Login

 

Pos-doctorandos

2020

 

João Daniel Dorneles Ramos

Doutor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS., Brasil, 2015.

Área de atuação: Antropologia, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Antropologia Rural..

Possui Graduação em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Pelotas/RS (2008), Mestrado em Sociologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e Doutorado em Antropologia Social, também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Realizou Estágio Sanduíche no exterior (2014), junto ao Laboratoire dAnthropologie Sociale (LAS), da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França, com supervisão de Philippe Descola. Atualmente, é Pós-Doutorando em Antropologia Social (PPGAS), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Pesquisador junto ao Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT), desempenhando docência e pesquisas nesta Universidade. Entre 2010 e 2015, foi Tutor à distância do Curso PLAGEDER - Bacharelado em Desenvolvimento Rural, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, entre 2015 e 2017, foi Professor Conteudista neste Curso. Foi Professor Substituto de Sociologia, junto ao Departamento de Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas (2015-2017). Atuou como Antropólogo, em um Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) de Territórios Quilombolas (01/2016 - 08/2017). É integrante, desde fevereiro de 2018, do Grupo de Pesquisa "Gênero, Juventude e Cartografias da Diferença", junto à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, campus Pato Branco), atuando como pesquisador na linha de "cartografias da diferença". Tem experiência e interesses de pesquisa e atuação nas áreas de Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Religiões de Matriz Africana, Comunidades Quilombolas, Etnologia Indígena, Sociologia, Desenvolvimento Rural e Educação do Campo.

Bolsa: Capes/PNPD – 06/04/2017 a 30/03/2022

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Luísa Maria Silva Dantas

Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS., Brasil, 2016.

Área de atuação: Antropologia Social; Relações étnico-raciais; Parentesco; Gênero; Desigualdades Sociais.

Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação de Cornelia Eckert. Realizou estágio-sanduíche na Université Lille 1 (Clersé), supervisionado por François-Xavier Devetter. É mestre com distinção em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a orientação de Claudia Fonseca e bacharel e licenciada em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Pará e orientação de Maria Angelica Motta-Maués. Atuando continuamente com pesquisas de campo socioantropológicas, quali e quantitativas, principalmente nas linhas de pesquisa: Direitos Humanos, Cidadania e Política; e Urbanização, Sociedade e Cultura no Brasil. Nos seguintes temas: Trabalho Doméstico Remunerado e/ou Realizado na Casa de Terceiros; Análise de programas e políticas públicas voltadas para jovens e crianças (Apadrinhamento Afetivo); Mecanismos de sustentabilidade e rentabilidade de mulheres quilombolas; Relação de populações amazônicas com recursos hídricos e seus efeitos na gestão estatal. Nas áreas de antropologia da família e parentesco, antropologia das relações étnico-raciais brasileira; antropologia do gênero; antropologia do trabalho e antropologia urbana. Recentemente atuou como professora substituta de sociologia no Instituto Federal Sul Riograndense - Charqueadas, onde realizou prática docente nos níveis médio/técnico, formação de jovens e adultos e no ensino superior.

 

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Marcos Castro Carvalho

Doutor, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil, 2015.

Área de atuação: Antropologia da Ciência e da Tecnologia; Antropologia do Corpo e da Saúde; Imagem e Visualidades; Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos.

Bacharel em Ciências Social pela Universidade Federal de São Carlos (2008), mestre em Saúde Coletiva (subárea Ciências Humanas e Saúde) pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Realizou pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (2017-2019) e atualmente é pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza pesquisas em temáticas envolvendo corpo, ciência, tecnologia e saúde, e atualmente desenvolve pesquisas envolvendo tecnologias de imageamento corporal. É pesquisador vinculado ao grupos de pesquisa Ciências na Vida (PPGAS/UFRGS) e Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura (GRUPESSC/UFPB), pesquisador colaborador do grupo Família, Emoções, Gênero e Sexualidade (FEGS/UFJF) e pesquisador associado ao Centro Latino-Americano de Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ).

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Valéria Aydos Rosário

Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS., Brasil, 2017.

Área de atuação: Antropologia Social.

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação da Dra. Patrice Schuch e com estágio sanduíche no King's College London, sob supervisão do prof. Dr. Nikolas Rose. Mestre em Antropologia Social e Bacharel em Ciências Sociais, também pela UFRGS. Atualmente é pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia da Cidadania (NACI) e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, atuando também como professora de Antropologia em vários cursos desta universidade. Tem como área de pesquisa os estudos antropológicos sobre Cidadania, Políticas Públicas e Deficiência, buscando perceber as relações entre os modos de governo, a cultura e as subjetividades que se constituem nas dinâmicas dos processos de inclusão social das pessoas com autismo no mercado de trabalho. Atualmente, além de atuar nos Comitês de Deficiência e Acessibilidade da ANPOCS da ABA e do PPGAS-UFRGS, tem voltado suas pesquisas sobre as interseccionalidades entre autismo, gênero e classe social, principalmente no que se refere à produção dos processos diagnósticos e das identidades das pessoas situadas no espectro.   

Bolsa: Capes/PNPD – 20/03/2018 a 28/02/2023

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Vitor Simonis Richter

Doutor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS., Brasil, 2016.

Área de atuação: Antropologia do direito, Antropologia da Ciência, Antropologia do Estado.

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), mestre (2012) e doutor (2016) em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS) com estágio sanduíche no programa de antropologia da University of Pennsylvania (UPenn). Em 2018 iniciou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS). Realiza pesquisas nas áreas de: antropologia do direito, da ciência e do Estado e vem desenvolvendo pesquisa sobre tecnologias de identificação no Brasil. É pesquisador vinculado ao Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACi/PPGAS-UFRGS) e ao grupo de pesquisa Ciências na Vida (PPGAS/UFRGS).

Bolsa: Capes/PNPD – 01/12/2018 a 30/11/2023

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

2019

 

Fernanda Cruz Rifiotis

Doutora, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC., Brasil, 2014.

Área de atuação: Antropologia, Estado e Políticas Públicas, Modos de Subjetivação, Micropolítica e Movimentos Contemporâneos, Direitos Humanos, Cidadania e Política.

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (bolsa Jacques Gutwirth - PNPD Capes). Entre dezembro 2015 e maio de 2017, realizou pós-doutorado no Institut de Recherche Interdisciplinaire Sur Les Enjeux Sociaux (Sciences Sociales, Politique Santé) - IRIS - da École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS (bolsa Capes), onde também realizou estágio de doutorado (bolsa Capes). Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (bolsa CNPq). Mestre em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (bolsa Capes). Bacharel em Comunicação Social Habilitação Jornalismo (Unisinos). Pesquisadora do Núcleo de Antropologia e Cidadania (Naci-UFRGS), do TRANSES (Núcleo de Antropologia do Contemporâneo PPGAS/UFSC), do INCT Instituto Brasil Plural (IBP) e da Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina (Rede AMLAT). Defendeu em março de 2014 a tese intitulada Jovens em devir: invenção de novas possibilidades de vida para além da institucionalização. Principais áreas de interesse são em Antropologia Urbana e Antropologia do Contemporâneo, atuando nos seguintes temas: infância e juventude, modos de subjetivação, estado e políticas públicas, família e parentesco e maternidade e migração internacional de crianças.

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

2018

 

Marcelo Tadvald

Doutor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, 2013.

Área de atuação: antropologia da religião, política e direitos humanos.

Possui graduação em Ciências Sociais (2003), mestrado em Antropologia Social (2006) e doutorado em Antropologia Social (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é bolsista de pós-doutorado pela Capes (PNPD), desenvolvendo o projeto de pesquisa acerca da imbricação entre os campos religioso e político no Brasil. É pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Religião (NER/UFRGS).

Bolsa: Capes/PNPD – 01/12/2013 a 30/11/2018

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

2017

 

Gustavo Ruiz Chiesa

Doutor, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, 2015.

Área de atuação: Assuntos que abordam a interface entre ciências, religiosidades e práticas terapêuticas.

É doutor em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Religião (NER/UFRGS). Investiga assuntos que abordam a interface entre ciências, religiosidades e práticas terapêuticas. Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado (PDJ/CNPq) sobre os usos, apropriações e repercussões da categoria "espiritualidade" no ensino e no ambiente médico na cidade de Porto Alegre.

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Nadège Mézié

Doutora, Universidade Paris Descartes, França, 2011.

Área de atuação: Antropologia da religião e antropologia da violência.

Possui graduação em Sociologia e em Antropologia (2002), mestrado em Antropologia (2004) e doutorado em Antropologia (2011) pela Universidade Paris Descartes (França). Foi professora visitante da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Brasil). Atualmente é bolsista de pós-doutorado pela Capes (PNPD), desenvolvendo o projeto de pesquisa : « Topographies expérientielles et signifiantes de la dévotion. Une ethnographie des corps, des lieux et de la prière (Brésil) ». É pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos da Religião (NER/UFRGS) e do Grupo de Pesquisa SobreNaturezas.

Bolsa: Capes/PNPD - Jacques Gutwirth – 01/01/2015 a 30/09/2017

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Pablo Quintero

Doutor, Universidad de Buenos Aires, Argentina, 2013.

Área de atuação: Etnologia indígena, antropologia econômica, antropologia do desenvolvimento, antropologia rural, estudos descoloniais.

Orienta no mestrado e doutorado.

Graduação em Antropologia pela Universidad Central de Venezuela (2004), Mestrado em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (2008) e Doutorado em Antropologia pela Universidad de Buenos Aires (2013). Foi professor de graduação y pós-graduação da Universidad Bolivariana de Venezuela e da Universidad de Buenos Aires, e professor visitante da Universidad Nacional de Misiones (Argentina), da Universidad Pública de El Alto (Bolívia), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e da Universidad Andina Simón Bolívar (Equador). Atualmente é bolsista de pós-doutorado CAPES/PNPD na UFRGS, desenvolvendo o projeto de pesquisa: “Entre Bien Vivir e Nhanderek: Uma exploração comparativa sobre as concepções do Bem Viver entre os Omaguaca do Noroeste da Argentina e os Mbyá Guarani do Sul do Brasil”.

Bolsa: Capes/PNPD - Jacques Gutwirth – 01/01/2015 a 28/02/2017

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Ricardo Verdum

Doutor, Universidade de Brasília/UnB, Brasil, 2006.

Área de atuação: Antropologia do Desenvolvimento.

Doutor em Antropologia Social da América Latina e Caribe pelo Centro de Pesquisa e Pós Graduação sobre as Américas (Ceppac/UnB, 2006); mestre em Antropologia Social (PPGAS, UnB, 1996) e graduado bacharel em Ciências Sociais na mesma instituição (1989). Realizou estágio pós-doutoral no PPGAS/UFSC (04/2014 - 02/2017) e no PPGAS/UFRGS (04/2017 - 02/2018). Suas áreas de interesse e atuação são: políticas públicas; povos indígenas; direitos políticos e autodeterminação; gestão territorial e ambiental. Experiência de docência na UFRGS, UFSC, Flacso-Brasil e UnB; e em cursos de formação em políticas públicas com lideranças indígenas e quilombolas no país. Livros e artigos publicados em livros, revistas, boletins e jornais no país e no exterior. É pesquisador associado ao Laepi (UnB), Nepi (UFSC), GPAJU (UFSC) e Laced (Museu Nacional/UFRJ); revisor ad doc de revistas nacionais e internacionais de Ciências Sociais e Humanas; com trabalhos técnicos realizados para FAO, ICCO, PNUD, Unesco e GIZ. Integrante da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Rede Latino-Americana de Antropologia Jurídica (RELAJU) e o Grupo Pluralismo Jurídico na América Latina (PRUJULA).

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

2016

 

Janaina Campos Lobo

Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, 2015.

Área de atuação: Antropologia do desenvolvimento, direitos humanos etnicidade e políticas identitárias.

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACi - UFRGS). Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário junto ao INCRA/RS, lotada no setor de regularização de territórios quilombolas. Atua, principalmente, nos seguintes temas: relações étnicas, territorialidade, comunidades afrodescendentes na América Latina, direitos humanos, etnodesenvolvimento e meio ambiente. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sobre refugiados e processos de desterritorialização

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Juliana Lopes de Macedo

Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, 2012.

Área de atuação: antropologia do corpo e da saúde.

Possui graduação em Ciências Sociais (2005), mestrado em Antropologia Social (2008) e doutorado em Antropologia Social (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é bolsista de pós-doutorado pela Capes (PNPD), desenvolvendo o projeto de pesquisa sobre a operacionalização das concepções de estigma e risco frente a demanda pelo teste rápido de HIV na cidade de Porto Alegre/RS. É pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia do Corpo e da Saúde (Nupacs/UFRGS).

Bolsa: Capes/PNPD – 01/12/2013 a 29/02/2016

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Mauricio Caviedes

Doutor, Universidad Nacional de Colômbia, Colômbia, 2011.

Área de atuação: Movimentos sociais indígenas, educação indígena, indentidades étnicas e de gênero.

É doutor em História pelo programa de pósgraduação em História da Universidad Nacional de Colombia, Bogotá. Pesquisador associado ao IT – Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT/UFGRS). Investiga sobre a história das lutas pelos direitos dos povos indígenas. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre as consequências da educação escolarizada no processo de construção das identidades indígenas e de gênero entre crianças indígenas na região do Amazonas, na fronteira entre a Colômbia e o Brasil.

Currículo Lattes | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Agenda

Último mes Junio 2020 Mes siguiente
D L M X J V S
week 23 1 2 3 4 5 6
week 24 7 8 9 10 11 12 13
week 25 14 15 16 17 18 19 20
week 26 21 22 23 24 25 26 27
week 27 28 29 30