Foto: Lucas Barth
Foto: Lucas Barth
22 maio, 2018

“Qual cota me cabe?” explica possibilidades de ingresso na UFRGS durante o Portas Abertas

O UFRGS Portas Abertas é a oportunidade perfeita para disseminar informações sobre o assunto e aproximar os estudantes de escola pública da Universidade


A 16ª edição do Portas Abertas, que aconteceu no último sábado (19), contou com a participação da Coordenadoria de Ações Afirmativas da UFRGS para explicar o sistema de reserva de vagas e as possibilidades de ingresso na Universidade. Através da roda de conversa intitulada “Qual cota me cabe?”, a CAF teve a oportunidade de se aproximar dos estudantes que irão prestar vestibular, esclarecendo as dúvidas sobre a política de cotas e apresentando os benefícios da assistência estudantil.

Para Hodo Figueiredo, técnico em assuntos educacionais na CAF, o UFRGS Portas Abertas é a oportunidade perfeita para disseminar essas informações e aproximar os estudantes de escola pública da Universidade. “O Portas Abertas é fundamental para que o estudante perceba a UFRGS como um espaço público e, como todo espaço público, temos que ter essa perspectiva de portas abertas para que eles venham, conheçam e se interessem cada vez mais pelo ambiente universitário”.

O Programa de Ações Afirmativas na UFRGS foi implementado há dez anos, mas, ainda assim, grande parte dos estudantes da rede pública desconhecem essa possibilidade de ingresso. Para a estudante de licenciatura em Ciências Sociais, Jéssica Nunes, a ideia de cursar o Ensino Superior ainda é algo muito distante da realidade de muitos jovens e iniciativas como o Portas Abertas vem para mostrar a Universidade como algo possível. “De um modo geral, pelo que eu vi nas escolas em que eu tive experiência como estagiária, mas também pela minha experiência como moradora de uma região de periferia, a ideia que se tem é de que a UFRGS é uma coisa inacessível, chega a ser muitas vezes até impensável. A gente tem a ideia de que pra nós não tem como, que é uma coisa elitizada, que é muito difícil de entrar; por isso é tão importante que os estudantes de Ensino Médio estejam aqui”.

O vestibulando Cássio de Azevedo, que pretende cursar a graduação em Políticas Públicas na UFRGS, aproveitou o evento para sanar suas dúvidas a respeito da reserva de vagas e conhecer todos os detalhes da carreira que escolheu seguir. “O Portas Abertas é um momento oportuno pra tu conhecer, questionar, repensar e ter acesso às informações que tu precisa pra decidir que caminho tomar. É algo que abre teus horizontes e te motiva a seguir na direção do teu sonho”, afirma o estudante.