Pesquisas em Andamento

2016

 

ALEXANDRE BORIN ANTUNES

MÁSCARA EXPRESSIVA: ANÁLISE DO PROCESSO CRIATIVO DO ATOR NA CENA TEATRAL DE RUA

 

ANDERSON BELOTTO

EMBARALHANDO ESPAÇOS E DILUINDO FRONTEIRAS – EM BUSCA DE UM TEATRO FEITO DE DANÇA: UM ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO, A PARTIR DO PONTO DE VISTA DA DIREÇÃO, SOBRE OS PRINCÍPIOS DE COMPOSIÇÃO CÊNICA DA DANÇA APLICADOS AO TEATRO

 

CAMILA BEATRIZ NARDELLI

O ESPECTADOR ATIVO: REFLEXÕES SOBRE O TEATRO ÉPICO E O TEATRO FUTURISTA

 

CARINA ZATTI CORÁ

DA HISTÓRIA ORAL À DRAMATURGIA: MEMÓRIAS DE MULHERES IMIGRANTES NO BRASIL

 

CRISTIANO LAERTON GOLDSCHMIDT

A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA DE OLGA REVERBEL: UM PERCURSO BIOGRÁFICO

 

DANIEL SILVA AIRES

ACERVO DIGITAL DA MEMÓRIA DA DANÇA NA PLATAFORMA YOUTUBE: O TEMPO PASSADO-PRESENTE NA ERA DA CITAÇÃO

 

DIEGO LUIZ NARDI

A IDENTIDADE NO PROCESSO CRIATIVO DO ATOR

 

FELLIPE SANTOS RESENDE

“ENROLA UM, DOIS, TRÊS ATÉ A CINTURA…”: UMA ABORDAGEM TÉCNICA DA DANÇA CONTEMPORÂNEA DE EVA SCHUL

 

 

JOSÉ GUILHERME MARCON

PROCESSOS DE ESTAR PRESENTE E ESCUTAR O OUTRO: DA EXAUSTÃO À MICRO-EXPRESSÃO

 

LUZIANA CAVALLI DE OLIVEIRA

TRAJETÓRIA E POÉTICA AFRO-BRASILEIRA NA CENA

A CRIAÇÃO E O FAZER EM DANÇA DE RAIMUNDO BISPO DOS SANTOS (MESTRE KING)

 

MARCELO MERTINS

CONSTRUÇÃO DA DRAMATURGIA EM CENA: O ATOR E O CASTELO DE CARTAS

 

MARCO AURÉLIO JULIO RODRIGUES

DANÇAS URBASNAS E POSSÍVEIS MESTIÇAGENS

 

MARIANA PINTO VIEIRA VELLINHO

MEMÓRIA COMO TATUAGEM: RESSIGNIFICAÇÕES DO ‘EU’ NA PRÁTICA CÊNICA EM SALA DE AULA

 

NICOLE NUNES DA CRUZ

O TEATRO NO HOTEL DA LOUCURA: UMA ATUALIZAÇÃO NA LUTA ANTIMANICOMIAL

 

PATRÍCIA ÁVILA RAGAZZON

A PRÁTICA DO TEATRO COM DEFICIENTES INTELECTUAIS: UM CONSTANTE EXERCÍCIO DE OLHAR O OUTRO

 

SUELLEN ARAÚJO DE BRITO

RITOS DE PASSAGEM

UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA NO PROCESSO CRIATIVO DO ATOR

 

 

2015

 

ALESSANDRO RIVELLINO OLIVEIRA DE BORBA

A MORTE DO BAILARINO – UM PROCESSO DE DESCOREOGRAFAR-SE

 

ALEXANDRA DE CASTILHOS MOOJEN

EM ÁGUAS PROFUNDAS: A VIVÊNCIA EM PRÁTICAS SOMÁTICAS NA BUSCA DE UM FIO CONDUTOR PARA CRIAÇÃO ARTÍSTICA

 

ALEXANDRE MAGALHAES DA SILVA

ADMINISTRAÇÃO CULTURAL, MICROECONOMIA E MODOS DE PRODUÇÃO TEATRAL EM PORTO ALEGRE (1985 – 2005)

 

ANDREA MARIANA MORERA LÓPEZ

CRIAÇÃO EM MÚSICA E DANÇA: O IMPROVISO COMO INSTANTE DE DIÁLOGO

 

DANIELE LUCIANA ZILL HEUERT

CORPO DEL PUERTO – INVESTIGAÇÃO DO GESTO, DA POÉTICA FLAMENCA E DA IDENTIDADE CORPORAL DA COMPANHIA DE FLAMENCO DEL PUERTO NO ESPETÁCULO LAS CUATRO ESQUINAS

 

GABRIELA TAROUCO TAVARES

POÉTICAS DO ESPAÇO A RUA DOS ANDRADAS E SEUS ARTISTAS

CARTOGRAFANDO SENSAÇÕES, MULTIPLICANDO DESEJOS

 

IASSANÃ MARTINS DA SILVA

PRÁTICAS DE INTIMIDADE: A CENA COMO EXPERIÊNCIA

 

JEFERSON DE OLIVEIRA CABRAL

UM OLHAR ÀS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA DANÇA-TEATRO

 

JULIANA RIBEIRO WOLKMER

ENSINO DE TEATRO NO DAD: UM REVIRAR DE ARQUIVOS E MEMÓRIAS PARA TECER FIOS DESSA HISTÓRIA

 

LÍGIA ANTONELA DA SILVA PETRUCCI

A CANÇÃO EM CENA – CORPO E GESTO NAS VOZES DE MÔNICA SALMASO E MARIA JOÃO

 

LUCIANO CORREA TAVARES

UM OLHAR SOBRE AS GESTUALIDADES PROVISÓRIAS: IN/COMPATÍVEL? E TEMPOSTEPEGOQUEDELÍCIA

 

MARCO ANTONIO FILLIPIN RODRIGUES

CORPOS MÚLTIPLOS A EMPATIA NA CRIAÇÃO COMPARTILHADA EM DANÇA

 

MARIANA DA ROSA AZEVEDO

PROCURA-SE POESIA NA VIDA ALHEIA: A VOCALIDADE COMO DISPOSITIVO PARA A CRIAÇÃO CÊNICO-RADIOFÔNICA

 

MAURÍCIO PEZZI CASIRAGHI

CENA E TECNOLOGIA DE IMAGEM: EXPERIÊNCIAS SOBRE IMERSÃO

 

PAULA EMILIA ALMEIDA MARTINS DE MARTINS

A BUSCA PELA CONTRIBUIÇÃO INTERDISCIPLINAR NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO CINEMATOGRÁFICOS E NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA

 

ROBERTA SAVIAN DA ROSA

IS@.COREO: ESTUDO DE UM CORPO BAILATRIZ EM PROCESSO DE MEDIAÇÃO/INTERAÇÃO TECNOLÓGICA

 

SILVIA DE REZENDE CANARIM

ISRAEL GALVÁN E A METAMORFOSE DO FLAMENCO