Disciplinas e Bibliografia

English Version: Disciplines PPGAC

Seminário de Tese em Artes Cênicas – 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Caráter: Obrigatório

Aprofundamento de conceitos operatórios que possibilitem a sustentação das pesquisas em andamento no programa.

 

Seminário Avançado em Artes Cênicas 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Caráter: Obrigatório

Discussões acerca da produção teórica recente, articulada à criação contemporânea em artes cênicas.

 

Estudos de composição cênica – 45h/aula – 3 créd

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 1

Caráter: Opcional

Estudos de conceitos e métodos presentes na criação da cena contemporânea.

 

Dramaturgia da Cena Contemporânea – 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 1

Caráter: Opcional

Estudo das práticas cênicas cujos processos criativos se emancipam da figuração e do texto como referência primeira do sentido. Investem na experiência sinestésica do espectador, oferecendo uma perspectiva plural de significados. Compõem uma dramaturgia da cena caracterizada pela circulação de imagens, fragmentação e descontinuidade, através da exploração dinâmica e interativa de diferentes recursos sensíveis e da hibridização cultural, artística e/ou tecnológica.

 

Estudos e Práticas da Palavra- 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 1

Caráter: Opcional 

As possibilidades criativas da palavra enquanto geradora de imagens, sons e sentidos, e práticas de escrita e vocalidade. Aproximações entre as experiências de literatura e poesia oral e a escrita poética e cênica. A palavra enquanto performance na leitura, no teatro e em outras interfaces artísticas ou midiáticas. Articulações ente palavra, escuta e silêncio. O ator e a palavra.

 

Performance e Espetacularidade– 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 1

Caráter: Opcional

O estudo das diferentes manifestações culturais sob o ponto de vista da Etnocenologia. Introdução à Antropologia e às noções de Cultura, Aculturação e Inculturação.  Estabelecer os princípios comuns entre Antropologia do Teatro, Antropologia Teatral e Performance. A noção do espetacular, da teatralidade sob a abordagem da Etnocenologia.

 

Poéticas do corpo na cena contemporânea – 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 1

Caráter: Opcional

Estudo do corpo na cena contemporânea, a partir da compreensão dos pressupostos técnicos, poéticos éticos, estéticos e políticos que perpassam diferentes práticas coreográficas, enfatizando uma visão não-hierárquica dessas práticas. Matrizes técnicas, abordagens somáticas, procedimentos criativos, práticas discursivas e reflexivas como suportes para elaboração de corpos disponíveis para a criação. Transversalidade entre disciplinas artísticas, fragmentação do espaço cênico, mobilidade cultural, desterritorialização como contextos de práticas coreográficas contemporâneas.

 

Práticas do corpo em dança, performance e improvisação – 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 1

Caráter: Opcional

Apresentação, discussão e análise de  práticas corporais de bailarinos-criadores que desenvolvem suas criações no âmbito da dança contemporânea e que dialogam com o teatro, a performance e a improvisação. Considera-se bailarinos-criadores aqueles que dançam e atuam em suas próprias criações ou em trabalhos de colaboração no âmbito da arte experimental. Busca-se compreender percursos de artistas independentes através de estudos de caso e sua inserção no campo da dança.

 

Poéticas da cena e processos formativos – 45h/aula – 3 créd

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 2

Caráter: Opcional.

Teorias, práticas e metodologias relacionadas a poéticas e processos formativos em artes cênicas.

 

Artes Cênicas nos Processos Sócio-educativos – 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 2

Caráter: Opcional

Estudos dos processos de formação acadêmica e extra-acadêmica em teatro, visando ao desenvolvimento dos saberes e fazeres docentes. Discussão sobre implicações deste debate na área educacional.

 

Formação do teatro brasileiro: o texto e o contexto – 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 2

Caráter: Opcional

Estudo do teatro brasileiro, tendo em vista a perspectiva formativa, tal como formulada por Antonio Candido e também Décio de Almeida Prado, entre outros, que busca compreender de que modo a dramaturgia brasileiro foi ao mesmo tempo se fazendo e fazendo o país. Estudo de casos exemplares: Qorpo-Santo; Machado de Assis; Simões Lopes Neto; Nelson Rodrigues. 

 

Memória, narrativa, experiência e conhecimento em artes cênicas – 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 2

Caráter: Opcional

Desenvolvimento de procedimentos teórico-práticos com ênfase nas relações entre memória, experiência, construção de conhecimento e autoria no campo das artes cênicas. A partir da narrativa oral e escrita de experiências  formativas da trajetória pessoal dos participantes, ligadas a motivações e interesses, busca-se compreender as origens da curiosidade científica dos sujeitos e as relações entre suas práticas artísticas e docentes, seus referenciais teóricos, suas concepções epistemológicas, suas escolhas estéticas, pedagógicas, metodológicas e profissionais e seus processos de formação dentro e fora do ambiente acadêmico.

 

 

Recepção Teatral e Contemporaneidade – 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 2

Caráter: Opcional

Tipos de relação teatral e seus métodos de abordagem. Pressupostos da prática e da recepção teatral na contemporaneidade. Encenação e experiência estética. Leitura e cognição.

 

 

Teatro sem Espetáculo e Atorialidade – 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 2

Caráter: Opcional

Estudo do espetacular, a partir da noção de “sociedade do espetáculo” e de outras contribuições dos movimentos letrista e situacionista. Teatro menor, teatro sem espetáculo, vazio da cena e atorialidade em Carmelo Bene. Afinidades das noções estudadas em Bene com a obra de outros artistas contemporâneos, especialmente das artes cênicas.

 

Cultura e Prática Brasileira – 30h/aula – 2 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 2

Caráter: Opcional

Cultura e prática teatral brasileira. A condição da encenação no Brasil entre arte erudita; cultura popular e cultura massiva. Relações entre dramaturgia e espaço cênico.

 

Atelier de Composição e Montagem I – 45h/aula – 3 créd

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 1 e 2

Caráter: Opcional.

Realização pelo aluno de experimentações práticas, investigando procedimentos técnico-metodológicos e estudos de linguagem associados aos objetivos práticos e teóricos de seu projeto de pesquisa.

 

Atelier de Composição e Montagem II – 45h/aula – 3 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 1 e 2

Caráter: Opcional

Aprofundamento pelo aluno das experimentações práticas abordando técnicas e princípios estéticos visando à realização de seu projeto.

 

Tópico Especial em Artes Cênicas I – 15h/aula – 1 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 1 e 2

Caráter: Opcional

Discussão de um aspecto significativo das artes cênicas contemporâneas. Estudo de matéria de discussão atual no âmbito da pesquisa em artes cênicas.

 

Tópico Especial em Artes Cênicas II – 30h/aula – 2 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 1 e 2

Caráter: Opcional

Discussão de um aspecto significativo das artes cênicas contemporâneas.

 

Pesquisa Orientada I – 15h/aula – 1 créd.

Área de concentração: Artes Cênicas

Linha de pesquisa: 1 e 2

Caráter: Opcional

Seminário sobre tema de interesse de pesquisas discentes em andamento.

 

 

– em breve Bibliografia –