Dúvidas

Onde encontro a programação do Portas Abertas?

Na página de Programação do site do evento, a partir do dia 1º de junho de 2022. Lá é possível ter acesso à programação de cada curso, horários e locais de realização. É importante que, ao realizar a reserva, o visitante verifique local e horário das atividades desejadas, de modo a prever necessidade de tempo de deslocamento entre uma atividade e outra – a distância entre alguns campi da UFRGS pode exigir deslocamentos com certa demora.

 

O Portas Abertas acontece nos cinco campi da UFRGS?

Sim. Todos os campi da Universidade oferecerão atividades. É preciso observar na programação onde será realizada a atividade que os alunos desejam participar. Em geral, as ações ocorrem  no campus onde são acontecem as aulas do curso que o visitante quer conhecer.  É provável que, pela diversidade de interesse dos alunos, a escola tenha de ir em mais de um campus distribuir seus alunos. Portanto, é preciso levar em consideração também o tempo de deslocamento de um campus para o outro, no caso de grupos que queiram participar de diversas atividades no dia.

 

Quem é o público do Portas Abertas?

O evento é destinado a toda a comunidade – tanto aqueles que estão em período escolar quanto pessoas que têm interesse em conhecer a Universidade e seus cursos.

 

Sou representante de uma instituição de ensino e quero levar os alunos para o UFRGS Portas Abertas. Como devo proceder?

Você pode efetuar a reserva de ingressos para as atividades desejadas por seus alunos ou liberá-los para realizar individualmente a inscrição nas atividades que desejarem. Como a UFRGS possui campi em locais diferentes, sugerimos que seja traçado um plano junto aos alunos para a visita da escola, de modo a prever o tempo de deslocamento necessário entre uma atividade e outra. Nesta página é possível ver mapas da Universidade que lhe ajudarão a calcular os deslocamentos e planejar melhor sua visita.

 

Minha escola não levará delegação ao evento. Posso ir sozinho ou com amigos e familiares? Preciso fazer inscrição?

Sim, todo mundo pode participar. Neste ano, em função da retomada gradual das atividades presenciais, todos que quiserem participar do UFRGS Portas Abertas (inclusive visitantes que não venham em delegações escolares) deverão reservar ingressos gratuitos para entrarem nas atividades oferecidas. As reservas de ingressos ocorrerão no período de 2 a 21 de junho de 2022. Nesta página você encontra mais detalhes a respeito e um passo a passo de como reservar seu ingresso.

 

A UFRGS fornece transporte de um campus para outro, ou deslocamento da escola ao evento?

Não. Como o UFRGS Portas Abertas recebe centenas de instituições de ensino, é infelizmente impossível disponibilizarmos veículos para os deslocamentos. Isso deve ficar a cargo de cada instituição visitante.

 

Existe alguma cobrança para participar do UFRGS Portas Abertas?

Não. O evento é totalmente gratuito e aberto para toda comunidade. Todo mundo é bem-vindo na UFRGS.

 

Cada atividade tem um horário específico? Ocorrem atividades ao mesmo tempo?

Sim. Como o UFRGS Portas Abertas oferece centenas de atividades, muitas delas ocorrem ao mesmo tempo. Por isso, é importante observar a programação que está no site e se planejar de modo a conseguir aproveitar o máximo de atividades possível. É preciso levar em consideração também o tempo de deslocamento de um campus para o outro, no caso de grupos que queiram participar de diversas atividades no dia.