Processos de Criação Cênica

Ano de Formação: 1999

Objetivo:

Encontram-se aqui reunidas as pesquisas voltadas à investigação do processo de criação do(s) artista(s) na cena contemporânea. Nesta perspectiva, a linha acolhe estudos teóricos sobre a produção cênica contemporânea e também pesquisas empíricas que investigam métodos e técnicas de composição. Na articulação com teorias e conceitos, as pesquisas visam ampliar o conhecimento acerca dos diferentes procedimentos e métodos empregados nas diversas manifestações espetaculares contemporâneas.

Participantes:

Professores do PPGAC: Profª. Drª. Marta Isaacsson de Souza e Silva, Profª. Drª. Mirna Spritzer e Profª. Drª.Mônica Fagundes Dantas, Profª. Drª.  Patricia Fagundes, Profª. Dr. Suzane Weber da Silva (Departamento de Arte Dramática / UFRGS)

Pesquisadores sem vínculo com o PPGAC:

Prof. Ms. Francisco de Almeida Júnior (Departamento de Arte Dramática / UFRGS)

Mestrandos participantes – Pesquisas em Andamento:

Título: Um Títere de Si Mesmo: o ator e as mídias audiovisuais
Mestrando: Lisandro Marcos Pires Bellotto
 ( Bolsa CAPES)
Orientadora: Profª. Drª. Marta Isaacsson de Souza e Silva

Título: Metamorfose: um olhar polifilético sobre processos de transformação a partir do
cruzamento entre teatro e ciências como indutor de um processo de criação cênica.
Mestrando: Roberto Salerno de Oliveira
 ( Bolsa CAPES)
Orientadora: Profª. Drª. Marta Isaacsson de Souza e Silva

Título:Moldar a Carne: A construção de um possível corpo queer no teatro
Mestrando: Pedro Omar Lacerda Delgado
Orientadora: Profª. Drª. Mônica Fagundes Dantas

 

PROJETOS DE PESQUISA DOCENTES DO PPGAC

 

PROCESSOS DE COMPOSIÇÃO DO TEXTO ESPECTACULAR.

Sub -projeto: CENA E INTERMEDIALIDADE

Ementa: Investigar os processos criativos envolvidos na composição do texto espetacular da cena contemporânea. Compreendendo a cena como composição intermedial, o projeto tem por propósito pesquisar as operações ou diálogos instaurados entre os diferentes corpos de sua configuração. Nesse contexto, reconhecer, em especial, as potencialidades dos recursos tecnológicos à escrita cênica, as implicações do uso desses recursos sobre os paradigmas da teatralidade e o consequente surgimento de novos elementos no campo conceitual dos estudos das artes cênicas.

Coordenador: Profª. Drª. Marta Isaacsson (Apoio CNPq)

Demais Participantes:

Ms. Jacqueline Pinzzon
Natália Soldera (PIBIC/Cnpq)
Maurício Casiraghi (BIC/UFRGS)

Financiamento: CNPq (Bolsa Produtividade, Edital Universal 2008) e FAPERGS (Pesquisador Gaúcho)

Sub-projetos de pesquisa concluídos:

Gesto-Palavra, articulações entre o texto dramático e a ação física: Profª. Drª. Marta Isaacsson de Souza.

Fantasmas e Homens sobre a cena contemporânea: diálogo entre corpos reais e virtuais

PRÁTICAS DE ENDONTRO: A RESSIGNIFICAÇÃO DO POLÍTICO NA CENA CONTEMPORÂNEA

Objetivo: O projeto se articula como continuidade da pesquisa desenvolvida entre 2011 e 2014, O processo de ensaios como um mecanismo de relações, que investigou dinâmicas de criação cênica, consideradas em sua dimensão relacional. A presente proposta estende o campo da pesquisa para a experiência com o espectador, afirmando ainda mais o vínculo indissociável entre processo e espetáculo e dando desenvolvimento à investigação do teatro como microterritório de sociabilidade. Múltiplas propostas da arte contemporânea buscam diálogos com o mundo através de criações/ações que articulam experiências do próximo: de formas plurais, a experiência política da arte se reinventa em práticas de encontro, que afetam tanto metodologias como obras, conectando fazer artístico, experiência estética, ética e política. Considerando o campo das artes cênicas, tais criações, conceitos, práticas, metodologias, trajetórias e intenções constituem o foco dessa investigação. Ao considerar a ética como um vetor em sinergia inevitável com a estética, e os processos cênicos como possíveis laboratórios sociais, a pesquisa percorre zonas de fronteira entre diferentes artes e campos do saber, articulando diálogos entre teatro e sociedade. Esses diálogos se estabelecem tanto em termos conceituais como em propostas de criação cênica, em uma intensa e necessária conexão entre teoria e prática artística. Assim, a pesquisa busca investigar, refletir e desenvolver práticas cênicas que se propõem como experiência de sociabilidade, buscando novas possibilidades para o papel social da arte e a ressignificação do político nas artes cênicas, consideradas aqui como fenômeno estÉtico/social.

Coordenador:  Profª. Drª. Patricia Fagundes.

O TRABALHO DO ATOR VOLTADO PARA UM VEÍCULO RADIOFÔNICO.

Ementa: Investigar a prática da peça radiofônica como experiência vocal que amplia o repertório do ator e configura sua relação com a palavra, o ritmo, o silêncio, a imaginação e a escuta. Estudar a presença da voz e seu estatuto corporal através de exercícios radiofônicos, contação de histórias, leituras e performances.

Coordenador: Profª. Drª. Mirna Spritzer
Aluna participante: Carolina Pohlmann( Bolsa de Iniciação Científica FAPERGS)

TEMAS, TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA: Construindo o mapa artístico, Histórico e Cultural da Dança Contemporânea no Rio Grande do Sul

Emenda: O presente projeto tem por objetivo descrever os temas, os conteúdos, as técnicas e os procedimentos de criação utilizados nas produções em dança contemporânea no Rio Grande do Sul, buscando elaborar uma tipologia dessas produções nos últimos vinte anos. Está vinculado à pesquisa Construção de um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no Rio Grande do Sul , que visa mapear a produção em dança contemporânea no Rio Grande do Sul, buscando identificar as principais características dessas produções do ponto de vista artístico, histórico e cultural no Rio Grande do Sul.

Coordenador: Mônica Fagundes Dantas

Integrantes: Paola de Vasconcelos Silveira – Integrante / Fernanda Bertoncello Boff – Integrante / Luciane Silva Soares – Integrante / Cláudia Maria Dutra e Silva – Integrante

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul –

Dissertações de Mestrado Concluídas

 À procura de um subtexto contemporâneo
Mestranda: Angelene Lazzareti
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mirna Spritzer

Raízes para voar – a capacidade de se fazer presente através do grounding
Mestranda: Juliana Vicari
Orientadora: Profª. Drª. Mônica Fagundes Dantas

 Corpos Ditos e Malditos: um estudo sobre os procedimentos de criação na Companhia Terpsí Teatro de Dança
Mestrando: João Batista Soares De Lima
Orientadora: Profª. Drª. Marta Isaacsson de Souza e Silva
Co-Orientadora: Profª. Drª. Mônica Fagundes Dantas

 A ética em processos coletivos de teatro contemporâneo
Mestranda: Desirré Pessoa ( Bolsa CAPES)
Orientadora: Profª.Drª. Marta Isaacsson

 A presença de corpos ausentes – a fantasmagoria de Denis Marleau em Os Cegos de Maurice Maeterlinck.
Mestranda: Maíra Castilhos Coelho (Bolsa REUNI)
Orientadora: Profª Drª. Mirna Spritzer

Uma questão de amor na contação de histórias
Mestranda: Luciene Rivoire
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mirna Spritzer

Inter-Espaço na Criação Teatral: anotações sobre o processo criativo nos espetáculos Isadora.Orb, a Metáfora Final e De Areia e Mar(2011)
Autora:Jaqueline Pinzon
Orientação: Profª. Drª. Marta Isaacsson de Souza e Silva

Para além do ensaio: a meditação tibetana no trabalho do ator (2011)
Autora: Rochele Resende Porto
Orientadora: Profª. Drª. Mirna Spritzer

Figurino: um objeto sensível na produção da personagem(2010)
Autora: Rosângela Cortinhas
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marta Isaacsson de Souza e Silva

Voz e emoção: provocações (2010)
Autora: Laura Backes
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marta Isaacsson

A Organicidade da Palavra no Processo Criativo do Ator (2010)
Autora: Silvana Baggio Ávila
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mirna Spritzer

Imagens da Pintura como Estímulo para a Composição da Personagem Teatral (2010)
Autora: Ágata Baú
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mirna Spritzer

Cia. Estravaganza – um olhar sobre os caminhos criativos no teatro de grupo (2009)
Autora: Adriane Cecília Pinto Mottola
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mirna Spritzer

O Bailarino-Ator-Autor (2009)
Autor: Alecsandro Dall`Omo
Orientação: Prof.ª Dr.ª Marta Isaacsson de Souza e Silva

Treinamento Do Ator: Plano para a Reinvenção de Si (2009)
Autora :Tatiana Cardoso Da Silva
Orientadora: Profª. Drª. Marta Isaacsson de Souza e Silva

Fragmentos Brietzkianos – Estudo Da Cena Nas Montagens Brechtianas De Irene Brietzke (2008)
Autor:Carlos Humberto Vasconcellos Vieira
Orientadora: Profa. Dra. Mirna Spritzer