Disciplinas e Bibliografias

  • Artes Cênicas nos Processos Sócio-educativos – 3 créd.

    Estudos dos processos de formação acadêmica e extra-acadêmica em teatro, visando ao desenvolvimento dos saberes e fazeres docentes. Discussão sobre implicações deste debate na área educacional.

    Bibliografia

    BENJAMIN, Walter. Reflexões: A criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
    BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não ator com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
    BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
    BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995.
    BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
    CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 1983.
    CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.
    CORREA, Ayrton Dutra (Org.) Ensino de artes: múltiplos olhares. Ijui: Ed. Unijui 2004.
    COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. São Paulo: Perspectiva, 1980.
    ELKONIN, Daniil B. Psicologia do jogo: tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
    FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
    GIL, João Pedro Alcantara. O significado do jogo na educação infantil. Santa Maria: UFSM, 1991. Dissertação (Mestrado em Educação).
    GIL, João Pedro Alcantara. Para além do jogo. Santa Maria: UFSM/UNICAMP, 1999. Tese (Doutorado em Educação).
    HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1971.
    JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus Ed., 2001.
    KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1992.
    KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1991.
    SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. Autores Associados, 1995.
    VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
    VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica: tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
    VIGOTSKI, LURIA; LEONTIEV. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998.
    VIGOTSKI, Lev Semenovich. La Imaginación y el arte en la infancia. Madri: Akal, 1982.

  • Atelier de Composição e Montagem I – 3 créd.

    Realização pelo aluno de experimentações práticas, investigando procedimentos técnico-metodológicos e estudos de linguagem associados aos objetivos práticos e teóricos de seu projeto de pesquisa.

    Bibliografia

    ASLAN, Odette. O ator no século XX: evolução da técnica/problema de ética. São Paulo: Perspectiva, 1998.
    AZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.
    BARBA, Eugenio. A Arte secreta do ator. Dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: Hucitec, 1995.
    BONFITTO, Matteo. O ator compositor: as ações físicas como eixo, de Stanislavski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.
    BROOK, Peter. A Porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
    BURNIER, Luis Otávio. A arte do ator: da técnica à representação. Campinas: Ed. UNICAMP, 2001.
    CEBALLOS, Edgar; JIMENEZ, Sérgio. Tecnicas y teorias de la direccion escenica. Vol. 2. Stanislavski, Reinhardt, Meyerhold, Brecht, Barrault, Kazan., Brook, Grotowski, Barba, Kantor, Margules, México, Grupo Editorial Gaceta (Colección Escenologia), 1988 .
    CHECKOV, M. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
    FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.
    FERRACINE, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. São Paulo: Ed. Unicamp, 2001.
    FO, Dario; RAME, Franca (org). Manual mínimo do ator. São Paulo: Senac, 1997.
    LECOQ, Jacques. El cuerpo poetico, una pedagogia de la creacion teatral. Editorial Alba.
    RICHARDS, Thomas – Trabajar con Grotowski sobre las acciones fisicas. Editorial Alba.
    SZABO, Dussan. Traité de mise en scène, méthode des actions scéniques paradoxales. Paris : L’Harmattan, 2001.
    VENEZIANO Neyde. A Cena de Dario Fo. O exercício da imaginação. São Paulo, Codex, 2002.

    Bibliografia a ser complementada conforme as pesquisas dos alunos.

  • Atelier de Composição e Montagem II – 3 créd.

    Aprofundamento pelo aluno das experimentações práticas abordando técnicas e princípios estéticos visando à realização de seu projeto.

    Bibliografia

    Bibliografia a ser definida conforme as pesquisas dos alunos.

  • CORPO E CENA: Possibilidade de criação, produção e distribuição na conte – 3 créd.

    Pensar a criação artística para as artes cênicas, levando em consideração as instâncias da criação, da produção e da distribuição do que se cria abre uma perspectiva de estudo para o artista gestor / artista pesquisador. Nesse sentido, essa disciplina visa propiciar momentos de estudos práticos e teóricos a respeito desses aspectos. Num primeiro momento penso que o trabalho seria mais teórico. Mas, para a continuidade desses estudos, é possível que se pense na realização de um produto artístico, de modo que, a partir disso, seja possível vivenciar e problematizar as agruras da produção cênica, tanto no teatro, quanto na dança. Nessa perspectiva, percebe-se a possibilidade de expansão das práticas e dos discursos sobre a criação, especificamente para alimentar as pesquisas acadêmicas e ampliar as publicações concernentes a esses assuntos. 
     

    Bibliografia

    Básica
    GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance – Do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
    JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
    LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

    Complementar
    BANES, Sally. Greenwich Village 1963: avant-garde, performance e o corpo efervescente. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
    BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
    GAZLIZIA, Roberto Luiz. Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 2004.
    GIL, José. Metamorfoses do corpo. Lisboa: Relógio D’água, 1997.
    GIL, José. Movimento Total – O corpo e Dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
    PALUDO, Luciana. Corpo, fenômeno e manifestação: performance. Dissertação de mestrado defendida no PPGAVI/UFRGS. Porto Alegre, 2006.
    PIRES, Beatriz Ferreira. O corpo como suporte da Arte – piercing, implante, escarificação e tatuagem. São Paulo: Editora Senac, 2005.
    Observação: As Revistas Cena – do PPGAC e a Revista Brasileira dos Estudos da Presença, assim como outros periódicos virtuais e impressos, serão pesquisados, em acordo às demandas dos assuntos.

  • Cultura e Prática Brasileira – 2 créd.

    Cultura e prática teatral brasileira. A condição da encenação no Brasil entre arte erudita; cultura popular e cultura massiva. Relações entre dramaturgia e espaço cênico.

    Bibliografia

    ANDERSON, Perrry: As origens da modernidade. Rio Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1999.
    BORNHEIN, Gerd (et al.). Cultura brasileira: tradição, contradição. Rio Janeiro: Zahar/FUNARTE, 1997.
    CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 1998.
    COELHO, Teixeira. Usos da cultura. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986.
    EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. São Paulo: UNESP, 2003.
    LIMA TORRES, Walter. Entre técnica e arte: o trabalho teatral do ensaiador na virada do séc. XIX-XX. Memória Abrace, V, out. 2001, p. 272-278.
    LIMA TORRES, Walter. Introdução histórica: o ensaiador, o diretor e o encenador. Folhetim, Rio de Janeiro, n. 9, p. 31-71,jan-abr., 2001.
    MICHALSKI, Yan; TROTTA, R.: Teatro e estado. São Paulo: Hucitec-IBAC, 1992.

  • Discursos e Práticas de Criação Cênica

    Estudo de propostas e discursos estéticos da cena contemporânea, considerando dinâmicas do processo criativo, contexto de produção, perspectivas e conexões no mundo. A partir desse estudo, os alunos serão estimulados a desenvolver e analisar aspectos de seus próprios projetos artísticos, compartilhando conceitos e possíveis práticas em aula, em procedimentos expostos de investigação teórico-prática.

    Bibliografia

    ALLAIN, Paul y HARVIE, Jen. Theatre and Performance. London and New York: Routledge 2006.

    ARDENNE, Paul. Un Arte Contextual. Murcia: Cendeac, 2002.

    BATTCOCK, Gregory y NICKAS, Robert. The Art of Performance. A Critical Anthology. New York: Dutton, 1984.

    BOGART, Anne. A Preparação do Diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

    – And then, you act. Making art in an unpredictable world. London and New York, 2007.

    BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2006.

    BRECHT, Bertold. Brecht on Theatre. Edited and translated by Jonh Willett. Londres: Methuen, 1964.

    CALVINO, Italo. Seis Propostas para o Próximo Milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

    CANTON, Katia. Temas da Arte Contemporânea (coleção). São Paulo: Martins Fontes, 2009.

    CARLSON, Marvin. Performance. Uma Introdução Crítica. Belo Horizonte: UFGM, 2010.

    CLIMENHAGA, Royd. Pina Bausch. London: Routledge, 2009.

    CORNAGO, Óscar. Éticas del Cuerpo. Madrid: Fundamentos, 2008.

    CORNAGO, Óscar. Teatralidade e ética In SAADI, Fátima; GARCIA, Silvana.(org). Próximo Ato: questões da teatralidade contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008, p. 20-31.

    DELGADO, Maria M. y HERITAGE, Paulo. (Ed). In Contact with the Gods? Directors talk theatre. Manchester: Manchester University, 1999.

    DIAMONT, Elin (Ed.). Performance and Cultural Politics. London and New York: Routledge, 1996.

    DUNDJEROVIC, Aleksandar. Robert Lepage. London: Routledge, 2009.

    ETCHELLS, Tim. Certain Fragments. Contemporary Performance and Forced Entertainment. London: Routledge, 1999.

    FAGUNDES, Patricia. O processo de ensaios como mecanismo de relações: um dispositivo festivo. Abrace, 2012.

    FISCHER-LICHTE, ERIKA. Theatre, Sacrifice, Ritual. Exploring Forms of Political Theatre. London: Routledge, 2005.

    – (2004) The Transformative Power of Performance. London and New York: Routledge, 2008.

    FREEMAN Jonh. New Performance/New Writing. New York: Palgrave Macmillan, 2007.

    GOMEZ-PEÑA, Guillermo. Ethno-Techno. Writings on performance, activism, and pedagogy. London and New York: Routledge, 2005.

    GOVAN, Emma, NICHOLSON, Helen, e NORMINGTON, Kate. Making a Performance. Devising Histories and Contemporary Practices. London and New York: Routledge, 2007.

    HARVIE, Jen and LAVENDER, Andy. Making contemporary theatre. International rehearsal processes. Machester: University Press, 2010.

    HUYSSEN, Andreas. (1986) Después de la gran división: modernismo, cultura de masas, posmodernism. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2002.

    KANTOR, Tadeusz. (1977) O Teatro da Morte. São Paulo: SESC e Perspectiva, 2008.

    LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. Belo Horizonte: Autentica, 2010.

    LEHMANN, Hans-Thies. Escritura Política no Texto Teatral. São Paulo: Perspectiva, 2009.

    LÉVINAS, Emmanuel. (1982) Ética e infinito. Madrid: A. Machado, 2000.

    MAFFESOLI, Michel. En el crisol de las apariencias. Para una ética de la estética. Madrid: Siglo XXI, 2007.

    MORIN, Edgar. (1990) Introducción al pensamiento complejo. Barcelona: Gedisa, 2007.

    PRECIADO, Beatriz. Testo Yonqui. Madrid: Espasa Calpe, 2008.

    RANCIÈRE, Jacques. Ética, Estética e Política. In Revista Urdimento, vol1, número 15. Florianópolis: UDESC/CEART, 2010.

    SÁNCHEZ, José A. Ed. Prácticas de lo Real en la Escena Contemporánea. Madrid: Visor Libros, 2007.

    SERRES, Michel. Variações sobre o Corpo. Sao Paulo: Bertrand Brasil, 2004.

    SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an Introduction. Second Edition. London and New York: Routledge, 2006.

    STANISLAVISKI, Constantin. Selección y Notas Edgar Ceballos. Ética y Disciplina. Método de Acciones Físicas. México: Editorial Gaceta, 1994.

    WORD, Libby and POYNOR, Helen. Anna Halprin. London: Routledge, 2004.

  • Dramaturgia da Cena Contemporânea – 3 créd.

    Estudo das práticas cênicas cujos processos criativos se emancipam da figuração e do texto como referência primeira do sentido. Investem na experiência sinestésica do espectador, oferecendo uma perspectiva plural de significados. Compõem uma dramaturgia da cena caracterizada pela circulação de imagens, fragmentação e descontinuidade, através da exploração dinâmica e interativa de diferentes recursos sensíveis e da hibridização cultural, artística e/ou tecnológica.

    Bibliografia

    ALQUIER Sylvie. “Une répétition pragmatique, um workshop avec Bob Wilson”, Les répétitions de Stanislavski a aujourd’hui, Alternatives Théâtrales, 2005.
    AUSLANDER Philip. Liveness, Performance in a mediatized culture. New York: Routedge, 2008.
    BADIOU Alain. “Dança como Metáfora do Pensamento”. In: Pequeno Manual de Inestética. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2002.
    BAUGH Christopher. Theatre, Performance and Tecnology. London: Palgrave, 2005.
    BARTHES Roland. “O Terceiro Sentido”. In: O Óbvio e o Obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
    BRANDSTETTER Gabrielle. “Da auto-Semelhança: Dança-Teatro para além da Representação”, Revista Trilhas nº 7, Campinas, 1998.
    CHAMBERLAND Roger.“L’ Expérience du chaos et la pragmatique du corps”, Théâtre Multidiscipli-narité et Multiculturalisme, Ed. Nuit Blanche, Québec, 1997.
    CHAPPLE Freda, KATTENBELT Chiel. Intermediality in Theatre and Performance. Amsterdam, New York: FIRT/IFRT, 2006.
    CHEVALLIER Jean-François. “Le geste thèatral contemporain : entre présentation et symboles “. L’Annuaire Théâtrale, nº 36, Ottawa, 2004.
    CONNOR Steven. “Performance Pós-Moderna” In: Cultura Pós-Moderna. São Paulo: Ed. Loyola, 2004.
    DERRIDA Jacques.”O teatro da Crueldade e o fechamento da representação”. In: A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.
    DESMARETS Michel. « Les personages virtuels face aux personnages incarnés : fuite de l’efficacité symbolique ? ». Paris : Etudes Théâtrales, nº 26, 2003.
    FERNANDES Silvia – Gerald Thomas em Cena. Memória e Invenção. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1996.
    FINTER Helga. “Théâtre Experimental et sémiologie du théâtre : la théâtralisation de la voix », Théâtralité, Ecriture et Mise en scène. Montréal: Ed. Brèches, 1985.
    FISCHER-LICHTE Erika. The Transformative Power of Performance. New York: Routledge, 2008.
    FOUCAULT Michel. Isto não é um Cachimbo. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 2007.
    FOUQUET Ludovic. Robert Lepage, l’horizon en images. Montréal: L’Instant scène, 2005.
    GOLDBERG Roselee. A Arte da Performance, do futurismo ao presente. São Paulo: Ed. Livraria Martins Fontes, 2006.
    GUHERY Sophie. “La danse contemporaine, laboratoire d’une action nouvelle ?”. L’Annuaire Théâtrale, nº 36, Ottawa, 2004.
    HEBERT Chantal. “De la Mimesis à la Mixis ou Les Jeux Analogique du Théâtre Actuel”, Théâtre Multidisciplinarité et Multiculturalisme. Québec : Ed. Nuit Blanche, 1997.
    KANTOR Tadeusz. – O Teatro da Morte. São Paulo: Perspectiva, 2008.
    KAPROW A. Como Fazer um Happening. Jornal Exposição Horizonte Expandido, Santander, 2010.
    KIRBY Michael. “La représentation non-sémiotique”. In: Théâtralité, Ecriture et Mise en scène. Montréal : Ed. Brèches, 1985.
    KURAPEL Alberto. Dramaturgia Contemporânea, Estética de la insatisfacción en el Teatro-Performance. Chile: Ed. Cuarto Próprio, 2004.
    LEHMANN Hans-Thies – “Teatro Pós-Dramático e Teatro Político”. São Paulo: Sala Preta, nº3, USP/ECA, pp. 9-19.
    _______________ . Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
    LEVY Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo : Editora 34, 1996.
    _______________. O que é o virtual? São Paulo : Editora 34, 1996.
    LYOTARD Jean-François. El diente, la palma de la mano. In: Dispositivos pulsionales. Madrid: Fundamentos,1981.
    _______________. “Resposta à Pergunta: O que é o Pós-Moderno?”. In: O Pós-Moderno Explicado às Crianças. Lisboa: Ed. Paz e Terra S/A, 2007.
    MAURIN Fredéric. Robert Wilson, le temps pour voir, le espace pour écouter. Paris: Ed. Actes Sud, 1998. pp. 85-137.
    MORIN Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 2003. HEBERT Chantal, ROY Irène. “Théâtre et Complexité” In: Face Cachée du Théâtre d’Image. Québec: Presses de l’Universté de Laval, 2001.
    OUAKNINE Serge. “Si près de quelque chose de nouveau…Le théâtre : du théâtral au virtuel ». Québec : L’Annuaire Théâtral, nº 26, 1999. pp. 105-116.
    PICCON-VALLIN Beatrice– “A encenação: visão e imagens”. A Arte do teatro entre tradição e vanguarda, Folhetim Ensaios, 2006.
    PLATA V. G. – ” La Fura dels Baus: Histoires d’Images, du Corps à l’Écran ” In: Les Écrans sur la Scène. Lausanne : L’Age d’Homme, 1998.
    ROY Irène Le Théâtre Repère. Du ludique au poètique dans le théâtre de recherche. Québec : Ed. Nuit Blanche, 1993.
    SANTAELLA Lúcia. Cultura e artes do Pós-humano.São Paulo: Ed. Paulus, 2004.
    SERVOS Norbert. “L’Expérience du corps” In: Pina Baush ou l’Art de dresser un Poisson rouge. Paris : L’Arche, 2001. pp. 16-36.
    VILLAR Fernando. “O pós-dramático em cena: La Fura dels Baús”. Brasília: Revista VIS (UnB), Pós-Graduação em Arte, v. 1, n. 1.

  • Estudos Avançados em Artes Cênicas – 3 créd.

    Estudos do pensamento de diferentes autores-criadores e sua contribuição para a cena contemporânea, identificando as concepções de teatralidade e os princípios que norteiam os processos criativos.

    Bibliografia

    ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
    BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. São Paulo: Hucitec, 1991.
    BORIE, M., ROUGEMONT, M.; SCHERER, J. Estética teatral: textos de Platão a Brecht. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1996.
    BRECHT, Bertold. Escritos sobre o teatro I e II. , Buenos Aires: Ed. Nueva Visón.
    BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.
    CARLSON, Marvin. Teorias do teatro. São Paulo: UNESP, 1999.
    CRAIG, E. G. Da arte do teatro. Ed. Arcádia, Lisboa.
    FERAL, Josette (Org.) Théâtralité, écriture et mise en scène. Québec : Ed. Hurtubise HMH, 1985.
    GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. C. Brasileira, RJ, 1987.
    MEYERHOLD, V.; CEBALLOS, Edgar (org). El actor sobre la escena. México: Col. Escenologia, 1998.
    PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
    ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003

  • Estudos e Práticas da Palavra- 3 créd.

    As possibilidades criativas da palavra enquanto geradora de imagens, sons e sentidos, e práticas de escrita e vocalidade. Aproximações entre as experiências de literatura e poesia oral e a escrita poética e cênica. A palavra enquanto performance na leitura, no teatro e em outras interfaces artísticas ou midiáticas. Articulações ente palavra , escuta e silêncio. O ator e a palavra.

     

    Bibliografia

    ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons. A nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.
    AZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.
    BACHELARD, Gastón. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
    _____. Fragmentos de uma poética do fogo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
    BAJARD, Elie. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2007.
    _____. Ler e dizer. São Paulo: Cortez, 1994.
    BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
    BANEGAS, Cristina (org.). Caligrafia de la voz. Buenos Aires: Leviatán, 2007.
    BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
    BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
    CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
    COSTA, Ana. Corpo e Escrita. Relações entre memória e transmissão da experiência. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001
    DERDYCK, Edith. Linha de horizonte. Por uma poética do ato Criador. São
    Paulo: Escuta, 2001.
    FORTUNA, Marlene. A performance da oralidade teatral. São Paulo: Annablume, 2000.
    GIRARDELLO, Gilka. Voz, presença e imaginação: a narração de histórias e as crianças pequenas. Anais da 26ª Reunião Anual da ANPED, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Poços de Caldas, 2003.
    GROTOWSKI, Jerzy. A voz. In: FLASKEN, Ludwik e POLASTRELLI, Carla. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. São Paulo: Perspectiva, 2007.
    KNÉBEL, María Ósipovna. La palabra em la creación actoral. Madrid: Editorial Fundamentos, 2003.
    LAROSSA, Jorge. La experiência de la lectura. Estúdios sobre literatura e formación. Barcelona: Laertes, 1996.
    MANGUEL, Alberto. A cidade das palavras. São Paulo: Companhia das Letras,
    2007.
    _____. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
    NOVARINA, Valère. Diante da palavra. Rio de Janeiro: 7 letras, 2003.
    ORLANDI, Eni Pucinelli. As formas do silêncio. No movimento dos sentidos.
    Campinas: Editora da Unicamp, 2002.
    PERDIGÃO, Andréa Bomfim. Sobre o silêncio. São José dos campos:Pulso, 2005.
    QUILICI, Cassiano Sydow. Teatros do Silêncio. Sala Preta, Revista da Escola de
    Comunicação e Arte, USP, n.7, 2007.
    SETTI, Isabel. O corpo da palavra não é fixo deixa-se tocar pelo tempo e seus
    espaços. Sala Preta, Revista da Escola de Comunicação e Arte, USP, n7., 2007.
    SHAFFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991.
    SPRITZER, Mirna. Ator e palavra: práticas da vocalidade. Memória ABRACE 2010. http://portalabrace.org/memoria1
    _____. Silêncio, escuta e a performance da palavra. Memória ABRACE 2009. http://portalabrace.org/memoria1
    _____. Dizer e ouvir. Memória ABRACE 2007. http://portalabrace.org/memoria1
    _____. O corpo tornado voz: a experiência pedagógica da peça radiofônica. Porto Alegre: UFRGS, 2005. (Tese de Doutorado em Educação).
    TOMÁS, Lia. (org.) De sons e signos. São Paulo: EDUC, 1998.
    WERNECK, Maria Helena; BRILHANTE, Maria João. (orgs). Texto e Imagem: Estudos de Teatro. Rio de janeiro: 7 letras, 2009.
    WULF, Cristoph. O ouvido. Grebh, Revista de Comunicação, cultura e teoria da mídia, n. 9,março de 2007.
    ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
    _____. Performance, Recepção e Leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
    _____. Escritura e Nomadismo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.
    _____. A letra e a voz. São Paulo: Cia. da Letras, 1993.

  • Memória, narrativa, experiência e conhecimento em artes cênicas – 3 créditos

    Desenvolvimento de procedimentos teórico-práticos com ênfase nas relações entre memória, experiência, construção de conhecimento e autoria no campo das artes cênicas. A partir da narrativa oral e escrita de experiências  formativas da trajetória pessoal dos participantes, ligadas a motivações e interesses, busca-se compreender as origens da curiosidade científica dos sujeitos e as relações entre suas práticas artísticas e docentes, seus referenciais teóricos, suas concepções epistemológicas, suas escolhas estéticas, pedagógicas, metodológicas e profissionais e seus processos de formação dentro e fora do ambiente acadêmico.

    Bibliografia

    ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

    BACHELARD, Gaston. A epistemologia. Lisboa: Edições 70, 2006.

    __. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

    BAJARD, Elie. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 1994.

    BARROS, José D. Paul Ricoeur e a narrativa histórica. In. Revista História imagem e narrativas. Edição 12, abril de 2011.
    Disponível em:
    http://www.historiaimagem.com.br/edicao12abril2011/paulricoeur.pdf
    Acesso em: 11/07/2012

    BARROS. Manoel. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2004.

    BECKER, Fernando. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

    __. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas 2001.

    __. Da ação à operação: o caminho da aprendizagem em Piaget e Paulo Freire. Porto Alegre: Palmarinca, 1993.

    __. O que é construtivismo? In. Revista de Educação AEC. Brasília. Vol. 21, Nº 83, p. 7-15, abr./jun. 1992.
    Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf
    Acesso em 02/07/2012

    BELL, Judith. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Porto Alegre: ArtMed, 2008.

    DAMASCENO, A mente humana. Abordagem neuropsicológica. In. Multiciência: Revista Interdisciplinar dos Centro e Núcleos da Unicamp. Campinas, 2004.
    http://www.multiciencia.unicamp.br/artigos_03/a_02_.pdf
    Acesso em: 11/07/2012

    DAMÁSIO, António. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Cia das Letras, 1996.

    __. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

    DEL NERO, Henrique Schützer. O equilíbrio necessário. São Paulo: Collegium Cognitio, 1998.

    IZQUIERDO, Iván. A arte de esquecer. Cérebro, memória e esquecimento. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004.

    __. A mente humana. In. Multiciência: Revista Interdisciplinar dos Centro e Núcleos da Unicamp: Campinas, 2004.
    Disponívem em: 11/07/2012
    http://www.multiciencia.unicamp.br/artigos_03/a_01_.pdf
    Acesso em: 11/07/2012

    __. Memória. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

    JOSSO, Marie-Christine. História de vida e projeto: a histórias de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. In. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo. Vol. 25. Nº 2. Jul/dez. 1999.
    Disponível em:
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97021999000200002
    Acesso em: 11/07/2012

    LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. In. Educação & Realidade. Vol. 29. Nº 1. Jan./jun., 2004.
    Disponível em:
    http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25417/14743
    Acesso em: 11/07/2012

    __. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In. Revista Brasileira de Educação. Nº. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.
    Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf
    Acesso em: 11/07/2012

    PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

    PEREIRA, Marcos Villela. A escrita acadêmica: do excessivo ao razoável. (Texto em formato pdf cedido pelo autor).

    PIAGET, Jean. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos, Ed. Da  Universidade de São Paulo, 1977.

    __. Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1978.

    RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

    SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto, Portugal: Afrontamento, 2002.

    SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Brincadeira e conhecimento: do faz-de-conta à representação teatral. Porto Alegre: Mediação, 2002.

    __. No fio do equilibrista. Professor de teatro e construção de conhecimento. Porto Alegre, Porto Alegre: PPGEdu/UFRGS, 2006. (Tese de Doutorado).

    VENÂCIO, Beatriz Pinto. Pequenos espetáculos da memória. São Paulo: Hucitec, 2008.

  • Performance e Espetacularidade- 3 créd.

    Estudo das diferentes manifestações culturais sob o ponto de vista da Etnocenologia. Introdução à Antropologia e às noções de Cultura, Aculturação e Inculturação . Estabelecer os princípios comuns entre Antropologia do Teatro, Antropologia Teatral e Performance. A noção do espetacular, da teatralidade sob a abordagem da Etnocenologia.

    Bibliografia

    BARBA, Eugenio. Le canöe de papier: Traité d’Anthropologie Théâtrale. Bouffonneries, 1993.
    BARBA, Eugenio, SAVARESE, Nicola. Un dictionnaire d‘anthropologie théâtrale: Anatomie de l’Acteur. Cazilhac: Bouffonneries Contrastes, 1985.
    BARRAN, Jose Pedro.História de la sensibilidad en el Uruguay: la cultura bárbara: (1800-1860). Montevideo: Ediciones de la Banda Oriental, Tomo I e II, 1990.
    CRESWELL, R; GODELIER, M. Outils d’enquête et d’analyse anthropologiques. Paris: Maspéro, 1977.
    EIBL-EIBESFELDT, Irenauss. Ethologie : Biologie du comportement. Paris: Ed. Scientifiques, 1977.
    GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1989.
    _____. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor, 2001.
    GOFFMAN, Erving. Les rites d’interaction. Paris: Les Éditions de Minuit, 1974.
    _____. La mise en scène de la vie quotidienne .Paris: Les Éditions de Minuit, 1973.
    GREINER,Christine; BIÃO, Armindo (org.). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume/PPGAC/JIPE-CIT, 1999.
    HERSKOVITS, M.J. Les bases de l’anthropologie culturelle. Paris: Payot, 1952.
    HUXLEY, Julian (org) .Le comportement rituel chez l’homme et l’animal. Paris: Gallimard, 1971.
    LECOQ, Jacques; CARASSO, Jean-Gabriel; LALLIAS, Jean-Claude. Le corps poétique: un enseignement de la création théâtrale. Paris: Actes Sud -Papiers/ANRAT, 1997.
    LEROI-GOURHAN, André . Le geste et la parole. Paris: Albin Michel , 1965.
    MAUSS, Marcel .Les techniques du corps. In: Sociologie et anthropologie. Paris: PUF,1968.
    PRADIER, Jean Marie . Ethnoscénologie: la profondeur des émergences. In: Internationale de l’Imaginaire, nouvelle série, 5: 16, 1996.
    _____. La Scène et la fabrique des corps: Ethnoscenologie du spectacle vivant en Ocident (Vème Siècle av. J.-C.-XVIIIème Siècle). Bordeaux: Presses Universitaires de Boerdeaux,1997.
    SCHECHNER, Richard. Between theatre and anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.
    TURNER, Victor . The anthropology of performance. New York: PAJ Publications, 1986.

  • Pesquisa em Artes Cênicas – 3 créd.

    Apresentação e discussão de temas referentes à configuração da sociedade contemporânea que mereçam ser pesquisados, tendo como referências as conceituações de ciência, arte e espetáculo. Discussão sobre as concepções de pesquisa existentes. Informação sobre diferentes tipos de pesquisa e discussão das possibilidades de adequação entre objeto e método. Revisão e aperfeiçoamento do projeto de pesquisa em artes cênicas.

    Bibliografia

    BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Civilização Brasileira, 1983.
    BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Civilização Brasileira, 1994.
    KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas: Papirus, 1999.
    KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
    MAFFESOLI, M. O conhecimento comum. São Paulo: Brasiliense, 1988.
    SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Porto: Afrontamento, 1994.
    ___. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 2002.
    ZAMBONI, Sílvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. São Paulo: Autores Associados, 1998.

  • Poéticas do corpo na cena contemporânea 3 créd.

    Estudo do corpo na cena contemporânea, a partir da compreensão dos pressupostos técnicos, poéticos éticos, estéticos e políticos que perpassam diferentes práticas coreográficas, enfatizando uma visão não-hierárquica dessas práticas. Matrizes técnicas, abordagens somáticas, procedimentos criativos, práticas discursivas e reflexivas como suportes para elaboração de corpos disponíveis para a criação. Transversalidade entre disciplinas artísticas, fragmentação do espaço cênico, mobilidade cultural, desterritorialização como contextos de práticas coreográficas contemporâneas.

    Bibliografia

    AZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.
    BANES, Sally. Terpsichore in sneakers: post-modern dance, with a new introduction. Hanover: Wesleyan University Press, 1980.
    BERNARD, Michel. De la création chorégraphique. Paris: Centre national de la danse, 2001.
    DANTAS, Mônica. Dança, o enigma do movimento. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1999.
    CALAZANS, Julieta, Jacyan CASTILHO e Simone GOMES (org.) Dança e
    educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.
    CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1997.
    FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.
    FORTIN, Sylvie (org.). Danse et santé: du corps intime au corps social. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2008.
    GIL, José. Movimento Total: O Corpo e a Dança. São Paulo, Iluminuras, 2004.
    LEHMAN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosacnaify, s.d.
    LOUPPE, Laurence. Poétique de la danse contemporaine.
    MERLEAU-PONTY. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
    _____. O olho e o espírito. Lisboa: Passagens/Vega, 1992.
    MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7letras, 2008.
    NUNES, Sandra Meyer. As metáforas do corpo em cena. São Paulo: Annablume/Udesc, 2009.
    PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
    PEREIRA, Sayonara. Rastros do Tanztheater no processo cirativo de Es-boço: espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da UNICAMP. São Paulo: Annablume, 2010.
    RODRIGUES, Graziela. Bailarino, Pesquisador, Intérprete: Processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.
    SIQUEIRA, Denise. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006.
    SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

  • Práticas Cênicas e Relações Étnico-Raciais – 3 créd.

    Estudo sobre a relação entre criação, formação e discursos étnico-raciais, considerando a emergência do tema e a necessidade da criação de referenciais teórico-metodológicos a partir dessa perspectiva.  Com esse estudo, vislumbra-se discutir algumas questões constituintes e transversais ao campo das relações étnico-raciais, a partir de textos relativos: à negritude, à ancestralidade, ao racismo, às ações afirmativas, à estética negra, à arte negra, à cena negra, ao afro centrismo, à transeccionalidade e outros, na sua inter-relação com a cena contemporânea.

     

    Bibliografia

    ALCANTARA, Celina Nunes de. Formação teatral como criação: narrativas sobre modos de ficcionar a si mesmo. Porto Alegre: UFRGS: Programa de Pós-graduação em Educação (Tese de Doutorado) 2013.

    ADICHE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

    ADICHE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

    CESAIRE, Aimé. Discursos sobre negritude. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.

    DAVIS, Angela. Mulheres, classe e raça. São Paulo: Boitempo, 2017.

    FANON, Frantz. Pele Negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

    SOVIK, Liv. Aqui ninguém é branco. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.

    REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA. Performance e relações étnico-raciais. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vv. 7, n. 2(2017), p.222-433. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/issue/view/2997/showToc Acessado em: 28/08/2017

    EVARISTO, Conceição. Insubmissas lagrimas de mulheres.

    FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

    FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

    GROS, Frederic (Org.). Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola, 2004.

    HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir a Educação como prática da liberdade.

    PASSÔ, Grace. Amores surdos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.

    PASSÔ, Grace. Por Elise. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.

    SILVA, Cidinha da. #Parem de nos matar. São Paulo: Ijumaa, 2016.

    SOYINKA, Wole. O Leão e a Joia. São Paulo: Geração Editorial, 2012

    WEST, Cornel. Questão de Raça. São Paulo: Compahia das Letras, 1994.

  • Recepção Teatral e Contemporaneidade – 3 créd.

    Tipos de relação teatral e seus métodos de abordagem. Pressupostos da prática e da recepção teatral na contemporaneidade. Encenação e experiência estética. Leitura e cognição.

    Bibliografia

    BARILLI, Renato. Curso de estética. Lisboa: Editorial Estampa, 1989.
    DE MARINIS, Marco. Comprender el teatro: lineamentos de una nueva teatrología. Buenos Aires: Editorial Galerna, 1997.
    INGARDEN, Roman. Concreción y reconstrucción. In: WARNING, Rainer (Org.). Estética de la recepción. Madri: Visor, 1989.
    ISER, Wolfgang. O ato da leitura. Vols. I e II. São Paulo: Editora 34, 1999.
    JAUSS, Hans Robert. Petite apologie de l´expérience esthétique. In: ___. Pour une esthétique de la recéption. Paris: Éditions Gallimard, 1978.
    PAVIS, Patrice. Pour une esthétique de la réception théâtrale. In: DURANT, Regis (Org.). La relation théâtrale. Lille: Presses Universitaires de Lille, 1980.
    PAVIS, Patrice. Vers une théorie de la pratique théâtrale: voix et images de la scène 3. Villeneuve-d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2000.
    TORO, Fernando de. Semiótica del teatro: del texto a la puesta en escena. Buenos Aires: Editorial Galerna, 1987.

  • Seminário de Pesquisa em Andamento – 3 créd.

    Acompanhamento e discussão dos projetos de pesquisa dos alunos, com vistas ao aprofundamento de conceitos teóricos e levantamento de bibliografia crítica. Para as pesquisas cênicas será solicitado um projeto de composição e montagem.

    Bibliografia

    A bibliografia será adequada às temáticas de pesquisa do grupo de mestrandos.

  • Seminário de Preparação de Dissertação – 3 créd.

    Arte e pesquisa: articulações entre criação, reflexão e escrita. Visa o aperfeiçoamento do texto final da dissertação ou memorial de acompanhamento de encenação.

    Bibliografia

    DERDYCK, Edith. Linha de horizonte: por uma poética do ato criador. São Paulo: Escuta, 2001.
    ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Editora Atlas, 1986.
    FURASTÉ, Pedro A. Normas técnicas para o trabalho científico. Porto Alegre: Dactilo-plus, 2001.
    OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1978.
    SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado. São Paulo: Annablume, 1998.
    SPRITZER, Mirna. A formação do ator: um diálogo de ações. Porto Alegre: Mediação, 2003.
    STOKOE, Patrícia; SIRKIN, Alice. El proceso de la creacion en arte. Buenos Aires: Almagesto, 1994.

  • Teatro Sem Espetáculo e Atorialidade – 3 créd.

    Estudo do espetacular, a partir da noção de “sociedade do espetáculo” e de outras contribuições dos movimentos letrista e situacionista. Teatro menor, teatro sem espetáculo, o vazio da cena e atorialidade em Carmelo Bene. Afinidades das noções estudadas em Bene com a obra de outros artistas contemporâneos, especialmente das artes cênicas.

    Bibliografia

    BENE, Carmelo et al. Carmelo Bene. Paris: Dramaturgie; José Guinot, 1977.
    BENE, Carmelo; DELEUZE, Gilles. Superpositions. Paris, Minuit, 1979.
    BENE, CARMELO & DELEUZE, GILLES. Superposiciones. Buenos Aires: Editorial TUSQUETS, 2003.
    CORVIN, Michel. (Org.) Dictionnaire encyclopedique du théâtre Larousse. Paris: Larousse/VUEF, 2001.
    DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
    DELEUZE, Gilles. Manfred: un extraordinaire renouvellement. In: ___. Deux régimes de fous. Paris: Minuit, 2003.
    DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. 28 de novembro de 1947 – como criar para si um corpo sem órgãos. In: ___. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996a. v.3.
    DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
    KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte. Sala Preta, São Paulo, n.2, p.89-95, 2002.
    ORLANDI, Luiz B.L. Marginando a leitura deleuzeana do trágico em Nietzsche In:___. et al. O trágico e seus rastros. Londrina: EDUEL, 2002a.
    QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: teatro e ritual. São Paulo: Annablume, 2004.
    MEICHES, Mauro. Uma pulsão espetacular: psicanálise e teatro. São Paulo: Escuta, 1997.
    NUNES, Silvia Balestreri. Boal e Bene: contaminações para um teatro menor. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) . Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica-SP, 2004.

  • Tópico Especial – Cartografar em Artes Cênicas

    Cartografia e perspectivas afins em Artes Cênicas. Pensamento corporificado, roda e descolonização do pensamento. O sul-do-sul ou o sertão-em-nós: o pesquisador em arte como peregrino.

     

    Bibliografia

    Referências básicas

    A Onça e a Diferença: Projeto AmaZone (wiki multiautoral sobre as cosmologias amazônicas iniciado em 2005). Em: http://amazone.wikia.com/wiki/Projeto_AmaZone

    BENE, Carmelo. La ricerca teatrale nella rappresentazione di stato (o dello spettacolo del fantasma prima e dopo C.B.). In: —. La ricerca impossibile- Biennale Teatro ’89. Veneza: Marsilio Ed., 1990. p. 11-17.

    GUATTARI, Felix. (1981). Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
    GUATTARI, Felix. (1981). Somos todos grupelhos. In:___. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p.12-19.

    GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. (1986). Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1993.

    PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana (org). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

    LINS, Daniel; GADELHA, Sylvio (org). Nietzsche e Deleuze – Que Pode o Corpo. Rio de Janeiro:Relume Dumará/Fortaleza,CE: Secretaria de Cultura e Desporto, 2002.
    LOPES SILVA, Wallace (org.). Sambo, logo penso: afroperspectivas filosóficas para pensar o samba. Rio de Janeiro: Hexis, 2015.
    ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

  • Tópico Especial em Artes Cênicas I – 1 créd.

    Estudo de matéria de discussão atual no âmbito da pesquisa em artes cênicas.

    Bibliografia

    Bibliografia a ser definida conforme o tema abordado no semestre.

  • Tópico Especial em Artes Cênicas II – 2 créd.

    Discussão de um aspecto significativo das artes cênicas contemporâneas.

    Bibliografia

    Bibliografia a ser definida conforme o tema abordado no semestre.