DISCIPLINAS 2020/01

Segue abaixo a planilha com informações sobre as disciplinas a serem oferecidas em 2020/01. O documento será atualizado com os números de salas e datas, as quais estão a ser definidas até o início das aulas.

ATENÇÃO: tabela atualizada com mais uma disciplina com turma aberta.

Alunos especiais podem solicitar a matrícula pelo e-mail cpgban@ufrgs.br até uma semana antes do início das aulas de cada disciplina. Para tal, acesse a aba Documentos/Alunos especiais e envie por e-mail a documentação completa solicitada.

Alunos regulares poderão se matricular pelo Portal do Aluno durante o período de 02 a 13 de março, ou também podem solicitar a matrícula por e-mail, caso percam o prazo de matrícula pelo Portal. Lembramos que todos os alunos regulares devem se matricular em tese/dissertação.

Publicação do Livro: CRAYFISH: EVOLUTION, HABITAT AND CONSERVATION STRATEGIES

Crayfish 978-1-53616-941-6

Este livro traz importantes revisões de alguns aspectos da diversidade, características biológicas, evolução, características do habitat, comportamento e estratégias de conservação de lagostins de água doce, incluindo espécies nativas, especialmente endêmicas da América do Sul, Nova Guiné e América do Norte e espécies invasoras. O livro conta como editor, o pós-doutorando Dr. Felipe B. Ribeiro, o qual também é autor de dois capítulos. O livro traz ainda a participação de ex-alunas do PPGBAN, as Doutoras Tainã Loureiro e Kelly Gomes e do aluno de mestrado Augusto Huber.

https://novapublishers.com/shop/crayfish-evolution-habitat-and-conservation-strategies/

Referência: RIBEIRO, F. B. 2020. Crayfish: Evolution, Habitat and Conservation Strategies. 1. ed. New York: Nova Science Publishers, 263p .

Horários de expediente da secretaria na próxima semana

Atenção: na próxima quarta-feira, após o carnaval, dia 26 de fevereiro, o expediente administrativo da UFRGS será das 14h às 18h.

Nos dias 24 e 25 não haverá expediente, e nos dias 27 e 28, seguimos com o expediente pela manhã, das 7:30 às 13:30.

A partir de 02 de março, voltaremos ao horário regular, das 8:30 às 17:30.

Bichos da semana

Neste semana recebemos contribuições das discentes Adriana Arias e Natália Vargas para a iniciativa Bicho da Semana.

Natália Vargas nos enviou a foto do sapinho-de-barriga-vermelha da espécie Melanophryniscus pachyrhynus realizando um comportamento chamado “unken reflex”. A foto abaixo, tirada pela discente, será uma das novas imagens a aparecerem no layout do site de agora em diante:

Adriana Arias contribuiu com uma breve descrição do animal objeto de sua pesquisa, o morcego da espécie Noctilio leporinus, e com algumas imagens, dentre as quais escolhemos uma para também aparecer na capa do site.

Segue a descrição enviada por Adriana Arias: “Noctilio leporinus é uma das poucas espécies de morcegos pescadores no mundo. Utiliza a ecolocalização como principal sistema sensorial para a detecção e captura das presas. Apresenta uma ampla distribuição geográfica, desde o sul do México até o norte da Argentina, ocorrendo em diversas condições locais e regionais de temperatura e umidade. Já que o clima impõe uma pressão evolutiva nos chamados de ecolocalização devido a atenuação atmosférica do som, nos perguntamos, existe variação acústica entre as diversas populações ao longo de sua distribuição geográfica? Para responder, testaremos  a hipótese de condução sensorial utilizando chamados de ecolocalização de morcegos pescadores de Norte, Centro e Sul America. Os resultados ajudarão na compreensão de como os morcegos adaptam seu comportamento de ecolocalização às condições climáticas locais e como o clima pode afetar a evolução da variação geográfica acústica.”

Adriana Arias também enviou um link de um o vídeo no qual é possível ver o morcego pescando: https://youtu.be/UTd_anMk9uw.

Agradecemos pelas contribuições e aguardamos mais imagens e informações sobre os animais das suas pesquisas. Lembramos que, para que a imagem possa ir para a capa do site, precisamos que seja de alta qualidade e tenha no mínimo 900x500px.

Novo artigo publicado por cientistas do PPGBAN

Os cientistas do Laboratório de Carcinologia do Depto. de Zoologia da UFRGS e vinculados ao PPG Biologia Animal, Dr. Felipe Ribeiro (PNPD) e Amanda Horch (mestranda), em parceria com o Dr. Jason Williams da Hofstra University (Estados Unidos), publicaram um novo artigo na revista Journal of Natural History. Tal publicação é referente à taxonomia de um grupo ainda pouco estudado no Brasil, os isópodos parasitas. O trabalho traz novas informações taxonômicas sobre duas espécies desse grupo, com novas ilustrações, registros de ocorrência e registros de novos hospedeiros.

https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00222933.2019.1704589

Laboratório de Ecologia de Insetos do PPGBAN na ZH

Trabalho realizado pelo Laboratório de Ecologia de Insetos do PPGBAN é divulgado em matéria da Zero Hora: a equipe de Zero Hora acompanhou uma expedição com Helena Piccoli Romanowski, Guilherme Atencio e Diego da Silveira Martins. O trio esteve na Estação Experimental Agronômica da UFRGS, em Eldorado do Sul, em busca da Campoleta.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2020/01/conheca-a-campoleta-borboleta-vulneravel-a-extincao-e-que-so-existe-no-sul-do-brasil-ck5csfvzl00qm01r2xn4zcsbe.html