Outras Publicações

Através do Comitê Editorial e seus colaboradores, o PPGAV apoia projetos e ações vinculadas ao incremento da difusão da produção intelectual do Instituto de Artes ou a ele associada, aproximando esforços de pós-graduação, graduação, pesquisa e extensão universitárias.


Disponibilização e divulgação de publicações apoiadas pelo PPGAV

2021

BARACHINI, T. (org.). Topoéticas (catálogo). Porto Alegre: UFRGS, 2021. (PDF-Clique aqui)

2020

BARACHINI, Tetê (org.). E-transmutáveis (Catálogo). Porto Alegre : UFRGS, 2020. (PDF- link aqui)

BARACHINI, Tetê (org.). Diástases urbanas (catálogo). Porto Alegre: UFRGS, 2020 (PDF – link aqui)

SALVATORI, Maristela; KERN, Daniela (org.) Pulsações e desdobramentos: vozes femininas. Porto Alegre: Marcavisual, 2020 (Link aqui)

TEDESCO, Elaine; RABELLO, Lu. Estúdio 88: documentação de videoperformances. Porto Alegre: Ed. Azulejo Arte Impressa, 2020. (PDF aqui)

 


2019

SALVATORI, Maristela (org.) Encontro Internacional Pure Print (Catálogo). Porto Alegre, 2019. ((Link aqui)

SALVATORI, Maristela (org.) Uma vez não conta (Catálogo). Porto Alegre: UFRGS, 2019 – (Link aqui)

 


2018

BARACHINI, T. (org.) Café com Sal (catálogo). Porto Alegre: UFRGS-PPGAV, 2018. (E-book- link aqui)

BARACHINI, T.; COSTA, C. V. A. M.. Cláudio Martins Costa : instantes de permanência.  PORTO ALEGRE: UFRGS – PPGAV, 2018. (E-book- link aqui)

KANAAN,Helena; SALVATORI, Maristela (org.). Experimentações gráficas de Nilza Haertel: recorte de um acervo (catálogo). Porto Alegre, Marcavisual, 2018  (Link aqui)

 


2017

CATTANI, Icleia Borsa; BULHÕES, Maria Amélia (org.). Pela arte contemporânea: desdobramentos de um projeto. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2017 (link aqui)

SALVATORI, Maristela (org.)  Quase um quadrado. (Catálogo). Porto Alegre: Marca Visual, 2017  (Link aqui)

 


2016

SALVATORI, Maristela; SILVEIRA, Paulo (curadorias). Maria Lúcia Cattani: gestos e repetições (catálogo) Porto Alegre, 2016  (Link aqui)

TEDESCO, Elaine; RABELLO, Lu (org.). Maria Lucia Cattani. Vaga-Lume Mostra de Vídeo Experimental (2002-2011). Porto Alegre, 2016 (PDF aqui)

 


1994

BULHÕES, Maria Amélia; KERN, Maria L. B. (org.) Artes plásticas na América Latina contemporânea. Porto Alegre, 1994  (Link aqui)

 

 


Apoio à divulgação científica e à edição de periódicos

O PPGAV/IA/UFRGS mantém cuidada atenção à difusão científica na área de artes e afins, manifestada no apoio direto às associações brasileiras de pesquisa em arte e história da arte, na participação da organização de eventos científicos e na difusão de saberes do campo artístico. Destaca-se também no esforço colaborativo direto a periódicos acadêmicos revisados por pares e com acesso livre (OJS, Open Journal System). Apoia e colabora diretamente com as revistas ModosPhilia e Art Research Journal.

 

Modos: Revista de História da Arte

A Revista MODOS é uma publicação especializada na área de Artes Visuais, especialmente dedicada a publicar textos que envolvam pesquisas voltadas para o campo da Teoria, Crítica e História da Arte. Enfatiza a produção artística, crítica e historiográfica dedicada às artes visuais em suas várias dimensões, dando ênfase aos lugares de exibição, à circulação, às coleções e às narrativas que instituem como percebemos, interpretamos e divulgamos a produção artística e o objeto de arte. MODOS está vinculada a seis programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A revista aceita artigos, traduções, entrevistas e resenhas de tema livre, bem como textos para dossiês temáticos, organizados por pesquisadores convidados pela Comissão Editorial ou pelos Editores. O PPGAV/IA/UFRGS é colaborador de Modos desde a sua concepção, com o primeiro número em 2017. Outras informações: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/mod/about.

 

ARJ – Art Research Journal

A revista ARJ – Art Research Journal/Revista de Pesquisa em Artes é um periódico acadêmico bilíngue, português e inglês (ou outros idiomas ocidentais), arbitrado por pares, a cargo de um consórcio das associações brasileiras de pesquisa e pós-graduação em artes ABRACE (Artes Cênicas), ANDA (Dança), ANPAP (Artes Visuais) e ANPPOM (Música) e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que a hospeda, e apoio gráfico da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Tem o objetivo de socializar resultados da pesquisa em artes para a comunidade artística, acadêmica e científica, divulgar material de referência sobre pesquisa em artes e pesquisa artística para países de língua portuguesa e promover a produção brasileira junto à comunidade acadêmica internacional. Foi concebida a partir dos fóruns de coordenadores dos programas de pós-graduação da área de Artes da CAPES durante o triênio 2007-2009, sendo lançada em 2014. O PPGAV/IA/UFRGS apoia o Comitê Gestor da revista (presidentes das associações) e o Conselho Editorial (pesquisadores), colaborando com a gerência editorial e secretaria deste 2017. Outras informações: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/index.

 

Philia: Filosofia, Literatura & Arte

A revista Philia: Filosofia, Literatura & Arte prioriza a publicação de contribuições acadêmicas capazes de resguardar teoricamente as relações entre os campos da filosofia, da literatura e da arte. A revista dá prioridade às publicações consideradas inéditas, de qualidade acadêmica elevada e cujos autores evidenciem vinculação institucional a programas de pós-graduação e/ou departamentos acadêmicos. São publicadas semestralmente contribuições em português, inglês, francês, alemão e espanhol. A revista publica artigos, resenhas, dossiês temáticos, traduções e ensaios visuais de pesquisadores majoritariamente brasileiros, mas não exclui a possibilidade de publicar contribuições de pesquisadores estrangeiros vinculados a instituições de ensino de outros países. A vinculação do PPGAV/IA/UFRGS com a revista Philia foi estabelecida desde sua criação, em 2018. Outras informações: https://seer.ufrgs.br/philia/about.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
pt_BR