Com novos(as) bolsistas, propostas e ambições, programa Por Dentro da UFRGS completa dois meses de atividades em 2022

Texto elaborado por Victor Lucena

Cards produzidos por Daniella Teixeira e Bruna Ferreira

 

Depois de algum tempo de organização, o programa Por Dentro da UFRGS está de volta. No último dia 15 de maio, o PDU completou dois meses de atividades neste ano. O período foi marcado pela seleção dos novos bolsistas, que passaram a integrar o grupo do projeto, além das primeiras reuniões, atividades, formações e alinhamentos de propostas para o ano.

 

Antes do início oficial das atividades do programa, foi realizada uma seleção para escolha dos novos bolsistas. O processo seletivo contou com duas formações, das quais os candidatos tiveram de participar e contribuir, além de um formulário de apresentação, onde tiveram de conceder informações básicas e acadêmicas, bem como justificar suas motivações para participar do programa. Ao todo, foram 44 candidatos inscritos, dos quais 11 foram selecionados para compor o grupo.

 

Na semana seguinte, os trabalhos efetivamente começaram. Foi realizada, no dia 15 de março, uma reunião para apresentação dos novos participantes, bem como para exposição das ideias do projeto para 2022. Desde então, o PDU realiza reuniões sempre às terças e quintas pela tarde, momentos dedicados ao desenvolvimento das atividades do programa e da formação dos bolsistas.

 

Paralelamente ao início das atividades do Por Dentro da UFRGS, o Curso Pré-Vestibular Popular Liberato (CPVPL), um dos pilares do programa, iniciou suas aulas. Com isso, os bolsistas ficaram responsáveis por auxiliar na execução dos trabalhos das comissões do curso, designadas para realizarem atividades como Acompanhamento Discente, Comunicação e Apoio Pedagógico. Cada bolsista optou por fazer parte da comissão com a qual mais se identificou. O programa também realizou participações em dois Corredores Virtuais do CPVPL, eventos nos quais foram discutidas questões relativas ao ingresso e permanência na Universidade, além dos espaços e serviços oferecidos pela UFRGS. Os Corredores Virtuais são organizados pela Comissão de Acompanhamento Discente (CAD) do Curso Pré-Vestibular e acontecem quinzenalmente. São momentos dedicados à abordagem de assuntos de interesse dos alunos em relação a continuação dos estudos.

 

Outra ação planejada pelo programa ao longo das últimas semanas foi a parceria com o Instituto Misturaí, uma organização não governamental localizada na Vila Planetário, próxima ao campus saúde da UFRGS. O Instituto promove a realização de atividades para a comunidade, e o programa Por Dentro da UFRGS esteve presente em reuniões recentes para planejar e desenvolver uma ação junto à instituição. A atividade terá como temática o ingresso na Universidade e deverá ser mediada pelos bolsistas.

 

O UFRGS Portas Abertas, evento realizado anualmente pela UFRGS para que a comunidade externa possa conhecer as instalações da Universidade e como funcionam seus cursos, também contará com a participação do Por Dentro. Estão sendo planejadas atividades no Campus Centro e no Campus Saúde que buscarão discutir com os espectadores sobre o ingresso e as modalidades de cotas na instituição. O evento ocorrerá no sábado, 25 de junho, entre 8h e 15h, e mais detalhes da atividade em questão serão divulgados em breve.

 

Nesses dois meses de trabalhos, a atuação do programa tem se mostrado promissora, e deve ser ainda mais potencializada com o retorno presencial das atividades na UFRGS. Espera-se que as propostas amadureçam e evoluam cada vez mais e que o projeto siga cumprindo seu papel junto à Universidade e a comunidade.

Para se manter por dentro das ações, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais! https://www.instagram.com/pordentrodaufrgs/  

 

#pracegover: O primeiro card tem o título “Retrospectiva” ao lado da logo do Por Dentro, possui fundo branco e amarelo, traz uma imagem central e um mosaico de 3 fotos. A foto central registra uma reunião com o coletivo Misturaí, junto a outros grupos parceiros do coletivo. O mosaico tem, respectivamente, um print de formação com o grupo de educadores do Curso Pré Vestibular Popular Liberato, uma foto do grupo de bolsistas e coordenação no Planetário (sede do DEDS) e um print de uma formação interna sobre Ingresso e Permanência na UFRGS – organizada pelos bolsistas veteranos que reingressaram. No canto inferior direito podemos ler “Atividades de março e abril – 2022. Por Victor Lucena”
O segundo card tem fundo branco, com elementos lilás, amarelo e magenta. No canto superior esquerdo há o título “2 meses de:”. Na parte inferior há o desenho de duas mãos abertas, que oferecem o logo do Por Dentro, de onde saem palavras esvoaçantes na vertical que sobem até a parte superior da imagem. As palavras são: amizades, diversidade, aprendizagem, acolhimento, empatia e união; e representam a experiência obtida nestes 2 meses.