Pesquisas em Andamento

2018

ANA PAULA PARODI EBERHARDT

Orientadora: CAMILA BAUER

A RESIDENCIA ARTISTICA NO PROJETO USINA DAS ARTES

 

ERIAM ROBERTO SCHOENARDIE

Orientadora: CAMILA BAUER

LINGUAGENS DAS ARTES VISUAIS COMO DISPOSITIVOS DE CRIACAO CENICA E O BORRAMENTO DA NOCAO PALCO-PLATEIA

 

ALESSANDRA SANTOS DE SOUZA

Orientadora: CELINA ALCANTARA

DO TERREIRO PARA O PALCO: A PERFORMANCE DO BRINCANTE NAS RODAS DE JONGO

 

MARCELO BULGARELLI

Orientadora: CAMILA BAUER

A BIOMECANICA TEATRAL DE MEYERHOLD: PRINCIPIOS PARA A CONSTRUCAO DA ACAO E A ELABORACAO DE NOVOS PROCEDIMENTOS TECNICOS/CRIATIVOS

 

JESSE MOACIR FARIA OLIVEIRA

Orientadora: CELINA ALCANTARA

A GESTUALIDADE AFRO-BRASILEIRA NA CENA CONTEMPORANEA – ARTICULACOES ENTRE NARRATIVA E ENCENACAO

 

THAIS REGINA VILLANOVA PETZHOLD

Orientadora: MIRNA SPRITZER

ESTADO DE ESCUTA EM INTERVENCOES URBANAS

 

CLEYCE SILVA COLINS

Orientadora: CELINA ALCANTARA

ESTADOS ALTERADOS DE CONCIENCIA: UMA PROPOSTA DE ANALISE DAS PERCEPCOES DE CORPO NO TRANSE UMBANDISTA COMO ARTICULADORES DE CRIACAO EM DANCA CONTEMPORANEA

 

ARIADNE PAZ DA SILVA

Orientadora: FLAVIA VALLE

DANCA, REPRESENTATIVIDADE E EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA

 

BRENO KETZER SAUL

Orientadora: SILVIA BALESTRERI

TEATRO MENOR

 

ADRIELLE AURELINA PAULINO DA SILVA

Orientadora: LUCIANA PALUDO

A CONSTRUCAO DO CORPO NAS DANCAS URBANAS

 

2017

 

ALESSANDRA LIOTTO KIRCHER

Orientadora: MONICA FAGUNDES DANTAS

(TRANS)DIMENSIONALIDADES: UMA POÉTICA RELACIONAL ENTRE VIDEODANÇA E CENA

 

 ANA LUIZA ROCHA DA SILVA

Orientadora: INES ALCARAZ MAROCCO

UM BUFÃO BRASILEIRO- POSSÍVEIS CRUZAMENTOS ENTRE A CULTURA DE POVOS INDIGENAS E O UNIVERSO DE BUFÕES.

 

FERNANDA HÜBNER DE CARVALHO LEITE

Orientadora: SUZANE WEBER DA SILVA

SUL EM CONTATO: UM FESTIVAL DE CONTATO IMPROVISAÇÃO E SEU RASTRO NA FORMAÇÃO DE CORPOS DANÇANTES

 

GUILHERME CONRAD

Orientadora: INES ALCARAZ MAROCCO

DO FÍSICO AO PSICOFÍSICO: A TRANSCENDÊNCIA DA TÉCNICA NO TREINAMENTO DO ATORG

 

JESSICA BITTENCOURT BARRETO

Orientadora: MARTA ISAACSSON DE SOUZA E SILVA

SELFIE: PROCESSOS HIBRIDOS DE CRIAÇÃO PARA A REPRESENTAÇÃO DE CORPO- ESPETACULAR

 

JULIANA DE FREITAS KERSTING

Orientadora: SILVIA PATRICIA FAGUNDES

EM BUSCA DE UM TERRITÓRIO POÉTICO.

 

LEANDRO ALVES DA SILVA

Orientador: CLOVIS DIAS MASSA

DISFORME E SEM FRONTEIRAS – HIBRIDISMO, LIMIARIDADE E TRANSVERSALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA CENA NO TEATRO DE ANIMAÇÃO CONTEMPORÂNEA.

 

LETÍCIA SCHWARTZ

Orientador: CLOVIS DIAS MASSA

A AUDIODESCRIÇÃO COMO PRISMA: UMA PROVOCAÇÃO  AO IMAGINÁRIO DO ESPECTADOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

 

MANOEL  GILDO ALVES NETO

Orientadora: SUZANE WEBER DA SILVA

MEMORIAL DA DANÇA AFRO-BRASILEIRA DO RIO GRANDE DO SUL: OBSERVATÓRIO/AQUILOMBAMENTO DA DANÇA NEGRA GAÚCHA.

 

MANUELA DA FONSECA MIRANDA

Orientadora: SILVIA BALESTRERI NUNES (28/08/2018 À 22/05/2018)

Orientadora: CELINA NUNES DE ALCANTARA

PASSINHO: DA APRENDISAGEM À PRÁTICA EM UM ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL

 

MÁRCIA TERESINHA METZ

Orientadora: SILVIA BALESTRERI NUNES

O CORPO REAL E O CORPO IDEALIZADO NA CENA CONTEMPORÂNEA.

 

PAULA NUNES LAGES

Orientador: CLOVIS DIAS MASSA

IMPACTOS DO PROGRAMA DESCENTALIZAÇÃO DA CULTURA NO CENÁRIO ARTÍSTICO TEATRAL PORTO-ALEGRENSE

 

PAULO ROBERTO FARIAS

Orientadora: MIRNA SPRITZER

MORREDEIRO: A CORPORALIDADE PERTUBADORA NUMA CRIAÇÃO CÊNICA DE HORROR

 

SANDINO RAFAEL DA SILVA DA ROSA

Orientadora: SILVIA PATRICIA FAGUNDES

COMO RESISTIR A LOS CABALLOS: PROCEDIMENTOS PARA UMA PERFORMANCE CONTRA  REPRESSÃO NO ARTISTA LATINO AMERICANO.

 

VERÔNICA MARIA PROKOPP DE OLIVEIRA

Orientadora: MONICA FAGUNDES DANTAS

TECITURAS DE DANÇA: UM CRUZAMENTO ENTRE O REGISTRO FOTOGRÁFICO DE CLAUDIO ETGES E A DANÇA MODERNA/CONTEMPORÂNEA EM PORTO ALEGRE-RS

 

 

2016

 

ALEXANDRE BORIN ANTUNES

Orientadora: INÊS ALCARAZ MAROCCO

MÁSCARA EXPRESSIVA: ANÁLISE DO PROCESSO CRIATIVO DO ATOR NA CENA TEATRAL DE RUA

 

ANDERSON BELOTTO

Orientadora: PATRÍCIA FAGUNDES

EM BUSCA DE UM TEATRO POP

REMONTAGEM: CAMINHOS DE UMA DIREÇÃO DANÇANTE

 

CAMILA BEATRIZ NARDELLI

Orientador: WALTER LIMA TORRES NETO 

O ESPECTADOR ATIVO: REFLEXÕES SOBRE O TEATRO ÉPICO E O TEATRO FUTURISTA

 

CARINA ZATTI CORÁ

Orientador: CLÓVIS DIAS MASSA

DA HISTÓRIA ORAL À DRAMATURGIA: MEMÓRIAS DE MULHERES IMIGRANTES NO BRASIL

 

CRISTIANO LAERTON GOLDSCHMIDT

Orientadora: VERA LÚCIA BERTONI DOS SANTOS

A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA DE OLGA REVERBEL: UM PERCURSO BIOGRÁFICO

 

DANIEL SILVA AIRES

Orientadora: MÔNICA FAGUNDES DANTAS

ACERVO DIGITAL DA MEMÓRIA DA DANÇA NA PLATAFORMA YOUTUBE: O TEMPO PASSADO-PRESENTE NA ERA DA CITAÇÃO

 

DIEGO LUIZ NARDI

Orientadora: PATRÍCIA FAGUNDES

REMONTAGEM: AUTOBIOGRAFIA E TEATRO QUEER

 

FELLIPE SANTOS RESENDE

Orientadora: SUZANE WEBER

“ENROLA UM, DOIS, TRÊS ATÉ A CINTURA…”: UMA ABORDAGEM TÉCNICA DA DANÇA CONTEMPORÂNEA DE EVA SCHUL

 

JOSÉ GUILHERME MARCON

Orientadora: PATRÍCIA FAGUNDES

PROCESSOS DE ESTAR PRESENTE E ESCUTAR O OUTRO: DA EXAUSTÃO À MICRO-EXPRESSÃO

 

LUZIANA CAVALLI DE OLIVEIRA

Orientadora: SUZANE WEBER

TRAJETÓRIA E POÉTICA AFRO-BRASILEIRA NA CENA

A CRIAÇÃO E O FAZER EM DANÇA DE RAIMUNDO BISPO DOS SANTOS (MESTRE KING)

 

MARCELO MERTINS

Orientadora: INÊS ALCARAZ MAROCCO

CONSTRUÇÃO DA DRAMATURGIA EM CENA: O ATOR E O CASTELO DE CARTAS

 

MARCO AURÉLIO JULIO RODRIGUES

Orientadora: MÔNICA FAGUNDES DANTAS

DANÇAS URBASNAS E POSSÍVEIS MESTIÇAGENS

 

MARIANA PINTO VIEIRA VELLINHO

Orientadora: VERA LÚCIA BERTONI DOS SANTOS

MEMÓRIA COMO TATUAGEM: RESSIGNIFICAÇÕES DO 'EU' NA PRÁTICA CÊNICA EM SALA DE AULA

 

NICOLE NUNES DA CRUZ

Orientadora: SILVIA BALESTRERI NUNES

CENOPOESIA E HOTEL DA LOUCURA: UMA POSSIBILIDADE ARTÍSTICA DE DESCONSTRUÇÃO MANICOMIAL. 

 

PATRÍCIA ÁVILA RAGAZZON

Orientador: JOÃO PEDRO ALCÂNTARA GIL

 PARA ALÉM DE NOSSAS DIFERENÇAS: POSSIBILIDADES POÉTICAS NA CENA COM DEFICIENTES INTELECTUAIS 

 

SUELLEN ARAÚJO DE BRITO

Orientadora: INÊS ALCARAZ MAROCCO

RITOS DE PASSAGEM

UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA NO PROCESSO CRIATIVO DO ATOR