Áreas de Concentração: Artes Cênicas

Fundado sobre uma única área de Concentração – Artes Cênicas, o curso de Doutorado mantém-se coerente com a proposta do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), de acolher investigações sobre diferentes manifestações espetaculares – teatro, dança, performance, circo – e práticas pedagógicas na área, preservando as competências de orientação de seus docentes e as afinidades com seus projetos de pesquisa, com garantia rigorosa da verticalidade entre linhas de pesquisa, projetos de pesquisa, disciplinas e as dissertações resultantes.
Com o objetivo de formar docentes-pesquisadores e pesquisadores-artistas e, assim, promover o desenvolvimento e a difusão da área das artes cênicas, o curso de Doutorado oferece duas linhas de pesquisa: Linha 1. Processos de Criação Cênica, voltada aos estudos da gênese da produção artística; Linha 2. Linguagem, Recepção e Conhecimento, voltada ao exame do fenômeno artístico e suas interlocuções com a sociedade.

  • Linha 1 – PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA

    Saiba mais

    A linha reúne pesquisas que abordam a cena na perspectiva de seu processo e investiga métodos e técnicas de sua instauração a partir de dramaturgias e composições cênicas. Tem por objetivo o aprofundamento de diferentes sistemas de inter-relação existentes na criação cênica e sua articulação a teorias e conceitos.

    Professores: Celina Nunes de Alcântara, Inês Alcaraz Marocco, Luciana Paludo, Marta Isaacsson de Souza e Silva, Mirna Spritzer, Mônica Fagundes Dantas, Patricia Fagundes e Suzane Weber da Silva.
  • Linha 2 – LINGUAGEM, RECEPÇÃO E CONHECIMENTO EM ARTES CÊNICAS

    Saiba mais

    A linha reúne pesquisas que abordam elementos da cena e sua recepção, e aspectos da formação e da produção de conhecimento em artes cênicas. Tem por objetivo a produção de reflexões críticas e conceituais a partir da articulação entre teorias da cena e outras áreas do conhecimento.

    Professores: , Clóvis Dias Massa, João Pedro Alcantara Gil, Silvia Balestreri Nunes, Vera Lúcia Bertoni dos Santos e Walter Lima Torres Neto.