Por Dentro da UFRGS: Relato da experiência no Portas Abertas 2021

Por Bruna Ferreira, estudante de Psicologia e bolsista do Por Dentro da UFRGS.

 

No dia 11/12/2021, das 9h às 11h, o Por Dentro da UFRGS promoveu um evento que integrou o calendário de 2021 do Portas Abertas. Nesta ação, a equipe apresentou – de forma remota – as formas de ingresso e permanência na universidade e as atividades de extensão voltadas para a população em geral. A condução do diálogo foi feita por Filipe Silveira, Fayola Bispo, Tainara Becker, Thamires Damasceno e Bruna Ferreira, bolsistas do programa.

 

Como bolsista do PDU, esta foi a minha primeira oportunidade de atuar no eixo 2 do projeto – que diz respeito às atividades informativas –  e, ainda que não tenha sido de modo presencial como se dava nas visitas às escolas, a experiência foi bastante interessante. Poder fazer parte desta iniciativa que proporciona e incentiva o contato direto com a comunidade é poder compreender e praticar meu papel enquanto bolsista do programa Por Dentro da UFRGS e enquanto estudante cotista na universidade: encorajar mais estudantes (principalmente aqueles oriundos de escolas públicas) a ingressarem no ensino superior.

 

Agradecemos a todes que estiveram conosco nesta manhã, que trouxeram suas dúvidas, seus questionamentos e seus anseios, contribuições de grande importância para a condução do nosso diálogo. Com público de aproximadamente 15 pessoas, tivemos um evento tranquilo e fluído, um espaço de troca com a comunidade. Em tempos em que as telas nos distanciam e nos desafiam, realizamos uma ação capaz de reafirmar nosso propósito, repleta de entusiasmo e proximidade – mesmo quando a distância se faz sinônimo de proteção.