Foto: Lucas Barth
Foto: Lucas Barth
22 maio, 2018

Sábado de chuva e aprendizado no Campus do Vale com o UFRGS Portas Abertas 2018

Programação incluiu diversidade cultural, lógica, astronomia e outras tantas áreas do conhecimento


No último sábado (19), a UFRGS esteve de Portas Abertas para receber milhares de visitantes de todo o estado. Com a proposta de apresentar as graduações ofertadas e proporcionar um ambiente de troca e interação, nem mesmo o tempo chuvoso foi capaz de atrapalhar o desejo dos vestibulandos de conhecerem a Universidade. No Campus do Vale, os estudantes puderam participar de inúmeras atividades e conhecer melhor as carreiras profissionais que pretendem seguir, além de visitar os laboratórios e demais estruturas, conversar com alunos da UFRGS e aprender um pouco mais sobre as diversas áreas do conhecimento que compõem o campus.

Muitas foram as atividades pensadas para receber os visitantes do Campus do Vale. No Instituto de Letras foi possível saber um pouco mais da cultura dos países que integram o quadro de línguas estrangeiras da graduação em Letras, conhecer os projetos de extensão do Instituto e participar de diversas oficinas. Entre as atividades propostas, destacou-se a realização de um sarau em libras e a oficina de origami. No Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o IFCH, ocorreram apresentações sobre os cursos ofertados, palestras, rodas de conversa e sessões de cinema.

A programação dos cursos da área das ciências exatas teve como objetivo aproximar os conteúdos que os estudantes aprendem na escola da sua aplicação prática, demonstrando como essas disciplinas podem ser interessantes e até mesmo divertidas. Nas tendas da Matemática e Estatística, a diversão ficou por conta dos jogos lógicos e dos objetos matemáticos. No Instituto de Química, foram apresentadas diversas experiências de maneira lúdica e didática, onde os alunos puderam aprender como funciona o teste do bafômetro e extrair o DNA de frutas, entre outras atividades. No Instituto de Física, os visitantes foram convidados a participar de demonstrações e experimentos interativos, entendendo os princípios físicos por trás de cada um.

Para Eduarda Reis, vestibulanda do curso de Astrofísica, o Portas Abertas é a oportunidade de conhecer o funcionamento do curso e a estrutura do Departamento de Astronomia, e também aprender sobre conteúdos que na escola não parecem tão interessantes. Para o professor de Eduarda, Marcos Vinicíus Simor, é importante que os alunos possam conhecer a realidade de uma universidade federal e se aproximar desse espaço que também é deles. “Meus alunos tão tendo o primeiro contato com o que vai ser a realidade que eles podem enfrentar no futuro, com os conhecimentos que eles vão adquirir, o que eles vão produzir e o que eles vão pesquisar. Tudo isso é muito importante e tem que ser incentivado. No momento em que a UFRGS abre as portas, ela abre possibilidades de um futuro, ainda mais falando de estudantes de escola pública”.

A edição deste ano do UFRGS Portas Abertas teve início às 8h da manhã e, no Campus do Vale, as atividades se estenderam até 16h. Com a iniciativa, foi possível atrair estudantes de diferentes regiões do estado e mostrar aos adolescentes a universidade como uma realidade próxima e possível.