Pesquisas em andamento

2016

 

ALECSANDRO SERDEIRA DALL OLMO

Corpo, um fenômeno amplo e ilimitado

Pesquisas sobre a performance na relação, corpo, arte e cidade.

 

ALYNE REHM

CORPOS À DERIVA

OU SOBRE AQUILO QUE O CORPO DANÇA QUE DANÇA O CORPO

Arquivo e memória acerca do corpo na/da/que dança como constituintes do sujeito/corpo-dançante e da criação em dança na/da contemporaneidade

 

CAIO CESAR KLEIN

HISTÓRIAS E PROCESSOS DE TRANSFORMISTAS EM PORTO ALEGRE

 

DAVI FREIRE GIORDANO

A PERFORMANCE COMO UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA ARTE

 

ELIZABETH MEDEIROS PINTO

O CORPO INUMANO encena

 

GABRIELA MAFFAZZONI CHULTZ

CORPOS, TERRITÓRIOS E PRÁTICAS EM DANÇA: ESTUDOS TRANSNACIONAIS ATRAVÉS DE CERTAS DANÇAS POPULARES

 

JACQUELINE PINZON

O DRAMATURGO-ENCENADOR E AS ESPECIFICIDADES DA CRIAÇÃO DO TEXTO E DA CENA EM MODO SIMULTÂNEO

 

JOSÉ JACKSON SILVA

INVESTIGAÇÃO DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DO TRABALHO DO DIRETOR TEATRAL A PARTIR DE ESPAÇOES CÊNICOS NÃO CONVENCIONAIS ‘

 

JULIANA CANALI DEMORI

CARTOGRAFANDO O TEATRO NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

 

LINDSAY TAROUCO GIANUCA

A CRIAÇÃO NO CORPO E O CORPO DA CRIAÇÃO – ROTAS PARA O ATOR MENOR: LINHAS DE FUGA, TRAÇOS DE FORÇAS, VIOLÊNCIAS

 

PEDRO OMAR LACERDA DELGADO

ENTRE A CARNE DO CORPO E A CARNE DA PEDAGOGIA

A TEATRALIDADE NO CORPO TRAVESTIDO COMO METODOLOGIA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DO PROFESSOR

 

THAIS COELHO DA SILVA

EVA SCHUL: DANÇA, POÉTICA E MEMÓRIA

 

VIRGÍNIA SCHABBACH

VIRGINIAS EM DIÁLOGO: META-HISTÓRIA E METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM UMA CRIAÇÃO

DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA

 

WILLIAM FERNANDES MOLINA

O TEATRO DE GRUPO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: conhecer trajetórias, expandir experiências

2015

 

ADRIANA DAL FORNO

O MOVIMENTO DO ATOR EM ATO

 

ANA PAULA ZANANDREA

O CORPO DO DIRETOR DE TEATRO NA SALA DE ENSAIO: UM DISPOSITIVO ATÓPICO

RELACIONAL NO PROCESSO DE ENCENAÇÃO

 

ANDRÉA CRISTIANE MORAES SOARES

“WORD DANCE BODIES” EM PROCESSO DE COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA CONTEMPORÂNEA

 

ANGELENE LAZZARETI

O ENTRE:PRESENÇA PARTILHADA E A PRODUÇÃO DOS CORPOS A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE A INTERVENÇÃO CÊNICA URBANA

 

CARLOS ROBERTO MÖDINGER

CENA E PALAVRA: A VOCALIDADE COMO HORIZONTE DA CRIAÇÃO TEATRAL

 

FERNANDA MARÍLIA GOMES DA ROCHA

A ABERTURA DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO TEATRAL NA ESCOLA:

DA SALA DE AULA PARA O MUNDO

 

IZABELA LUCCHESE GAVIOLI

NEUROCIÊNCIA NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA

 

JOSIANE GISELA FRANKEN CORRÊA

ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA GAÚCHA: ALICERCES DOCENTES

 

JULIANA DE ALMEIDA FERRARI ROSA

 “NÃO BATE PREGO NO PALCO!” O APRENDIZADO DO OFÍCIO DA DIREÇÃO TEATRAL , DO AMADORISMO AO TEATRO PROFISSIONAL, NO AMBIENTE DOS FESTIVAIS AMADORES DE TEATRO DO RIO GRANDE DO SUL

 

LISANDRO MARCOS PIRES BELOTTO

O REAL NA CENA CONTEMPORÂNEA EM TRÊS ESTUDOS DE CASO: TEATRO OFICINA, AKHÊ, E DIMITRIS PAPAIOANNOU

 

LISINEI FATIMA DIEGUEZ RODRIGUES

TEATRO E CULTURA DIGITAL:POÉTICAS E PROCESSOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

MARCIA BERSELLI

PROCEDIMENTOS CRIATIVOS DE AMPLO ACESSO: (DES) HABILIDADES EM CENA A PARTIR DA FLEXIBILIZAÇÃO DO ACESSO ÀS ARTES CÊNICAS

 

MÁRCIA DONADEL

SUTIL TURBULÊNCIA PERCEPTIVA: UMA PERSPECTIVA PARA A PREPARAÇÃO DO ATOR E A CRIAÇÃO EM TEATRO

 

PEDRO ISAIAS LUCAS FERREIRA

A ESPETACULARIDADE NA PRÁTICA DE ATORES DECANOS

 

ROCHELE RESENDE PORTO

ENCONTRO ENTRE PEDAGOGIAS: DANÇA E TEATRO NA CRIAÇÃO CORPÓREO-VOCAL DE DOCENTES-ARTISTAS EM FORMAÇÃO

 

RUBIANE FALKENBERG ZANCAN

O PROCESSO DE PERCEPÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM A RECEPÇÃO DE ESPETÁCULOS DE DANÇA NA PERSPECTIVA DO ESPECTADOR

 

TATIANA CARDOSO DA SILVA

CONEXÕES CORPORAIS COM A MEMÓRIA

 

 VIVIANE ROSA JUGERO MARTINS

DRAMATURGIA DIALÉTICA: O BRINCAR COMO UM CAMINHO NAS ARTES CÊNICAS PARA CRIANÇAS