Professores colaboradores

  •  Ana Luiza Carvalho da Rocha

    Ana Luiza Carvalho da Rocha

    Doutora, Université Paris V, França, 1994.

    Área de atuação: antropologia urbana, da imagem, memória coletiva, sociabilidades, cotidiano, crise, meio ambiente, tempo/espaço e sociedades complexas.

    Possui graduação em Ciências Sociais (1978) e mestrado em Antropologia Social (1985) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado pela Universidade de Paris V (1994). Realizou pós-doutorado na Universidade Paris VII (2002). Antropóloga pesquisadora do Laboratório Antropologia Social da UFRGS. É pesquisadora e coordenadora do Biev e pesquisadora do Nupecs. Pesquisadora do CNPq. Autora de artigos científicos, coletâneas, vídeos e documentários na área de antropologia visual, metodologia antropológica, antropologia urbana.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5633849867865936

    E-mail: miriabilis@gmail.com

  • Maria Elizabeth Lucas

    Maria Elizabeth Lucas

    Doutora, University of Texas, Austin, Estados Unidos, 1990.

    Área de atuação: etnomusicologia, antropologia da música, performance.

    Orienta no mestrado e doutorado.

    Bacharel em Música e História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Musicologia pela Eastman School of Music – University of Rochester, EUA e doutora em Etnomusicologia pela University of Texas. Realizou pós-doutorados na University of Indiana-Bloomington (1995) e na University of California, Los Angeles – UCLA (2002). Atua na pesquisa e na docência em áreas temáticas da antropologia da música e da performance, com foco em etnografias musicais, etnografias de eventos, formas e objetos sonoro-performáticos, novas tecnologias e patrimônio imaterial. Coordena desde 1992 o Grupo de Estudos Musicais (GEM/UFRGS), coletivo interdisciplinar de formação acadêmica e atuação em projetos de pesquisa e extensão, integrado por estudantes bolsistas de graduação e de pós-graduação em Música e em Antropologia Social da UFRGS.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/7325596286251717

    E-mail: lizabet2008@gmail.com

  • Maria Eunice de Souza Maciel

    Maria Eunice de Souza Maciel

    Doutora, Université Paris V, França, 1994.

    Área de atuação: cultura e identidade no Brasil, estilo de vida, antropologia da alimentação.

    Orienta no mestrado e doutorado.

    Possui graduação em Ciências Sociais (1977), especialização em História do Rio Grande do Sul (1979) e mestrado em Antropologia Social (1984) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2006 realizou um estágio de pós-doutorado com Margarita Xanthakou (CNRS/LAS, Laboratoire de Anthropologie Sociale) sobre Narrativas. Sua linha de pesquisa é sobre maneiras de viver – modos e estilos de vida, atualmente com ênfase nos estudos sobre a alimentação, humana enfocando-a a partir da antropologia. Também aborda o vestir e o habitar dentro desta perspectiva. Atua, principalmente, nos seguintes temas: identidade, imaginário e representações sociais; cultura(s) popular(es) e patrimônio na sociedade contemporânea.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2937021383580285

    E-mail: mariaeunicemaciel@gmail.com

  • Maria Paula Prates

    Maria Paula Prates

    Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, 2013.

    Área de atuação: etnologia Indígena, antropologia do corpo e da saúde.

    Orienta no mestrado.

    Maria Paula é antropóloga e ao longo de seus estudos etnográficos trabalhou com coletivos indígenas guarani mbyá do sul do Brasil. Cursou mestrado e doutorado na UFRGS, sendo que parte de sua formação ocorreu na EHESS, França. Atualmente é Professora Adjunta de Antropologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Pesquisadora Associada do Centre for Maternal and Child Health Research da City, University of London. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Alteridades. Nos últimos anos, coordenou pesquisa sobre medicalização do parto entre indígenas mulheres no Brasil, com financiamento CNPq; sobre políticas de saúde de atendimento de parto voltadas para mulheres imigrantes no Reino Unido, com financiamento Newton Fund/ British Academy; e, no momento, coordena pesquisa sobre Povos Indígenas e Covid-19, a qual conta com financiamento MRC/UKRI. Entre seus interesses de estudo estão corporalidades, noções de pessoa, estados afetivos e cuidado entre indígenas mulheres. Também tem interesse por temas relacionados ao parto e concepções de nascimento, de modo geral, e sobre a interseção e inflexões entre antropologia, saúde pública e global health.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1741949406504446

    E-mail: mariapm@ufcspa.edu.br

  • Paula Sandrine Machado

    Paula Sandrine Machado

    Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, 2008.

    Área de atuação: antropologia do corpo e da saúde, relações de gênero, sexualidade, antropologia da ciência.

    Orienta no mestrado e doutorado.

    Possui graduação em Psicologia (2000), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2005/06 realizou estágio de doutorado no Centre de Recherche Médecine, Sciences, Santé et Société (CERMES), Villejuif, França. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Integra o Núcleo de Pesquisas em Antropologia do Corpo e da Saúde (Nupacs – PPGAS, UFRGS) e o Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (Nupsex – PPGPSI, UFRGS). Tem experiência na área de antropologia do corpo e da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, intersexualidade, gênero e ciência.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4113327441291226

    E-mail: machadops@gmail.com

  • Vítor Queiroz

    Vítor Queiroz

    Doutor, Universidade Estadual de Campinas, Brasil, 2017

    Área de atuação: antropologia da religião, antropologia da arte, etnicidade e identidade, antropologia histórica e teoria antropológica

    Orienta no mestrado.

    Graduado em História (2006), mestre em História Social da Cultura (2011) e doutor em Antropologia (2017) pela Universidade Estadual de Campinas. Integra o Núcleo de Estudos da Religião (NER) e o Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT). Autor do livro “Dorival Caymmi: a pedra que ronca no meio do mar” (2019). Dedica-se, através do cruzamento interdisciplinar entre História e Antropologia, ao estudo dos cultos afro-diaspóricos; da arte, em especial da música e da produção audiovisual; do patrimônio, memória e território; das questões étnico-raciais; da imaginação, percepção e modos do conhecimento (epistemologia e ontologia).

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/7474919292829674

    E-mail: queiroz.avila@ufrgs.br

Professores

Limpar Filtros