Introdução à Biologia de Sistemas
Docentes | Diego Bonatto
Súmula
Histórico da biologia de sistemas e de sistemas complexos; Aplicações da Biologia de Sistemas para a compreensão de fenômenos biológicos complexos; Principais ferramentas computacionais associadas à Biologia de Sistemas; Análise de bancos de dados para a prospecção de informações biológicas; Aplicação da Biologia de Sistemas para o estudo de modelos biológicos e construção de modelos evolutivos comparativos.
Fornecer elementos teórico-práticos fundamentais sobre a aplicação de ferramentas de Biologia de Sistemas na análise de redes de interações protéicas em diferentes modelos biológicos; desenvolver a habilidade específica para a análise de possíveis interações bioquímicas associados a mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos.
Objetivos
Fornecer ao aluno de pós-graduação os conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a aplicação de ferramentas de Biologia de Sistemas em diferentes modelos biológicos.
Experiência e Aprendizagem
Os conteúdos introdutórios serão desenvolvidos na forma de aulas expositivas e prática. Os exercícios práticos, visando a aplicação das ferramentas de biologia de sistemas apresentadas, serão realizados pelos alunos com sistemas moleculares conhecidos e/ou de escolha/interesse dos alunos. Para a complementação dos estudos, serão selecionados artigos científicos abrangendo os tópicos vistos no curso visando a construção do conhecimento e o estabelecimento de competências em Biologia de Sistemas.
Avaliação
Apresentação de um artigo científico relacionado ao sistema biológico analisado pelo aluno.
Bibliografia
Buchanan, M.; Caldarelli, G.; De Los Rios, P. & Rao F. 2010. Networks in Cell Biology, 1a Ed., Cambridge University Press, Londres.
Caetano-Anoll’s, G. 2010. Evolutionary Genomics and Systems Biology, Wiley-Blackwell, New Jersey.
Artigos a serem selecionados.