Dúvidas

Onde encontro a programação do Portas Abertas?

Na página de Programação do site do evento. Lá é possível ter acesso à programação de cada curso, horários e locais de realização. Sugerimos que, antes de fazer o agendamento de sua escola, observe a programação, comente com seus alunos para ver quais atividades eles se interessam e, depois, já com uma relação das atividades que desejam se inscrever, vá para a página de agendamento e faça o login.

 

O Portas Abertas acontece nos cinco campi da UFRGS?

Sim. Todos os campi da Universidade oferecerão atividades. É preciso observar na programação onde será realizada a atividade que os alunos desejam participar. Em geral, as ações ocorrem  no campus onde são acontecem as aulas do curso que o visitante quer conhecer.  É provável que, pela diversidade de interesse dos alunos, a escola tenha de ir em mais de um campus distribuir seus alunos. Portanto, é preciso levar em consideração também o tempo de deslocamento de um campus para o outro, no caso de grupos que queiram participar de diversas atividades no dia.

 

Quem é o público do Portas Abertas?

O evento é destinado a toda a comunidade – tanto aqueles que estão em período escolar quanto pessoas que têm interesse em conhecer a Universidade e seus cursos.

 

Minha escola não levará delegação ao evento. Posso ir sozinho? Preciso fazer inscrição?

Sim, todo mundo pode participar. Para visitantes individuais, não é necessário realizar inscrição. Basta vir ao evento, selecionar as atividades de interesse e participar. É recomendável que a pessoa chegue com alguns minutos de antecedência ao local de realização da atividade, a fim de assegurar a vaga. As inscrições pelo sistema são recomendadas para grupos escolares com 15 pessoas ou mais, visto que, como alguns espaços físicos não comportam muitas pessoas, é importante o registro. Além disso, é uma forma de assegurar a participação do aluno na atividade que ele tem interesse.

 

A UFRGS fornece transporte de um campus para outro, ou deslocamento da escola ao evento?

Não. Como o UFRGS Portas Abertas recebe centenas de instituições de ensino, é infelizmente impossível disponibilizarmos veículos para os deslocamentos. Isso deve ficar a cargo de cada instituição visitante

 

Existe alguma cobrança para participar do UFRGS Portas Abertas?

Não. O evento é totalmente gratuito e aberto para toda comunidade. Todo mundo é bem-vindo na UFRGS.

 

Cada atividade tem um horário específico? Ocorrem atividades ao mesmo tempo?

Sim. Como o UFRGS Portas Abertas oferecerá 1.095 atividades em 2018, muitas delas ocorrem ao mesmo tempo. Por isso, é importante observar a programação que está no site e se planejar de modo a conseguir aproveitar o máximo de atividades possível. É preciso levar em consideração também o tempo de deslocamento de um campus para o outro, no caso de grupos que queiram participar de diversas atividades no dia.

 

É a primeira participação da escola e não sei como fazer a inscrição.

O agendamento de Grupos Escolares é realizado exclusivamente pelo responsável da Instituição de Ensino, na página Agendamentos, por meio de código e senha institucionais. Nesse cadastro, devem ser informados os nomes dos alunos, bem como o número exato de estudantes que virão ao evento, visto que algumas atividades têm número limitado de vagas. Para este ano, estamos solicitando a atualização dos dados cadastrais das escolas, incluindo o número do CNPJ, a fim de evitar que as instituições tenham cadastros duplicados junto ao sistema de inscrições.

 

Minha escola nunca participou antes do UFRGS Portas Abertas. Como devo proceder?

Escolas que participarão pela primeira vez do evento deverão realizar o cadastro através da opção “Cadastrar-se”. A seguir, código e senha serão enviados para o e-mail fornecido. É importante que o e-mail indicado como cadastrado seja institucional, afinal, em caso de necessidade de recuperação de código e senha, tais informações só serão enviados para endereços eletrônicos oficiais das instituições.

 

Esqueci o código e senha da minha escola. Como devo proceder?

Basta clicar na opção “Esqueci minha senha”. Ela será enviada para o e-mail oficial da instituição, cadastrado anteriormente.

 

Esqueci o e-mail cadastrado pela minha escola e/ou não tenho acesso a ele. O que devo fazer?

A pessoa responsável pelos agendamentos deve enviar um e-mail (através do endereço eletrônico institucional da escola) para portasabertas@ufrgs.br solicitando código e senha da escola. É importante colocar no e-mail o nome completo da escola e a cidade. Por questões de segurança, códigos e senhas não serão informados por telefone ou para e-mails pessoais.

 

Estava fazendo a inscrição de minha escola e o sistema fechou. O meu agendamento foi salvo?

Quando você estiver fazendo o agendamento, você terá 15 minutos para permanecer logado no sistema. Portanto, recomendamos que, ao realizar a inscrição em alguma atividade, você salve as respostas (clicando no botão “Salvar”, na parte inferior da tela), a fim de não perder essas informações. Frisamos também que para completar o agendamento, é necessário clicar no botão “Finalizar” (também na parte inferior da tela). Assim, o agendamento será encaminhado para as unidades da UFRGS. Importante: ao clicar em “Finalizar”, não será mais possível realizar agendamento em nenhuma outra atividade.

 

Quero imprimir os agendamentos realizados pela minha escola. Como devo proceder?

Após a finalização dos agendamentos, ainda logado no sistema, clique nos botões “Ctrl” e “P” do seu teclado, na página onde aparece a listagem das atividades agendadas.