Elementos Culturais e Práticas Teatrais

Ano de Formação: 2002.

Participantes:

Profª. Drª. Inês Alcaraz Marocco (líder), Profª. Doutoranda Cristiane Werlang.

 

Mestrandos Participantes – Pesquisas em Andamento:

Título: O Andamento – Ritmo no Trabalho Pré-expressivo do Grupo Cerco no Espetáculo ”O Sobrado”

Aluno: Philipe França Philippsen

Orientador: Profª. Drª. Inês Alcaraz Marocco

 

Título: Virgínia Wolf, Apropriação e Dramaturgia: Um Procedimento de Escrita textual para Teatro.

Aluno: Virgínia Maria Schabbach

Orientador: Profª. Drª. Inês Alcaraz Marocco

 

Título: Ressonâncias do Quebranto: Tentativa de  teatralidade no teatro de Santo Domingo anos 2010 – 2013

Aluno: Hamlet Reynoso Bodden

Orientador: Profª. Drª. Inês Alcaraz Marocco

 

Objetivo

Este grupo tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de metodologias de trabalho do ator, elaboração e criação artística , assim como a sistematização teórica do processo de criação e oportunizar a reflexão e a consolidação dos estudos na área da Performance no campo artístico e cultural.

Ele possui duas temáticas:

•·Antropologia Teatral e Etnocenologia

Contempla os estudos sobre as manifestações culturais no que tange a sua espetacularidade e as técnicas corporais tradicionais como elementos para o desenvolvimento da presença física do ator/dançarino.

• Dramaturgia de Ator e a Música

Tem como objetivo o estudo sobre  os diálogos existentes entre a música e o teatro no âmbito da dramaturgia de atores.

Pesquisas Integrantes:

***AS TÉCNICAS CORPORAIS DO GAÚCHO E A SUA RELAÇÃO COM A PERFORMANCE DO ATOR/DANÇARINO. Profª. Drª. Inês Alcaraz Marocco .

A pesquisa visa continuar a investigação iniciada na Tese de Doutorado e confirmar a possibilidade de encontrar nas técnicas corporais do gaúcho campeiro, trabalhadas artisticamente no espetáculo Manantiais, em 1989, os princípios básicos da extracotidianidade propostos por Eugenio Barba. Ela pretende através da organização e reelaboração dessas técnicas corporais assim como a análise dos valores sociais, simbólicos e estéticos das mesmas, criar um instrumento pedagógico para a formação do ator/dançarino. A pesquisa visa investigar as técnicas corporais das atividades de trabalho e lazer do gaúcho campeiro, decodificando-as e estilizado-as para que façam parte do treinamento do ator/dançarino para desenvolver a sua presença física.

***AS IMPLICAÇOES DOS PARAMETROS SONORO/MUSICAIS NA DRAMATURGIA DE ATOR: O CASO DO TEATRO O BANDO

Esta pesquisa  propõe-se a investigar os diálogos existentes entre a música e o teatro no âmbito da dramaturgia de atores no TeatrO Bando de Lisboa, Portugal. Apóia-se, como fonte de investigação, no estudo dos procedimentos de atuação contemporânea, debruçando-se, para tanto, nos referenciais do início do século XX à contemporaneidade, a fim de buscar os recursos e estratégias de atuação para o ator teatral com base no diálogo entre a dramaturgia de ator e a música. O percurso metodológico segue as pesquisas dos artistas e pedagogos teatrais Appia, Stanislávski, Meyerhold, Artaud, Grotowski e Barba, a fim de encontrar e analisar os elementos musicais que as sustentam. Todos os pedagogos investigados guardam entre si o desejo de compreender os processos composicionais do ator a fim de gerar recursos para a sua criação, situando o ator como um dramaturgo, ou seja, como um ator/criador. Seguindo o mesmo percurso com pedagogos musicais, buscam-se referências sobre os conceitos musicais do início do século XX à contemporaneidade, especialmente aquelas que se deixaram impregnar pelo cruzamento de áreas e saberes, nomeadamente Murray Schafer e José Miguel Wisnik.

Repercussão do Grupo:

Os resultados das pesquisas têm sido apresentados em todos os Salões de Iniciação Científica da UFRGS desde 2001  tendo em diferentes anos recebido destaque na sua sessão, e ganho na area de Artes, Letras e Linguistica o prêmio máximo de Jovem pesquisador para o bolsista da pesquisa . Eles também constituíram objeto de comunicação em eventos nacionais e internacionais, nos Congressos da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), nos Encontro Nacional de Pesquisa em Arte da UERGS/FUNDARTE (Montenegro); Jornada de pesquisa da UFSM,em Santa Maria; Congreso Iberoamericano y Argentino , em Buenos Aires -Argentina e na XIII Jornadas de Jóvenes Investigadores Del AUGM (grupo de Montevideo) – Tucumán- Argentina; VII Colloque International d`Ethnoscénologie em Paris (2013);  Jornadas de Pós-Graduação em Estudos Artísticos – Estudos Teatrais e Performativos (Outubro/2013) em Coimbra;Colóquio Internacional Teatro – Estética e Poder (Universidade de Lisboa/PT – 21 a 23/novembro/2013) em Coimbra;Seminário Perspectivas da Investigação em Artes – Articulações (Universidade de Évora/PT – 12 a 14/dezembro/2013) ; II Congresso Internacional pelos mares da Língua Portuguesa (Universidade de Aveiro/PT – 21 a 23/maio/2014); XI Congresso Associação Internacional de Lusitanistas em Cabo Verde (21 a 25/julho/2014); IV Encontro Internacional Arte para a Infância e   Desenvolvimento Social e Humano.  Formação Continuada  “Brincadeiras cantadas brasileiras público alvo: mestrandos em música (12 e 13/dez) na Universidade Nova de Lisboa ; Congresso Internacional Artes e Ciências em   Diálogo  (23 e 24 fevereiro) em Porto .

A pesquisa tem gerado também artigos com Publicações em Anais e Revistas Especializadas nacionais e internacionais A verificação da eficácia da pesquisa tem gerado espetáculos  como  O Nariz , (2003) adaptação do conto homônimo de Nicolai Gogol, com apresentações e turnês em Porto Alegre; Santa Maria, São Paulo e Santa Catarina; O Sobrado (2008) e Incidente em Antares (2012) ambas são adaptações das obras homônimas de Erico Verissimo e obtiveram vários prêmios em diferentes modalidades pela secretaria municipal de cultura de Porto Alegre (Açorianos) e pelo Festival Porto Alegre em Cena    (Braskem) além de fazer   circulação pela maior parte das cidades do interior do estado e participação em festivais internacionais e nacionais. Outra criação artística realizada neste sentido foi o espetáculo Santo Qorpo ou O Louco da Provincia, (2014) adaptação do romance Cães da Provincia de Luiz Antonio Assis Brasil, da vida e da obra  de Qorpo Santo, jornalista, dramaturgo e professor do RGS  , fez temporada no interior do RGS e obteve prêmios    pela secretaria municipal de cultura de Porto Alegre (Açorianos).

Desde o inicio da pesquisa fazemos parte do Centro da Ethnoscénologie ,participando de seus diversos seminários e colóquios , e do Projeto Fronteiras culturais no cone Sul do CELP (Centro de Psicanálise e Literatura) Cyro Martins sob a presidência da profa Dra Maria Helena Martins, em Porto Alegre ,onde através de Encontros , Seminários ,Fóruns Internacionais e Nacionais, e projetos itinerantes, apresentamos anualmente os resultados da pesquisa.

 

 

Pesquisas Encerradas:

 

Título: O Ator em transe: aspectos para o desenvolvimento de uma consciência sensível.(2013)

Aluno: Filippi Mazutti

Orientador: Profª. Drª.Inês Alcaraz Marocco

 

Título: Luminescência: o Processo do ator como experiencia corporificada do arquétipo – herói.(2013)

Aluno: Franciele Machado de Aguiar

Orientador:Profª. Drª.Inês Alcaraz Marocco

 

Título:  A espetacularidade e a teatralidade na cena cinematográfica.(2012)

Aluno: Pedro Isais Lucas Ferreira

Orientador:Profª. Drª.Inês Alcaraz Marocco

 

Título: Solo como un hongo (2012)

Aluno: Gustavo Peres Muler

Orientadora:Profª. Drª.Inês Alcaraz Marocco

 

Título: “Oô de casa!”- Um Processo de criação cênica a partir da vivencia com mulheres da rota do tropeirismo gaúcho. (2012)

Aluna: Kátia Salib Deffaci

Orientadora: Profª. Drª.Inês Alcaraz Marocco

 

Título : Cantadeiras de incelências: utilização de manifestações culturais na criação orgânica e autêntica do ator na cena. (2011)

Aluna: Elisa Beschorner Heidrich

Orientadora: Profª. Drª. Inês Alcaraz Marocco

 

Tecendo o invisível – O elemento circense na construção de uma dramaturgia da atriz (2010)

Mestranda: Débora Moraes Rodrigues

Orientadora: Profª. Drª.Inês Alcaraz Marocco

 

NÃO-EU: a busca incessante do performer por si mesmo (2010)

Mestrando: Daniel dos Santos Colin

Orientadora: Profª Drª. Inês Alcaraz Marocco

 

Canção de ninar: um estudo do clownesco em Beckett (2009)

Autora: Priscila Padilha

Orientação: Profª. Drª. Inês Alcaraz Marocco

 

Processos criativos Integrados- a interface entre a imagem eletrônica e o acontecimento teatral(2009).

Autor:André Borba Arieta.

Orientadora: Profª. Drª. Inês Alcaraz Marocco.

 

Nada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da labanálise (2009)

Autora: Cibele Sastre

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Inês Alcaraz Marocco

 

Performance-Me! – O Processo De Si Pelo Movimento Dos Desejos (2009)

Autora: Alexandra Gonçalves Dias

Orientadora: Profª. Drª. Inês Alcaraz Marocco