Ano de Formação: 2001
Participantes: Prof. Dr. Clóvis Dias Massa (líder) e Profa. Dra. Silvia Balestreri Nunes (líder)
Professor Participante – sem vinculo com PPGAC: Prof. Dra. Camila Bauer (DAD – UFRGS)
Mestrandos Participantes – Pesquisas em Andamento:
Paradoxos de um (des)encenador: teatro sem espetáculo em Carmelo Bene
Aluno: Luis Fabiano Oliveira
Orientadora:Profª.Drª.Silvia Balestreri
Beckett-we: uma pedagogia do vazio
Aluno: Luciana Brito
Orientadora:Profª.Drª.Silvia Balestreri
Objetivo
Trata-se de um grupo de pesquisa que aborda a cena teatral sob o ponto de vista da produção e da recepção. O grupo tem como objetivo investigar fatores da produção e da recepção do teatro em determinados períodos históricos, fazendo a análise minuciosa da estética da época estudada, sua dramaturgia, espaço cênico e teatral, indumentária, trilha sonora, iluminação, máscaras, adereços e maquinarias, promovendo um diálogo com o horizonte de expectativa do espectador, o modo de contemplação e o caráter do espetáculo numa determinada encenação. Utiliza-se, para tanto, de textos dramáticos, teóricos, históricos, filosóficos, bem como de imagens iconográficas acerca das montagens estudadas.
Pesquisas Integrantes
***Estética do Espetáculo Teatral: A Concretização da Tragédia e da Comédia na História do Teatro. Prof. Dr. Clóvis Dias Massa
Investigar a estética do espetáculo teatral sob o ponto de vista da produção e da recepção, realizando o levantamento dos aspectos históricos, dramatúrgicos, artísticos, cênicos e sociais de determinados períodos a partir da escolha de um gênero representativo da dramaturgia e da análise de um texto dramático e de sua encenação, em confronto com os fatores estudados.
***Teatro e Produção de Subjetividade: Exercícios Micropolíticos. Profª. Drª. Silvia Balestreri Nunes
Estudar o teatro como produção de subjetividade e as produções de subjetividade que acontecem em determinados fazeres teatrais, o que, em outras palavras, será buscar quando e como essa arte propicia a invenção de novos mundos, novas sensibilidades, quando e como ela é engendramento de novas maneiras de existir e de pensar. Com o aporte teórico das filosofias da diferença, especialmente dos autores Gilles Deleuze e Felix Guattari, será estudada inicialmente a obra do pluriartista italiano Carmelo Bene, buscando-se um entendimento dos conceitos que criou em cena e através das apropriações que fez de textos clássicos, com o intuito de investigar o alcance e a especificidade de suas contribuições para as teorias da cena.
Iniciação Científica:
Desde a sua criação, vários alunos de Iniciação Científica participaram do grupo com bolsas PIBIC-CNPq, FAPERGS, BIC-UFRGS e do Programa de Iniciação Científica Voluntária da UFRGS, todos com apresentações no âmbito da Iniciação Científica da Universidade. Em 2003, o grupo recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador no XV Salão de Iniciação Científica, em 2003, promovido pela Propesq-UFRGS, com o trabalho intitulado O Papel da Mulher no Teatro Grego Antigo, de autoria de Camila Bronstrup.Em 2010, o trabalho Críticas à Sociedade do Espetáculo nas Experimentações de Letristas e Situacionistas, do bolsista PIBIC-CNPq Luís Fabiano Oliveira, foi escolhido como Destaque dentre as apresentações da Seção Teatro XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.
Repercussão do Grupo:
Os resultados das pesquisas foram apresentados nos Congressos da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), no Congreso Internacional de Teatro Iberoamericano y Argentino, no Congresso Internacional de Teatro IUNA, em Buenos Aires, no Coloquio Internacional de Teatro de Montevidéu, na Jornada Latino-americana de Estudos Teatrais, em Florianópolis e em Blumenau, no Congresso da Associação Nacional de História (ANPUH) e foram objeto de publicação de artigos em revistas especializadas. As temáticas conduziram a uma pesquisa de mestrado e a duas pesquisas de doutorado de seus participantes.
Pesquisas Encerradas:
O oceano cênico de Zoé Degani
Aluna: Lindsay Gianoukas
Orientadora: Profª. Drª. Silvia Balestreri
Uma Análise Contextual da peça “Não Te Assusta, Zacaria!”
Aluno: Renato Duarte Mendonça
Orientador: Prof. Dr. Clóvis Dias Massa
O Espetáculo no Teatro Elisabetano e Jacobino:aprática cênica da companhia Chamberlain´s – King´s Men de William Shakespeare
Aluna: Aline Castaman
Orientador: Prof. Dr. Clóvis Dias Massa
O hábito habitável: a experiência de ser espectador
Aluna:Fernanda Marília Gomes da Rocha
Orientador: Prof.Dr.Clóvis Dias Massa
A Metodologia de Arthur Lessac no Treinamento do Ator: uma abordagem do corpo a partir do autoconhecimento e da sinestesia
Aluna:Márcia Donadel
Orientadora:Profª.Drª.Silvia Balestreri
Políticas de encontro: criação e colaboração nos processos de Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (2011)
Autora: Raquel Purper
Orientadora: Profª. Drª. Silvia Balestreri Nunes e co-orientadora Profª. Drª. Mônica Dantas
Fronteiras entre o Ator e a Arte Marcial: uma experimentação no Grupo Farsa. (2011)
Autora:Ariane Guerra Barros
Orientadora: Profª. Drª.Silvia Balestreri Nunes
A Trilha Sonora Teatral em Pauta
(2011)
Autor: Marcos Machado Chaves
Orientador:Prof. Dr.Clóvis Dias Massa
Semiótica Teatral: Análise do Espetáculo “O Vendedor de Palavras”(2011)
Autor: Rodrigo Monteiro da Rosa
Orientador: Prof. Dr. Ubiratan Paiva de Oliveira
Palcos da vida: o vídeo como documento do teatro em Porto Alegre nos anos 1980
(2010)
Autor: Newton Pinto da Silva
Orientador: Prof. Dr. Clóvis Dias Massa
Ética, boniteza e convívio teatral entre grupos e comunidades
(2010)
Autora: Maria Amélia Gimmler Netto
Orientador: Prof. Dr. Clóvis Dias Massa
O Trabalho Criativo do Ator no Contexto da Consulta [Médica] Encenada (2010)
Autora: Daniela Aquino Camargo
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Silvia Balestreri Nunes
Crítica teatral na era digital
(2010)
Autora: Helena Maria Mello
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço
Da discussão “Clown ou Palhaço” às permeabilidades do “Clownear- Palhaçar”
(2009)
Autora: Patrícia de Oliveira Freitas Sacchet
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sílvia Balestreri Nunes
Do Topo aos Horizontes Possíveis: Ação artística e Aprendizagem Inventiva no Ensino de Teatro (2009)
Autor: Mateus Gonçalves
Orientadora: Profa. Dra. Silvia Balestreri Nunes.
Motivação Criadora e Recepção Estética no Espetáculo Re-Sintos da Muovere Companhia de Dança (2009)
Autora: Rubiane Falkenberg Zancan
Orientador: Prof. Dr. Clóvis Dias Massa.
Fluxo de Consciência: Variações no Teatro Contemporâneo (2009)
Autora: Angela Francisca Almeida De Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Clóvis Dias Massa.
A Estética Metaficcional No Teatro De Animação Gaúcho Contemporâneo
(2008)
Autor: Paulo César Balardim Borges
Orientador: Prof. Dr. Ubiratan Paiva De Oliveira.