Foto: Andrielle Prates
22 maio, 2018

Portas Abertas 2018 foi de muitas experiências para os futuros estudantes de Direito e Engenharia da UFRGS

Atividades movimentaram o sábado de Portas Abertas no Campus Centro


Os Cursos de Engenharia e Direito são os mais disputados entre os estudantes que sonham em estar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No UFRGS Portas Abertas 2018, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor os cursos e algumas áreas específicas de cada um deles.

No início da manhã a procura foi grande pelo prédio da Engenharia Nova da UFRGS, localizado no Campus Central. Naquele prédio a atividade que mais chamou a atenção dos alunos foi o “Laboratório de Argamassa”, promovido pelo NORIE (Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação) da Engenharia Civil da Universidade. Ministrado pelas estudantes Nicolli Pietroski e Eduarda Agostini, a atividade tinha como objetivo deixar os visitantes se sentirem parte da Engenharia Civil, colocando a mão na “massa” e fazendo um porta-recados, de argamassa, como uma simples receita de bolo. “Colocar a mão na massa é o objetivo da atividade. Absorver um pouco de experiência e ver que ser um Engenheiro Civil não é impossível”, ressaltou Nicolli Pietroski.

“Muito mais do que participar do Portas Abertas e ficar na passividade, essa atividade está aqui para interagir com o público e para fazer com que todos se sintam parte da Engenharia”, frisou Eduarda Agostini.

Já na Faculdade de Direito estavam os visitantes Laura Fermiano e Vinícius Padilha, da Escola Itália, de Porto Alegre. Acompanhados pela irmã de Laura e estudante de Pedagogia da UFRGS, Julia Fermiano, os estudantes falaram sobre a felicidade em participar do Portas Abertas pela primeira vez. “Vindo aqui na faculdade eu me apaixonei pela arquitetura dos prédios, principalmente o do Direito. Ainda não participei de outras atividades, pois eu vim para participar de atividades do curso de Direito, que é o que eu quero fazer”, ressaltou o estudante Vinicius.

Também participante de primeira viagem do Portas Abertas, Julia Fermiano se emocionou ao falar de sua experiência no evento e da importância que ele tem para todos que sonham em entrar na Universidade. “Eu nunca vim no Portas Abertas, mas eu queria estudar na UFRGS, pois me apresentaram o nome UFRGS, me apresentaram esta Instituição. Então trazer a Laurinha e o Vinicius aqui para conhecer e estar junto nessa saída com eles pra conhecer a Universidade, me deixa com mais vontade de me puxar nos estudos e animada pra ver eles aqui dentro, ocupando esses espaços que a gente está conhecendo hoje. O Portas Abertas da um incentivo legal pra tu querer estar aqui, tu olha tudo dentro da Faculdade e pensa ‘eu vou estudar e eu vou entrar aqui, seja daqui um ou três anos’, é muito legal”, concluiu.

A atividade “Cinema e Direito – Sessão Comentada” foi a que encerrou o Portas Abertas 2018 do Curso de Direito. Realizada no Salão Nobre do Prédio de Direito, o Cine Debate foi um dos momentos mais esperados pelos visitantes. Vinícius, Laura e Júlia estavam animados para conhecer o tão falado e importante Salão Nobre.

Texto: Andrielle Prates