Por Dentro da UFRGS 2021: desafios e novas articulações

Por Luciane Bello, assistente social e Lúcia Inácio, psicóloga, coordenadoras do Programa Por Dentro da UFRGS promovido pelo DEDS/PROREXT/UFRGS

 

 

Enfrentar os desafios da pandemia junto com a equipe do Programa Por Dentro nos possibilitou muitas aprendizagens em 2020 e avanços em 2021. Cada pessoa com sua bagagem, seus tempos e objetivos diferenciados foi construindo e reconstruindo o Programa. Dessa forma vamos aprendendo com bolsistas, educadores voluntários, estudantes e demais parceiros, às vezes erramos, às vezes acertamos. Aprendemos uns com os outros no Por Dentro, porque vivemos muitas possibilidades de trocas e assim vamos fortalecendo vínculos, nos emocionando e proporcionando oportunidades profissionais, pessoais e acadêmicas àqueles que fazem parte dessa ação de extensão universitária.

Em encontros semanais com bolsistas planejamos ações que são postas em prática ao longo do ano, priorizando formações com textos, vídeos, convidados parceiros de outros setores da UFRGS e indicados pelos próprios bolsistas. São momentos de reflexão sobre os detalhes práticos dos processos de reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros, indígenas e sobre o recorte de renda, com colegas da PROGRAD, membros da CPVA – Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial, cotistas da UFRGS, entre outros. As trocas que aconteceram nos encontros foram multiplicadas por nossos bolsistas por meio de textos e cards compartilhados em nossas redes sociais no Instagram @pordentrodaufrgs e página https://www.ufrgs.br/pordentrodaufrgs, além de serem abertas para educadores e estudantes do Pré-Vestibular Popular Liberato.

 

Em 2021 conseguimos realizar a capacitação sobre os 10 anos da Lei de Cotas nas Universidade Federais: construindo o futuro, com mais de 800 pessoas inscritas, entre servidores e estudantes da UFRGS, assim como público externo. Foram sete encontros com convidados da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e participantes de outras universidades e instituições que trabalham com ações afirmativas. Foi mais uma parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, Coordenadoria de Ações Afirmativas, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – Incluir.

 

Quanto ao Curso Pré-Vestibular Popular Liberato (CPVPL), que é uma ação diária, foram necessárias duas seleções para estudantes, com ingresso total de 170 alunos. Tivemos que lidar com a falta de informações e insegurança sobre os processos de funcionamento do Vestibular UFRGS e ENEM. As aulas aconteceram em 2021, diferentemente de 2020, de forma síncrona no Google Meet, gravadas e disponibilizadas no Moodle UFRGS. As aulas ocorreram de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h com monitorias para resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas e, das 19h às 22h10, com três disciplinas com duração de uma hora cada. Temos também plantões de disciplinas em outros horários demandados pelos alunos.

 

Criamos a Semanada de recepção de novos estudantes na primeira semana de aula da segunda turma do CPVPL/ 2021 que iniciou em junho e também a Semana de Revisão a cada cinco semanas de curso, que fica aberta para novos interessados externos, principalmente estudantes da EMEB Liberato Salzano Vieira da Cunha. Esta Semanada, e as posteriores Semanas de Revisões, contam com a atividade do Sarau Cultural, organizado e executado por estudantes e educadores do CPVPL, com a participação de convidados externos. Com o objetivo de integrarmos as expectativas da realidade, temos realizado Assembleias. São espaços de avaliação e planejamento coletivo do CPVPL com a participação de estudantes e educadores. Ao longo do ano, compartilhamos também formulários de avaliação sobre o curso, disciplinas e educadores para que os estudantes contribuam para a reorganização de nossas ações. Estamos construindo o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CPVPL colocando em prática a formação cidadã na perspectiva de uma educação popular. Temos o apoio de educadores, estudantes e parceiros, consultamos a partir de documentos da EMEB Liberato Salzano Vieira da Cunha, do Projeto Alternativa Cidadã (PEAC) e tomamos como base nossa experiência ao longo desses cinco anos de atuação.

 

No CPVPL realizamos reuniões mensais com educadores para avaliação e planejamento permanentes, e organizamos formações sobre Acessibilidade Educacional em tempos de pandemia, Interdisciplinaridade no CPVPL: Reflexões e ações, Universidade e Cursinhos Populares: educação popular em prática, Aprendizagens em cursinho pré-vestibular; temáticas demandas pelos educadores, contando com convidados externos e da UFRGS. Nesse ano, foi criada a disciplina de Debate e Argumentação em que educadores de várias disciplinas e convidados lançavam temas para reflexão, debate e argumentação dos estudantes do CPVPL. O formato foi mudando ao longo do ano com base nas sugestões da equipe de educadores e dos alunos. As aulas geraram momentos intensos por causa dos temas propostos e pela metodologia. Normalmente a discussão continuava no grupo do whatsapp depois da aula. Além disso, educadores criaram aulas interdisciplinares, com os seguintes temas: Interpretação Textual Interdisciplinar; Aplicação de química e matemática na hidroponia e física e matemática nos jogos olímpicos; BioGeografia…; Escritores de língua portuguesa, inglesa, espanhola e relações com a filosofia; Matemática, Física e Química; Desigualdades Raciais e de Gênero, com História e Sociologia.

 

A Comissão de Acompanhamento Discente (CAD) deu continuidade aos Corredores Virtuais para os estudantes do CPVPL com discussão sobre cotas e organização para os estudos. Foi um espaço muito rico em que os bolsistas do Por Dentro atuam de forma engajada, compartilhando suas vivências e pesquisas sobre os assuntos demandados pelos próprios alunos do CPVPL. A CAD criou no segundo semestre o Grupo de Apoio com temáticas mais voltadas para questões emocionais e de autoestima para os estudantes do CPVPL, e fortalecimento coletivo. A participação dos alunos tem sido muito boa, com grande interação de fala e pelo chat. Para comunicação interna entre os membros da Comissão e os educadores iniciamos o compartilhamento dos ReCADos com os retornos dos alunos que contatamos individualmente.

 

Realizamos o Simulado ENEM virtual, organizado pela Comissão Pedagógica (COPED), com o apoio dos educadores para que nossos estudantes do CPVPL e público externo interessado possam se preparar melhor para as provas, orientando os mesmos para que simulem o ambiente e tempos de respostas. Nas semanas seguintes aos simulados foram realizadas as correções das questões e aulões com os temas em que os alunos tiveram mais dificuldades. A COPED também realiza encontros com educadores de cada área para avaliação e sugestões durante a Semana de Revisão.

 

O Por Dentro da UFRGS demanda bastante trabalho, articulação e envolvimento, o retorno é diário e nos causa muita satisfação. Recebemos mensagens de agradecimentos, além dos pedidos de ajuda para o enfrentamento das dificuldades para o acompanhamento das aulas, por motivos de saúde, trabalho, familiar. Mas também percebemos que as escolhas de espaços de estágio, trabalho, estudo ocorrem após as experiências no Por Dentro da UFRGS e isto é muito gratificante. Vemos muitas pessoas se encontrando, descobrindo seu lugar, tanto pessoal quanto profissional. Percebemos estudantes e profissionais crescendo, ampliando seus horizontes e felizes com suas novas escolhas.