam para a necessidade das instituições públicas brasileiras retratarem de forma igualitária a diversidade étnica, social, racial e de gênero do país. A lei 12.711/2012 prevê a reserva de vagas no ingresso para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Será feita uma contextualização/ histórico da Lei de Cotas.

 

17/08 – Cotas nas Universidades Federais: Pessoas com deficiência, transtorno do espectro do autismo, superdotação e altas habilidades 

Convidados: Laura Ceretta (UFPR), Carine Martins Barcellos e Renata Cassol da Rosa da Silva (UFSM), Karine Rodrigues (estudante de música/ UFRGS), Adriana Arioli (INCLUIR/UFRGS)

Súmula: Refletir sobre as condições de ingresso e permanência de pessoas com deficiência, transtorno do espectro do autismo, superdotação e altas habilidades, a partir da troca de experiências entre diferentes instituições de ensino superior, em especial das comissões de verificação dos candidatos e suas formas de avaliação, além das estratégias implementadas para garantir a igualdade de condições desses estudantes com as demais pessoas.

 

24/08 – Cotas nas Universidades Federais: Negros

Convidados: Amauri Pereira (UFRRJ), Edilson Nabarro (CAF/ UFRGS), Liziane Guedes (UFRGS), José Antônio dos Santos (DEDS/UFRGS)

Súmula: Refletir sobre os temas do racismo e da discriminação racial nas Universidades. Promover a discussão sobre a importância das cotas para negros no ensino superior. Realizar um diagnóstico do quanto as cotas contribuem não só para a ascensão social, mas também para o desenvolvimento do país. 

 

31/08 – Cotas nas Universidades Federais: Indígenas 

Convidados: Gersem Baniwa (UFAM), Maria Aparecida Bergamaschi (UFRGS), Marcos Vesolosquzki Kaingang (UFRGS)

Súmula: Refletir sobre as formas de acesso de indígenas nas Universidades que devem respeitar as diferentes realidades dos povos indígenas. Discutir o desafio da permanência no ambiente acadêmico abordando formas de acompanhamento e auxílios necessários que dêem conta das necessidades dos estudantes indígenas. 

 

14/09 – Cotas nas Universidades Federais: Pessoa de baixa renda 

Convidados:  Juliane Pasqualeto (UFSC),  Anne Santos do Amaral (UFSM), Jorge Dias (PROGRAD/UFRGS), Irma Bueno (PROGRAD/UFRGS)

Súmula: Apresentar experiências de instituições que trabalham com análise socioeconômica para ingresso. Refletir sobre as cotas para estudantes oriundos de escolas públicas, com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.

 

21/09 – Cotas nas Universidades Federais: Comissões de Aferição e Verificação

Convidados: Paulo Sérgio Neves (UFABC), Hodo Figueiredo (CAF), Salles Augusto dos Santos (UnB), Thamires Damasceno (UFRGS), Amanda de Mello Martins (PRAE/UFRGS)

Súmula:  Enfocar a atuação das comissões de heteroidentificação no âmbito das Universidades Federais brasileiras. Essas comissões têm atuado como ferramentas institucionais  de  controle  e  direcionamento dos processos de ocupação das vagas reservadas para candidatos/as autodeclarados/as como pessoas negras (pretos/as e pardos/as) e indígenas.

 

28/09 – Cotas nas Universidades Federais: Cotistas diplomados 

Convidados: Jeferson Tenório (Letras), Aline Amaral da Silva (Ciências Jurídicas e Sociais), Lucíola Belfort (Medicina), Angélica Domingos (Serviço Social), Rita de Cássia dos Santos Camisolão (DEDS/UFRGS)

Súmula: Apresentar as trajetórias de cotistas diplomados nas universidades após a Lei de Cotas, abordando suas experiências no mercado de trabalho, pós-graduação e o impacto pessoal e social das conquistas.