Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi criado em 1991, tendo por objetivo preencher uma lacuna existente na região sul do Brasil quanto à produção de conhecimento acadêmico em Artes Visuais. Com apoio na longa trajetória de cursos de graduação em Artes Plásticas, existentes na própria UFRGS em Porto Alegre e em outras instituições públicas e privadas no estado – e igualmente na existência de um circuito composto por instituições museológicas públicas e privadas, coleções de arte, espaços expositivos, arquivos documentais e galerias –, a proposta inicial do Programa buscou responder com eficácia a demanda de investimentos sistemáticos na pesquisa e formação de agentes habilitados a desenvolver a profissionalização do campo e impulsionar a produção e reflexão na área.

Neste cenário, e no quadro geral do fortalecimento da pós-graduação na universidade brasileira, o curso de Mestrado do PPGAV/UFRGS surgiu voltado diretamente para o fortalecimento da massa crítica tanto na área de história, teoria e crítica da arte, quanto na investigação realizada pelos artistas a partir de seus processos de criação, enfatizando a necessária articulação entre teoria e prática. Em 1998, como decorrência do amadurecimento dessa primeira etapa e contando com um razoável grupo de mestres já inseridos no campo artístico e nos quadros de magistério de terceiro grau, implantou-se o curso de Doutorado.

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS organiza-se em duas Áreas de Concentração:  Poéticas Visuais (PV) e História, Teoria e Crítica (HTC).

A área de concentração em Poéticas  Visuais (PV), reúne pesquisas desenvolvidas por artistas nas mais variadas linguagens e técnicas vigentes na contemporaneidade: pintura, desenho, escultura, objeto, gravura, instalação, fotografia, vídeo, performance etc., sempre articulando o processo artístico à reflexão e à produção textual. A área de concentração em Poéticas  Visuais (PV), divide-se em três linhas de pesquisa: Desdobramento da imagem, Linguagens e contextos de criação e Poéticas de processos híbridos.

A área de concentração em História, Teoria e Crítica de Arte (HTC) dedica-se aos estudos nestas esferas do conhecimento, possibilitando a formação de professores pesquisadores, historiadores da arte, teóricos, críticos, curadores e produtores culturais. A área de concentração em História, Teoria e Crítica de Arte (HTC) divide-se em três linhas de pesquisa:  História e teoria dos processos artísticos, Relações sistêmicas da arte e Imagens, culturas e memória. 


 

O PPGAV/UFRGS realiza processo seletivo anual para ingresso de mestrandos e bienal para doutorandos.


Auferiu nota cinco na Avaliação Quadrienal 2017 da CAPES.


Objetivos 

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS) delimita seus objetivos buscando atender aos seguintes itens:

  • Desenvolver a pesquisa, estimulando reflexões capazes de contribuir efetivamente na prática e análise das artes visuais;
  • Configurar um pólo de produção e difusão de reflexões no campo do pensamento;
  • Formar profissionais capazes de:
  • Interferir no processo de desenvolvimento da área, contribuindo para o crescimento artístico da região e do país;
  • Atuar como professores qualificados para o ensino de artes plásticas, principalmente no nível universitário.

 

Coordenação Gestão (2019-2021):

Prof. Dr. Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira – Coordenador
Profa. Dra. Teresinha Barachini – Coordenadora Substituta

Secretaria:

Patrícia Pinto – Assistente Administrativa

Maiara Elisa Strobelt (bolsista PROPG – Desenvolvimento Institucional)

Thiago Martins Jansen Muller (bolsista PROPG – Desenvolvimento Institucional)

          Vitoria Caroline Nunes Da Silva (bolsista PROPG – Desenvolvimento Institucional)

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR