Estresses bióticos e abióticos

Docentes | Rogerio MargisArthur Germano Fett NetoDaniel Pens GelainGiancarlo PasqualiJanette Palma FettMara da Silveira BenfatoMárcia Pinheiro MargisMaria Fatima Grossi de SaFelipe Klein RicachenevskyLuís Fernando Revers

Projetos de Pesquisa

Caracterização do papel das fitocistatinas inibidoras de legumaínas no desenvolvimento vegetal

Docentes |Márcia Pinheiro Margis

Resumo

Este projeto visa estudar as interações entre as proteinases cisteínicas, em particular aquelas da família das legumaínas, e as fitocistatinas que atuam como seus inibidores, com ênfase nas implicações no desenvolvimento vegetal, senescência e morte celular. Como objetivos específicos podem ser enumerados: i)clonagem da fitocistatinas XII de arroz em vetores para transformação de plantas, visando a superexpressão do gene e silenciamento; ii)obter linhagens de plantas silenciadas no gene da fitocistatina XII; iii)obter linhagens de plantas superexpressando a fitocistatina XII; iv)verificar a existência de alterações fenotípicas (morfológicas, de desenvolvimento, reprodutivas) nas plantas OcXII-i e OcXII-s; v)determinar o efetivo silenciamento e superexpressão do transcrito de OcXII na To, F1 e F2 das linhagens de plantas transformadas e efeitos sobre os demais transcritos das 11 fitocistatinas de arroz; vi)analisar o perfil das atividades de proteinases nas linhagens de plantas OcXII-i e OcXII-s, identificar espacial e temporalmente as proteinases com atividade alterada nas plantas transgênicas; vii) através de ensaios de afinidade, identificar quais são as proteinases que interagem com o domínio carboxi-terminal de fitocistatinas de classe II (tipo OcXII); viii)através de ensaios de infecção com geminivirus realizar RNAi e superexpressão de genes de proteinases alvo de OcXII.

Financiamento

Envolvimento de aquaporinas na tolerância ao alumínio em diferentes culturas vegetais

Docentes |

Resumo

Financiamento

Respostas das plantas à deficiência e ao excesso de metais e a estresse por baixa temperatura.

Docentes |Janette Palma Fett

Resumo

Financiamento

Prospecção e validação de moléculas aplicadas ao controle de pragas.

Docentes |Maria Fatima Grossi de Sa

Resumo

Financiamento

Prospecção e validação de novas promotores de plantas.

Docentes |Maria Fatima Grossi de Sa

Resumo

Financiamento

Estudo da Interação planta-patógeno e Perfil de expressão em interações compatíveis e incompatíveis.

Docentes |Maria Fatima Grossi de Sa

Resumo

Financiamento

Caracterização de fatores de transcrição envolvidos na regulação da expressão gênica em resposta às alterações na homeostase redox em arroz (Oryza sativa L.).

Docentes |Márcia Pinheiro Margis

Resumo

Financiamento

Identificação e caracterização dos genes da família de fatores de transcrição EBiologia celularF em arroz (Oryza sativa L.).

Docentes |Márcia Pinheiro Margis

Resumo

Financiamento

Análise funcional dos genes ASR – Aba Stress and Ripening- de arroz (Oryza sativa L.) e suas interações em estresse por alumínio.

Docentes |

Resumo

Financiamento

Proteinases cisteínicas e seus inibores.

Docentes |

Resumo

Financiamento

A caracterização de RNAs não convencionais em plantas: análises de origem, mobilidade e função

Docentes |Márcia Pinheiro MargisRogerio Margis

Resumo

Estudo de RNAs não codificadores presentes em plantas com capacidade de regulação da expressão gênica.
Através de abordagens de sequenciamento de nova geração (NGS) associada a abordagens de bioinformática e de genômica funcional.
As plantas utilizadas neste projeto vão desde o modelo Arabidopsis thaliana até modelos de plantas de interesse econômico como arroz e soja, e plantas nativa dos Neotrópicos, com ênfase especial em Mirtáceas como pitanga, araça e jabuticaba.

Financiamento
FAPERGS e INCT

‹ Voltar para Linhas de Pesquisa